Livraria Cultura

24.6.09

Cidades-sede: Belo Horizonte!

De longe, Belo Horizonte é uma das cidades que mais conseguiu fazer um projeto que atualiza e revitaliza seu estádio sem mudar completamente sua cara. Acho que nesse ponto é um exemplo! Mudanças internas, no entorno, grande valorização através da iluminação, tornou o Mineirão um estádio muito melhor, mas continua sendo, claramente, o Mineirão que todos conhecemos.

Belo Horizonte está na disputa para sediar a abertura dos jogos, junto a São Paulo e Brasília.
Na minha opinião, merece bastante ter a abertura, no entanto, pelo fato de Brasília ser a capital do Brasil e São Paulo, a capital financeira, corre-se o risco de Minas ficar sem essa. Pena porque tem um bom projeto!

Vídeo do Projeto:

Junto ao vídeo acima, há links para vídeos de outros projetos para a Copa que valem a pena serem vistos.


O projeto propõe uma grande esplanada para grande dissipação do público torcedor com um estacionamento abaixo, atendendo às exigências da FIFA através do aproveitamento do desnível do terreno (acima a esquerda). Um exemplo de sucesso nessa escolha é o Allianz-arena, em Munich, Alemanha, que sediou a Copa de 2006, a qual considero exemplo em diversas questões. O novo Mineirão propõe uma cobertura metálica e de membrana de policarbonato que atende a toda a arquibancada sendo que parte dela permite iluminação natural (acima a esquerda).

O projeto é do escritório Gustavo Penna em parceria com a GMP International (responsável pelos projetos da Commerzbank Arena, na Alemanha, foto abaixo a esquerda, e pelo Greenpoint, estádio da Copa do Mundo de 2010, África do Sul, abaixo a direita, e o Moses Mabhida Stadium, em Durban, também para a Copa de 2010 - além de outros projetos esportivos como o Olímpico de Berlim, projetos na China, realmente muito bons).


A proposta visa melhorar a visibilidade e adequação e facilidades para diversos usos, tendência de todos os estádios para que consigam lucrar com outros eventos também para justificar os investimentos e a futura manutenção dessas novas estruturas. Para obter tal resultado, o campo de jogo será rebaixado em 3,5m. No entanto, senti um pouco de falta como esse estádio receberá mais mudanças para aumentar o número de eventos ou quais equipamentos estarão inclusos no complexo, além dos possíveis shows. (Quem souber, favor avisar!) A intervenção inclui melhorias no Mineirinho também, formando um bom trecho de revitalização. Depois dessa intervenção, a vista desse complexo será magnifíca, principalmente da lagoa da pampulha.
Conhecendo alguns projetos do arquiteto Gustavo Penna, posso dizer que ele sabe bastante valorizar uma obra com o trabalho da iluminação (natural E artificial). É um setor que poucos brasileiros tem capacidade de trabalhar, e que poucos vêem a importância de se desenvolver, principalmente porque existem poucos cursos adequados e relevantes nesse setor e porque é uma disciplina pouco abrangida nas faculdades de arquitetura no país. A iluminação geralmente é utilizada na valorização de fachadas, principalmente de bens históricos.
Na questão de transportes, complementos nas linhas de ônibus e metrô podem colaborar com a facilidade de acesso, além de um possível e, sem dúvida, interessantíssimo, atendimento ao pedido de mais ciclovias para a cidade. É um ponto importante a ser trabalhado, pois há um setor da cidade onde esses transportes públicos atendem relativamente bem, outros setores, no entanto, atualmente são deixados um pouco de lado. É nesse ponto que deve-se trabalhar, um melhor atendimento de transportes de massa, não poluentes, que possam abranger a cidade como um todo.
Assim como o projeto do Beira-Rio, esse é um projeto que estudou bastante as necessidades da região, estudou seu entorno e deixou com a característica da região.

