Livraria Cultura

28.5.09

Comportamento nos Estádios

Desde o primeiro semestre na faculdade um tema sempre me instigou: a proxêmica. Era uma coisa que ninguém dava muita bola durante toda a faculdade. No entanto, eu (e minha amiga, Lia Takata, sabe muito bem), já realizei testes pessoais para ver se funciona e realmente, é extraordinário!

A proxêmica consiste na forma como as barreias, objetos etc, são dispostos de forma a alimentar um percurso, um olhar ou qualquer outro tipo de comportamento através de cores, alturas, tamanhos, etc. Alguns exemplos de gente que usa a proxêmica e lucra com isso: Livrarias - a disposição dos livros de lançamento e mais vendidos na porta é atrativa, já a mesa redonda delas (lembro bem de ser assim na Saraiva) faz com que você percorra e chegue a outra estante e isso te faz andar por um bom pedaço da loja mesmo sem ter pensado em comprar um livro antes de passar pela porta. Outro exemplo são os supermercados: os produtos mais caros estão sempre nas alturas dos olhos, os intermediários em cima e os mais baratos embaixo. Os Mc Donald's, as mesas não foram feitas para serem confortáveis, pois a idéia é que você coma e vá embora.

Acho que um estudo nunca foi feito de proxêmica em estádios. Acho que se juntasse um estudo desses com outros métodos de policiamento, o comportamento da torcida poderia ser mais controlado tornando-se um evento mais fácil de se frequentar por famílias inteiras.

Quem quiser dar uma olhada, um artigo meu mais completo foi publicado pela Universidade do Futebol. Ainda vou pesquisar mais sobre o assunto e, conforme forem surgindo novidades, elas serão postadas aqui. Além disso, recomendo o site da Universidade do Futebol, pois lá podem ser encontradas matérias, vídeos, fotos, notícias sobre todas as áreas que estudam o futebol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...