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1.9.09

Campanhas de marketing dos clubes brasileiros - 1º de Setembro, dia do Corinthians

Ganham espaço valioso dentro dos clubes brasileiros as campanhas de marketing. Na minha opinião, a mais poderosa de todas é a do São Paulo, que sempre está inovando, com camisetas e uniformes inovadores a cada passo que o time apresenta. Ultimamente com o Jason, que até camiseta oficial já ganhou. Isso que é criar uma marca.



No entanto, outros times também vem se dedicando a esse trabalho. Da mesma empresa de marketing do São Paulo, ligado a Reebok, o Inter também já fez até desfiles de moda com o uniforme em um famoso desfile na região sul, usando a Luise Altenhofen como modelo. Quem hoje começa uma grande campanha é o Corinthians, que há alguns meses já alerta os torcedores a usar camisetas do time, colocar bandeiras nas janelas, nos carros, enfim... pintar a cidade de preto e branco em prol do início do centenário do clube. Para marcar o Dia do Corinthians colocou hoje, 300 mulheres trajadas nas cores do time pela cidade balançando as bandeiras, segundo o globoesporte.com .


Campanhas desse tipo são fundamentais para manter sempre o torcedor apegado ao time e comprando itens como uniformes, ingressos, acessórios, etc. Enfim, aumenta o vínculo.

A copa não deixa de ter essa campanha, mas é através dessas campanhas, que fortalecemos o interesse do cidadão pelo evento. Através de mascotes, camisetas especiais, edições especiais.
Falando em edições especiais, o Inter também lançou um livro muito bom, comemorativo também do centenário. Tive a sorte de ganhar um exemplar e eu, mesmo não sendo torcedora do Inter, achei o livro o máximo. Se eu tivesse um daqueles, com tamanha qualidade do meu time, ficaria muito feliz!

Acho que é quase que uma retribuição ao torcedor. Pelo menos hoje ganhei um DVD do corinthians, diretamente da ESPN, do programa Pontapé Inicial! Mais um material comemorativo do centenário que imagino que ainda vá marcar muito esse próximo ano e render ao clube muitos lucros.

3 comentários:

  1. Estas campanhas que chamam por ai de marketing (desculpe, isto nao e marketing, e merchan) e bem-vinda, claro. E um din din a mais pros clubes. Mas duvido que lucrem muito com isto. Mesmo pq nao e facil pro torcedor comprar camisetas a 120 reais.

    Muito mas muito mais lucrativa (em potencial)seria uma campanha pro torcedor pagar 1 real (so UM real) a mais na conta do celular ou do telefone e este din din iria pro cofre do clube de coracao do torcedor.

    So o Flamengo teria ai um teto de 35 mi ao MES. O Corinthians uns 20 milhoes/mes. So com UM misero real a mais na conta do celular.

    E lembre-se se MENGAO, TIMAO e o GALO MAIS LINDO DO MUNDO estiverem mal, a media de torcida do campeonato brasileiro cai pra menos de 15 mil pagantes. Arrecadacao de miseros 150-450 mil por jogo.

    Medias altas de publico = estes times bem = estes times capitalizados. Isto e possivel, com apenas UM real de cada torcedor.

    Pedro

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  2. Bom, não sei porque considera merchandising e não marketing... pra mim é marketing... fixa a marca na cabeça e incentiva a comprar.

    Porque você pagaria 1 real para não ter nada em troca... simplesmente colocar o dinheiro lá na mão de gente que você não necessariamente confia.
    Pelo menos comprando uma camiseta, você tem a camiseta! Concordo que os preços são caros, e é por isso que também há muita pirataria, mas não acho nem um pouco tentador pagar dinheiro a mais e não ter nada...
    se fosse ao menos ganhe o hino especialmente feito pro teu celular... aí até vai. 1 real a troco de nada não convence muita gente, não!

    Abraço, Pedro e obrigada pelos constantes comentários :)

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  3. Mais informações sobre as ações do dia do corinthians: http://www.maquinadoesporte.uol.com.br/v2/noticias.asp?id=14105

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