A limpeza na fachada, será necessária, obviamente. Essa mesma estrutura de concreto, marcou um período da arquitetura brasileira, e a manutenção dela, como é, é de grande valor para nossa história, sem contar na permissão que essa estrutura regrada e com vãos ritmados, promove uma boa pregnância visual e facilidades para a possível comunicação visual, durante os jogos, e até mesmo depois. O piso em volta do estádio teve um tratamento muito bem feito, destacando acessos. (foto abaixo, do site do Gustavo Penna)


Sobre turismo, o estádio já tem boa história e fica bastante próximo ao lago da Pampulha e a Igreja da Pampulha, incluindo, portanto, o turismo referente à paisagem, arquitetura e arte (salientando Portinari). Belo Horizonte em especial tem outros pontos interessantes a serem visitados, como a Praça do Papa, por exemplo. Um turismo culinário deve ser incentivado mais ainda, através de incentivos a novos projetos, e a uma vida noturna mais agitada, servindo como complemento de melhorias em áreas degradadas. Sem dúvida a cidade lucrará e poderá mostrar o que tem de melhor durante a copa, podendo aumentar mais ainda suas visitações no período pós-copa, além de ganhar um cartão-postal muito mais elegante.

foto do site do Arq. Gustavo Penna
Sinto falta de um projeto que demonstre mais os pontos de um investimento "sustentável", principalmente por propor muitas ampliações de vias, enfim, coisas que parecem mais atrair automóveis, do que solucionar problemas, mas o local onde o Mineirão está inserido pode proporcionar facilmente vários tipos de ações de conscientização, desde já, e, ser, futuramente, exemplo, se houver um projeto criativo/inovador para a região (talvez até museus, atividades, exposições, equipamentos conceituais, entre outros). De repente, um plano de atitutes mais "verdes" pode englobar a Copa em geral, não somente na infra-estrutura.

O Portal da Copa fez uma entrevista com o Gustavo Penna. Quem quiser conferir, clique aqui.

Minas é mais um dos estados que representará muito bem o país, mas que precisa se dedicar mais em benefícios da rede hoteleira, de transporte de massa, em estratégias para incentivar que o turista permaneça mais na cidade (por lazer e principalmente para negócios), na inserção de novos eventos no estádio e no complexo esportivo e de lazer que está sendo "criado" e organização deles ao longo do ano. Além do tema, que não deve ser trabalhado só por ser tema, mas pela pura necessidade que temos em relação aos problemas ambientais.

10 comentários:

  1. Lilian,

    Li que ha alguns projetos pra se aproveitar a energia fotovoltaica nos estadios durante a copa. Os que defendem o projeto alegam que os custos estao caindo em 5% ao ano, o que tornaria o projeto viavel e melhoraria muito a imagem do Brasil. Concordo com eles.

    Em relacao ao projeto do Mineirao e aos outros eu sinto falta de duas coisas:
    1- Piso drenante no entorno do estadio;
    2- Arquibancada inferior removivel pra dar mais espaco pra eventos nao esportivos como shows e congressos.

    Sou mineiro, gosto de BH mas, sobre a abertura, BH nao tem qq chance. Fica entre Sao Paulo e Brasilia.
    Como quem vai escolher e o presidente da CBF e ele e carioca ... acho que vai pra Brasila. Mesmo porque o estadio la leva o nome de um dos grandes jogadores do futebol do Brasil e do mundo: Mane Garrinha.
    E la nao tem os problemas do entorno do estadio.
    Ja imginou uma festa de abertura homenageando este "gigante" do esporte nacional?
    Seria emocionante.

    Acho que BH precisa aumentar o metro, criar um belo Museu de Arte e, porque nao, ser uma das pioneiras no uso do TRAM como transporte publico. Seria interessante um trem regional entre BH e Ouro Preto.
    Sobre a culinaria, acho que e uma chance de internacionalizar a culinaria mineira que e muito boa mas pouco conhecida fora do pais; o que certamente ajudaria a tornar a cachaca e a caipirinha muito mais conhecidas e consumidas.

