Livraria Cultura

23.6.09

Cidades-sede: Curitiba

Com uma área verde de 51,5m² por habitantes, superando três vezes o mínimo exigido pela ONU, Curitiba tem uma das melhores qualidades de vida do país.

Exemplo em urbanismo e transporte público, essa cidade sempre inovou e apresentou boa organização da cidade. Facilidades no transporte até mesmo incentivaram outros projetos pelo mundo. A cidade tem rotas turísticas pela cidade, e ciclovias, que beneficiam o turismo.

Quanto ao estádio, a Arena da Baixada é uma das mais atuais do país. O novo projeto, na verdade, adequa sua estrutura seguindo as organizações espaciais exigidas pela FIFA e constrói mais uma arquibancada (antes em forma de "U" - foto acima a esquerda). O estádio tem boa reputação e, conforme o próprio site do Atlético Paranaense, demonstra grande dedicação ao gramado. Fora isso, o projeto não acrescenta tanto além de uma casca (foto abaixo) que melhora, de fato, a plasticidade. Particularmente, eu não vejo nada tão atraente. Sem dúvida melhora, e é um bom projeto: está correto, tem a preocupação de atrair público e uma preocupação com o uso... tornando-o basicamente um centro de convivência, promovendo os ambientes internos. Os usos do estádio já são variados, mas através desse projeto, o retorno será maior. Vale a pena salientar mais o tratamento em relação ao meio ambiente. Por ser uma cidade respeitada nesse âmbito, poderia ser feito algo a mais sobre essa questão.
Acho que no interior a arquitetura pecou um pouco, pela falta de elementos. Justifico: não há nada que realmente chame a atenção, tudo muito pilar-teto. Sinto uma falta de desenvolvimento no acabamento do projeto. Mas nada que interfira na função em si. Enfim, só meu ponto de vista.
Os benefícios que Curitiba busca através da copa são: maior número de turistas e um maior espaço no setor de negócios. É uma grande cidade que é capaz que ampliar seus relacionamentos e que tem pontos turísticos importantes a serem visitados.
Curitiba é bastante preparada, mas mesmo assim ainda investirá bastante.
Acho que, como já está preparada, a criatividade ali pode entrar mais facilmente, promovendo novas idéias no âmbito de preservação do meio ambiente, algo pelo qual a cidade é bastante respeitada. Além disso, acho que pode ser feita, mais para o brasileiro do que para os turistas, a agregação de valor na relação do estádio com o time. Vale vincular um ao outro, através de campanhas de marketing, das visitas guiadas, enfim, qualquer estratégia que beneficie e acrescente valor ao time e ao estádio ao mesmo tempo. Atualmente o estádio faz visitas guiadas, ao custo de R7,00 ou R$10,00 (junto com uma revista a partir de julho), mas, apesar de estarem preparados para responder questões sobre o time, não há nada ali, durante a visitação, que funcione como uma visitação a um museu. No caso do São Paulo, junto com a visita ao Morumbi, há uma parte destinada a certo acervo do time. Apesar de não ser São Paulina, gostei muito de ver esse acervo, vídeos, troféus, uniformes, flags, entre outras coisas. Acho que nesse ponto o São Paulo dá exemplo aos outros times a se auto-valorizarem. Além disso, seguindo exemplos de estádios europeus, o estádio poderia fazer outros pacotes, como para grupos escolares, pacotes-família, etc. Acho que é uma nova forma de atrair crianças, mulheres, e fomentar a campanha de tornar o futebol como um evento de família, como o baseball foi tratado nos Estados Unidos depois de sofrer queda de público.
Enfim, são sugestões e pontos que Curitiba pode trabalhar. Novamente volto a cumprimentar a cidade pelo exemplo que é. Quem souber de grandes pontos negativos ou problemáticos, por favor, me contem, pois ainda não vi nenhum.

5 comentários:

  1. Parabéns pela ótima análise. O CAP é um dos clubes que mais investe em seus gramados, quer no CT, quer na Arena, com Overseeding de inverno, adubação slow release, aerifcação, etc.
    artur.melo@gramadosesportivos.eg.br

    ResponderExcluir
  2. Onde tem uma visita guiada muito legal e no Estadio do Chelsea. Tem uma parte la onde tem a foto dos atletas e um lugar especial pro visitante tirar aquela foto. Muito legal.

    Lilian, acho que Curitiba esta planejando um metro. A cidade cresceu muito e so os corredores de onibus nao vao dar conta. Acho que inauguram ate la.

    Duas perguntas:

    1- Como e a vida noturna na cidade? Tem opcoes culturais de peso?

    2- A FIFA da importancia a projetos "verdes"? Pegunto isto pois Sao Paulo esta ampliando as marginais, o que eu acho que nao vai resolver o problema da cidade. Ate agora a expansao do Metro e so propaganda.

    Abraco,

    Pedro

    ResponderExcluir
  3. Não só do Chelsea, mas do Wembley e do Allianz também.

