Livraria Cultura

28.8.09

Wimbledon e sua cobertura retrátil

A partir deste ano, o mais renomado torneio de tênis teve em sua quadra principal uma cobertura retrátil. Wimbledon, acontece todo ano em um período de chuvas, e este período é o responsável por várias interrupções nos grandes jogos.


Foto do site oficial - Vista 360º clique aqui

Finalmente, depois de muitos anos, resolveram colocar a cobertura retrátil na quadra central (quadra dos jogos mais importantes) que é capaz de se fechar em minutos. O projeto foi desenvolvido pelo escritório Populous (responsável por grandes projetos de arquitetura esportiva, como o Emirates Stadium, por exemplo) e , através dessa cobertura, visam melhorar a qualidade do espetáculo tanto para o jogador, quanto para o torcedor. A estrutura metálica, com película transparente, permite a incidência de luz natural no gramado (que deve ser perfeito para evitar desvios das bolinhas). O projeto também considerou fluxos de ar para que o calor gerado não se condense. A capacidade passou de 13.800 pessoas para 15.000.


Foto do site Oficial

Apesar de uma crítica ou outra, a principal feita pelo tenista Andy Murray, a cobertura foi bem recebida. No caso do tênis, em qualquer tipo de quadra (grama, caso de Wimbledon, saibro ou lisonda) a chuva atrapalha bastante, principalmente nos dois primeiros tipos, pois o piso torna-se extremamente escorregadio e a bolinha fica pesada. A paralização dos jogos, também pode favorecer um jogador cansado, ou "esfriar" um jogador. Em contrapartida, além da chuva, claro, a cobertura ajuda combatendo o vento - cruel inimigo! É bastante importante ter essa opção de se fechar a cobertura, pode tornar o jogo mais justo.

No caso do futebol, é um pouco diferente, não é tão necessário quanto no tênis. Mas é bom para o público, principalmente pelo simples conforto.

Mas porque Wimbledon¹ demorou tanto para instalar essa cobertura? Custo! Por mais que o evento seja um dos maiores no setor esportivo, é extremamente cara a tecnologia, ainda mais quando fecha tão rápido como esta em questão. Será que precisamos necessariamente de coberturas retráteis para a Copa de 2014? Não necessariamente. Podemos por depois, com um pouco mais de calma e depois que conseguirmos programas adequados para viabilizar o projeto financeiramente. Mas coberturas das arquibancadas... essas, sim, deveriam ser obrigatórias!
Somos nós torcedores que movimentamos esse mundo que é o futebol. Agora precisamos nos preocupar com a qualidade do evento, atender as exigências mínimas, sem chorar por flexibilidade da FIFA e tentar bolar coisas que surpreendam o público brasileiro e internacional que espera ver uma copa exemplarmente sustentável.

1 - Wimbledon é realizado desde 1877 !!!

4 comentários:

  1. Bem, o estadio que sediara a abertura ou precisa de cobertura retratil ou precisa estar numa regiao bem seca pq nada pode ser mais vexaminoso que um TORO D'AGUA na abertura.

    Os demais estadios precisam pensar bem na cobertura pq nao deve ser raro a chuva chegar nas primeiras filas da arquibancada aonde (do lado da entrada dos jogadores) estara a imprensa internacional.

    Lilian, vc te ideia de qual foi o custo desta cobertura retratil?

    Pedro

    ResponderExcluir
  2. Sobre a cobertura... acho q locais umidos com muita chance de chuva deveria sim cobrir totalmente ou colocar teto retrátil... como no amazonas, por exemplo.

    cerca de 64 milhões... mas já li em algum lugar falando 75 milhões...

    tem um link aqui falando sobre o custos dessas coberturas e outras referências:
    http://74.125.113.132/search?q=cache:oac9eHdBQqUJ:esporte.uol.com.br/tenis/ultimas/2009/05/14/ult4364u4028.jhtm+cobertura+retr%C3%A1til+wimbledon+custo&cd=7&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br&client=firefox-a

    ResponderExcluir
  3. Oi Lilian,

    Outro dia, estava na otica e vi uns oculos muito legais que mudam de cor conforme a luminosidade do ambiente. E possivel aplicar a mesma tecnologia as coberturas de estadio. Ficaria show de bola.

    Imagino que fique muito caro, mas convenhamos, boa parte dos estadios serao "elefantes brancos" com pouquissimo uso. Os gastos vao extrapolar com certeza. Entao, que extrapolem em grande estilo!!!

    Ninguem quer pagar o "mico" de gastar muito pra construir algo sem valor, nao e mesmo?

    Pedro

    ResponderExcluir
  4. Se o custo dos óculos já fica absurdo, imagina o da cobertura?

    Sem contar que ficaria escuro né... aí teria gastos com luz artificial... bem contra a copa verde..

    Mas é absurdo fazer estádios como estão fazendo, com esses custos e não apresentar nada novo! Isso eu não consigo engolir!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...