    Se BH se organizar direitinho podera vir a receber "n" congressos e meetings internacionais, principalmente os de carater mais politicos e cientificos. Os "gringos" com certeza, vao se encantar com a culinaria local.

    ResponderExcluir
  2. Sobre o piso drenante, acho isso válido para qualquer tipo de construção. Não atender o mínimo por lei porq isso é insignificante, mas o máximo possível.
    Quanto à arquibancada removível não sei bem ao certo se concordo. E os congressos, quando me refiro a eles, imaginei que fossem realizados mais sob as arquibancadas, em ambientes preparados para isso e não somente em campo, pelo simples fato de não ser adequado a possíveis palestras e pela proteção do gramado a ser preservado. Quando se tem arquibancadas retráteis, você perde junto ambientes que podem ser preparados para certo usos, portanto ainda não sei se concordo com elas serem retráteis, ainda mais pelo custo.

    Acho que isso da cachaça, caipirinha, pão de queijo e todo o resto da culinária deveria ser bem explorado. De repente até mesmo um museu gastronômico, porque não? acho que é hora de valorizar ser valorizado o que a região tem de melhor. Enfim, acho que deve se particularizar em algo. Esse é o momento.

    Também acho que BH não tem tanta chance, mas também não acho que é por conta de quem escolhe.
    Enfim, esperava que BH tivesse mais chenaces já que com um projeto muito bem preparado.

    Li esse artigo (imagino que o mesmo) sobre a energia fotovoltaica. Acho válida, no entanto, acho que tem que conciliar bem a arquitetura com as placas. A imagem apresentada no site portal da copa, sobre o assunto, e um estudo de como ficaria no maracanã, tornou o projeto horroroso.
    Além disso, vale a pena mas também tem q ser estudado para ser usado de forma harmoniosa com o projeto, não é só jogar placas convencionais na cobertura e pronto. Existem diversos tipos de gerar energia, POUPAR energia, arpoveitar diversos recursos, recolher água de chuva, entre outras coisas que podem ser feitas sem atrapalhar na arquitetura. É isso que é a união da tecnologia com o projeto.

    Obrigada pelo comentário

    ResponderExcluir
  3. Lilian,

    NAo sei se e tarefa dos arquitetos mas, pouco se fala no gramado e nas redes. E geral, muitos campos europeus tem gramado com listras claras e escuras de diferentes tamanhos. Acho que variam de 2,75m a 5,50 metros (2 ou 4 faixas ate a maca do penalti).

    E as redes, algumas sao compostas por hexagonos e outras por quadradinhos.

    Ha algum consenso nestes projetos em relacao a estes aspectos? Os nossos gramados na copa serao listrados com faixas clara e escura tambem?