    Sobre o metrô, venho vendo a insistência de se construir uma linha de metrô sim. Como eu não sei exatamente quais os pontos ligados, qual seria essa malha, perfiro não comentar. Mas metrô sempre é bom né... no entanto se é pra fazer, tem que estruturar direito... faz uma malha, e não como o metrô de SP onde as linhas são meio estúpidas. Aqui tem um artig sobre o metrô: http://www.copa2014.org.br/noticias/Noticia.aspx?noticia=208

    Sobre a vida noturna, eu acho que é mais fraca do que deveria ser... é uma questão relevante. A vida noturna, revitaliza regiões ociosas e melhora a segurança. Pode ser sim incentivada desde já, para acostumar mais a população, mas também pode ser uma coisa fácil de se realizar durante a copa. Enfim... boa questão essa que você mencionou.

    A FIFA dá importância sim às tecnologias mais saudáveis sim... principalmente pois o Brasil provavelmente terá este como lema da Copa. As marginais é uma grande burrice... Não resolverá e parece que não querem entender que o conceito de via marginal nunca devia ter saído do papel, pois a simples idéia de pavimentar e colocar carros passando onde é o local para os rios se "espalharem" já é uma grande idiotice. Além disso, só as marginais não resolvem mesmo.
    O metrô acho que sai... mas não acho que será de grande ajuda... pois uma estação "perto" do morumbi não faz nem cócegas. Além do mais, se fizesse, para que aquele estacionamento do Ruy Ohtake?
    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Lilian,

    Independente dos projetos dos estadios algumas exigencias deveriam ser feitas a todas cidades-sedes nao so por causa da copa mas por uma questao de respeito ao cidadao.

    Eu fiz uma "listinha" abaixo sobre o que eu penso que deveria ser cobrado de cada cidade-sede.

    Vc sabe se os projetos das cidades-sedes contemplam estes aspectos ou se eles estao focados apenas na questao do estadio e seus entornos? Eu penso que a Copa e uma oportunidade de darmos um "up grade" nas nossas cidades.

    Minha lista:
    1- Aumentar a velocidade e os locais com acesso a internet sem fio;
    2- Modernizar a limpeza urbana (aquelas maquinas de recolher lixo);
    3- Coleta seletiva do lixo;
    4- Saneamento basico e moradias populares;
    5- Ampla e integrado rede de saude;
    6- Onibus com piso baixo e motores adaptados a diesel com baixo teor de enxofre;
    7- Combate a poluicao visual e adocao de fiacao eletrica subterranea sempre que possivel;
    8- Uniformizacao e melhoria das calcadas que estao um buraco so;
    9- Todos os telefones publicos capacitados a fazer ligacoes locais, interurbanas e internacionais;
    10- Possibilidade de sacar dinheiro em qq caixa eletronico e nao so o do proprio banco;
    11- Opcoes de vida noturna e atividade cultural. Toda cidade deveria ter no minimo 1 Museu de Ciencia, 1 Museu de Arte, 1 Teatro que pudesse ser adaptado a Operas e 1 sala de cinema/10000 habitantes.
    12- Ultimo e mais importante. Treinar a populacao pra, pelo menos, dominar o basico do ingles e espanhol.

    ResponderExcluir
  5. Então... sobre as exigências da FIFA, vem junto, sim, alguns desses itens ou pelo menos parte. Além disso, nenhuma cidade deixa cumprir alguns outros.
    Exemplo, os ônibus com pisos rebaixados já estão sendo providenciados em algumas cidades, outros, ainda em projetos. O combustível está em constante estudo, no mundo todo, depende tudo do custo, mas há até a possibilidade de outros tipos de alimentação alternativos aos que contém elementos poluentes. As calçadas provalmente serão arrumadas mais nas imediações dos estádios e locais que podem ser mais utilizados. Não necessariamente padronizados, mas adequados às regiões. A questão da internet, nas imediações do estádios também, muito mesmo pela questão de mídia, mas é difícil esta questão pois é uma tecnologia que avança muito rápido, o Morumbi, por exemplo, está passando todo o cabeamento, apesar de saberem que provavelmente nem será necessário, em todo caso, ela estará lá.
    As moradias, isso é questão da inserção dos estádios, específico para cada cidade, acho que seja quase uma questão a parte, um dos únicos âmbitos onde a copa não ajuda muito.
    Limpeza urbana, coleta seletiva é quase certeza por ter o lema de "copa verde" em vista. Instrução de taxistas e população quanto hospitalidade e idiomas, já está em andamento por algumas cidades, no entanto, isso deverá ser feito por todas as cidades.
    Sobre a fiação elétrica subterrânea, acho que deveria ser feita sim, mas acho difícil que aconteça. Temos muito trabalho pela frente. Seria muito bom se tivéssemos, mas temos problemas maiores ainda que a poluição visual - que fique claro que não faço pouco caso com a poluição visual, acho que SP cresceu muito com a lei cidade limpa e apoio a mesma na minha cidade, Atibaia.

    Sobre a vida noturna, para isso também tem que ser feita uma conscientização da população. Não adianta colocar cinema na luz, para revitalizá-la por exemplo, sem incentivar mais e conscientizá-la da importância.

    Dou sempre exemplos de SP, pois é a cidade que mais conheço por ter morado lá um bom tempo, estudando-a.

    Sobre os telefones públicos realmente sou ignorante. Sempre achei que todos tinham capacidade de fazer todos os tipos de ligação. Enfim... vou tentar me informar sobre o assunto.
    E sobre os bancos, acho que depende somente da prefeitura em exigir isso dos bancos. Acho que nos principais pontos das cidades isso já é permitido.

    Muito boa a sua lista, deveria ser totalmente cumprida.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...