Livraria Cultura

2.9.10

Arena do Corinthians - Breve análise: Acesso

Como não há muito material gráfico disponibilizado pelo Corinthians ou pelo arquiteto, farei uma breve análise sobre a inserção dessa nova proposta no terreno de Itaquera, onde já começaram as movimentações de terra e limpeza do terreno. 


Na imagem acima, podemos notar a inserção do estádio no terreno. Logo na saída do metrô há uma passarela¹ (ao fundo da imagem) que dá em uma parte do terreno onde está em andamento um projeto institucional. Essa passarela evita a travessia pela Radial Leste, que tem intenso tráfego. Um dos principais motivos em este ser um dos melhores terrenos onde o Corinthians tinha a possibilidade de construir um estádio fica por conta da existência da estação Corinthians-Itaquera do metrô e da estação de trem da CPTM. A proximidade ao aeroporto internacional de guarulhos, também é fundamental para a realização de eventos internacionais. Considerando esse acesso principal público (metrô+trem+ônibus) podemos chegar à conclusão de que o principal acesso se dá por essa passarela já existente. No entanto, no projeto não foi contemplado qualquer privilégio a essa passarela. Pelo contrário! O principal acesso é pela Radial Leste e entre a passarela e o estádio há um setor do estacionamento. 

Em um caso como este, seria muito bom um acesso como o do Allianz Arena, em München (Alemanha), ou como o acesso da Moses Mabhida, em Durban (África do Sul), ou até mesmo ao complexo do cubo d'água e ao ninho do pássaro, em Beijing (China). No três casos (respectivamente nas imagens abaixo), há tipos diferentes de acesso, mas todos definem um trajeto principal e facilitado, dando mais segurança e conforto. Somente em volta do estádio o público se ramifica. Mesmo na proximidade do estádio, esse espaço de circulação é amplo. O Allianz arena tem um acesso que é uma plataforma sobre o estacionamento, o Moses Mabhida conta com uma escadaria leve, junto a uma rampa, destacando o eixo que dá de frente à abertura do estádio. Já em Beijing, foi definido um acesso centralizado para todo o complexo esportivo (Olimpíadas 2008) e logo no entorno do estádio, um espaço bastante generoso para distribuição do público. 

 



Na outra imagem divulgada, a conclusão que podemos ter é que a proteção da cobertura é quase que somente para o sol do meio dia (curiosamente horário que não costumamos ter jogos). Em caso de chuva com qualquer tipo de vento (fácil na região já que é bastante aberta) a torcida atrás dos gols ficaria sem proteção alguma. Positivamente, a cobertura transparente, dependendo do material e com a porcentagem de translucidez, pode colaborar com a grama. No entanto, esse problema ocorrerá na área dos gols, pela cobertura atrás dos mesmos que não permite a insolação em certos horários. É justamente nessa área onde tem maior desgaste do campo. Proposta essa que deve ser repensada. 


Vendo pela questão da escolha do terreno, o espaço garante bastante fluidez no entorno do estádio, com segurança em casos de emergência. 

Não nego a grande colaboração que um estádio desses pode dar para a cidade e com a região de Itaquera, Patriarca e Arthur Alvim, mas em termos de projeto e o que foi apresentado até agora, há pontos que devem ser tratados criteriosamente. Espero que o próximo material gráfico que seja divulgado possa mostrar mais detalhes, questões que consideram a sustentabilidade ambiental desse estádio e sustentabilidade financeira - já que é chamada de 'arena' e que, por favor, não seja algo como: polo cultural ou institucional ou qualquer outro ramo genérico como 'centro de convenções de 15.000m²' como foi dito e que não diz nada específico.

O novo projeto do Corinthians é de autoria de Coutinho Diegues Cordeiro Arquitetos (CDCA).

¹ Como o terreno ainda está vazio, a passarela hoje está parcialmente completa. Até o canteiro central, o pedestre pode acessar, até o fim da passarela o pedestre se depara com o terreno, sem o término completo de um passeio.

5 comentários:

  1. Estadio muito lindo!! Este projeto tem tudo para dar certo!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Lilian, assim que vi o projeto pensei a mesma coisa que voce sobre a cobertura e a falta de protecao. Ate pensei que poderia ser feito 2 panos de vidro ou algum material translucido, nas laterais, como protecao para intemperes, deixando assim muita luminosidade dentro do campo. Concorco com o aspecto da passarella que ate pode nao ser o acesso principal, mas deveria ser melhor planejado, com uma cobertura e um acesso direto ao estadio, visto que a ideia eh a grande maioria utilizar o transporte de massa para chegar ao estadio. Tambem acho que falta criatividade na arquitetura que poderia ser mais inovadora, transformar o estadio em um icone e com isso incentivar o turismo e colaborar para a sustentabilidade do estadio. Aparte disso, falta ao meu ver, falta no entorno uma visao paisagistisca, que mesmo com a necessidade de grandes areas de escape e circulacao seria algo interessante e inovador. Bom sou leigo no aspecto, mas espero que pela importancia que teria para a zona leste de sao paulo, possa a abertura ser ai e que a fifa entre na empreitada e ajude a melhorar o projeto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não sou arquiteto, mas apenas um apreciador, esse anônimo citou a falta de criatividade? esse projeto foi entre os 46 maiores projetos do brasil, considerado o melhor.
      a grama terá a iluminação quase que total,e o sistema de drenagem terá um sistema à vácuo e por gravidade. e a grama por ser européia não suporta temperaturas acima de 32 graus. por isso foi criado um sistema de arrefecimento que nos dias mais quentes irá amenizar a temperatura da grama.

      Excluir
  3. Lilian, analise esse vídeo feito na apresentação do estádio pelo arquiteto Aníbal Coutinho e dê seu parecer é interessante. Depois de sua análise comento com mais precisão. O link do vídeo é esse: http://www.youtube.com/watch?v=TaxcuWK7DcY
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. O anônimo que lhe postou é o Beto Freitas, tá!
    Mais uma vez beijos, tchau!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...