    Parabens pelos posts,

    Pedro

    ResponderExcluir
  4. Oi Pedro,
    pra ser sincera não sei não. Acho que não há regra para o tipo de redes. Quanto aos gramados, me informarei com um engeheiro agrônomo, artur melo, que já respondeu alguns posts aqui e ver se ele tem informações sobre isso. Acho que também não tem regra, mas acho que ajuda na marcação de impedimentos. Enfim, verei e volto a postar algo aqui nos comentários ou em um novo post. Obrigada pela questão levantada. Nunca havia pensado nessa questão. Mas de certo não é uma preocupação arquitetônica, mas referente à FIFA, no caso da rede, assim como bolas, uniformes, bandeiras de escanteio, etc, e ao engenheiro agrônomo, no caso do gramado.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  5. Sairei um pouco do objetivo do blog e do post e coloco aqui, minha opinião sobre a cidade de Belo Horizonte e sua "estadia" para a Copa.
    BH é uma capital sem muitos atrativos,cidade pacata, comparando-a às principais capitais do pais.
    O trânsito não chega a ser do Rio ou de SP mas, deixa muito a desejar, tem muito o que melhorar, principalmente no entorno do Mineirão. Rede hoteleira também não está acostumada com eventos desse porte, salvo engano, também deixa a desejar se analisarmos o porte de uma Copa do Mundo.
    A culinária mineira, como foi citado em alguns comentários, realmente, é um dos nossos pontos fortíssimos!!"Vale à pena exportar nossa iguarias!!!"
    BH é uma capital tranquila para se morar e pouco experiente em grandes eventos, principalmente esportivos. Por aqui pouco se tem investimento neste setor. Área de cultura, temos alguns eventos mas, eventos isolados, sem grandes atrativos.
    A sensação que tenho é que quando os mesmos (eventos esportivos e culturais) começam a tomar grandes proporções são vetados. Tínhamos um carnabelô, acabaram com ele. Tínhamos a banda-mole também acabaram com ela e, no grande momento do futebol mineiro(Cruzeiro disputando a Libertadores e o Galo líder do Brasileiro)no nosso próximo clássico, pelo brasileiro,o mineirão vai perder brilho das duas torcidas juntas!!! O jogo será apenas de uma torcida!!!
    Esse é o incentivo que, nós mineiros temos por aqui!!!
    É o que vocês irão encontrar por aqui:mineiro é um excelente hospitaleiro mas não sabe valorizar o que tem de belo!
    É isso.....Lilian, parabéns pelo blog!!!!!Está muitoooo bom!!!!
    Bjoss prá ti!
    Parabéns pelo blog e pelos posts
    Bjãooo

    ResponderExcluir
  6. Oi Lelê

    obrigada pelo comentário e pelo elogio
    Muito bom ver a visão de uma mineira sobre a cidade. De repente a Copa servirá para começar a atrair mais eventos culturais ainda, mais eventos esportivos. A reforma do Mineirão, quando concluída atrairá bastante esse tipo de evento.

    Também acho que isso de torcida única é um absurdo, não é democrático, não é esportivo, não funciona, e tira o brilho do esporte. Sem contar que não conscientiza ninguém.

    ResponderExcluir
  7. Lilian,
    É...
    E Belo Horizonte continuará a enfrentar problemas na rede hoteleira.
    Por conta da burocracia da PBH, um grande empreendimento na Linha Verde(shopping com 400 apart-hotéis) está para ser cancelado.
    Uma lástima!

    ResponderExcluir
  8. Imagino que outras propostas aparecerão. Não dá para não se adequar... não se preocupe

    ResponderExcluir
  9. Opa,
    Estou entre o otimismo daqueles que acreditam ser BH a referência nacional de cidade aconchegante e o realismo da nossa colega Lelê que abriu mão do orgulho Mineiro e tascou sinceras alfinetadas admitindo nossa carência em atrativos turisticos. Complemento agregando o fato de termos de compensar culturalmente nossa distância litorânea, temos o clima mas não temos a praia. Tudo bem temos um enorme potencial em turismo histórico e vários bares de portas abertas para mostrar nossa gastronomia. Porém de fato o turista se encanta com paisagens, monumentos, obras esplendorosas.. que graça tem voltar pra casa 'sem' fotos que deixam todos bouiabertos? Espero que quem está a frente com poder de decisão alerte-se para isso, nós como mineiros que comemos quietos teremos a satisfação de usufruir de tudo no futuro.

    Thiago Soares

    ResponderExcluir
  10. Oi, Thiago! a Lelê é uma amiga pessoal minha e, de fato, ela mesma mencionou BH mesmo como sem muitos pontos turísticos. Há vários turistas, de perfis diferentes, acho que tem que achar o foco. Exemplo disso é Manaus, que foca num turista japones, pelo tipo de atividades que a região promove. É questão de estudo. De qualquer forma, realmente, vale a pena tentar mudar um pouco alguns hábitos para melhorar o cotidiano da cidade e, consequentemente, incentivar mais o turismo. Não sei se é verdade, mas me disseram que em BH praticamente não há vida noturna. Isso é saudável para a cidade, melhorar segurança, lucros e interesse turístico. Também pode ser investido muito em edifícios institucionais e culturais. Dá pra atrair um bom público com boa arquitetura sim.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...