Livraria Cultura

24.2.12

Arquibancadas trabalhadas

Em reformas pequenas dos estádios brasileiros é muito comum que se troquem as cadeiras/assentos e ou mesmo os coloquem pela primeira vez, pois muitos dos nossos equipamentos ainda são apenas degraus, como as famosas arquibancadas para a torcida geral, sem lugar marcado e capacidade duvidosa e muitas vezes exagerada, acabando com a segurança.

Na grande maioria das vezes, os estádios também usam cores do time para diferenciar setores e/ou anéis de arquibancadas, torcidas visitantes da torcida da casa e camarotes. No entanto, tem locais que trabalham essas cores e modelos dos assentos de forma diferente.


Acima, o projeto do estádio do Beira-Rio (sede do Inter) para a Copa 2014 e, abaixo, o Maracanã até o início das reformas para a Copa 2014. Ambos com blocos de cores sem trabalho propriamente dito. O primeiro, cores do time, e o segundo, com as cores do Brasil.


Acredito que o trabalho dos assentos seja uma forma menos onerosa de investir em algo marcante. Se o estádio tem um porte bem menor ou não pode arcar com gastos em coberturas mais tecnológicas ou materiais mais atraentes e projetos que os tornem marcos arquitetônicos buscando uma imagem mais marcante que possa trazer mais visitas, essa é uma boa alternativa, inclusive algo simples de ser feito, inclusive para pequenos ginásios, ou até mesmo pequenas arquibancadas de centros de treinamento ou campos de futebol society. 


Acima, o estádio Moses Mabhida, em Durban, sede da Copa 2010 - África do Sul. A simbologia das cores das arquibancadas era o encontro das águas do pacífico com a terra sul-africana, notando assim as águas abaixo e um tom mais terroso no topo do anel superior. Já abaixo, o Estádio Mbombela, também sede da Copa 2010 que fazia referência às zebras e girafas, fauna sul-africana - embora eu só enxergue a zebra.


Há também exemplos de arquibancadas trabalhadas, mas nem tanto, como a do novo estádio da Juventus como vemos abaixo, com a passagem de preto para o branco e com as estrelas do time estampadas:


Mencionei anteriormente em um post sobre a possível influência das cores dos estádios no comportamento da torcida e, de repente, seria uma boa alternativa fazer testes e estudos analisando dados de violência em estádios mudando as cores dos assentos, não necessariamente com reformas, pois seria muito caro e absurdo, mas com alguma outra alternativa. De repente, valeria a pena.

Abaixo, mais um texto que já escrevi e que pode colaborar com esse post de hoje:

Ontem saiu mais uma coluna minha na Universidade do Futebol, sobre os Centros de treinamento, sua importância e referências, podem ler clicando aqui.

6 comentários:

  1. Um aspecto interessante é quando há sector rights e estampa-se o nome da marca "concessionária" do setor. Exemplo é o Estádio da Luz do Benfica.

    O Camp Nou também tem marca na Nike nas cadeiras, mas não utiliza "sector rights". Claro, isso não exclui a possibilidade de mesclar marcas e mosaicos.

    Claro que as marcas não deixam bonito, mas são fundamentais para a viabilidade do empreendimento.

    O Bernabéu tem corredores laranjas(!). Feios, mas instrumentos de segurança e sinalização.

    Certa vez o Benfica fez uma publicidade ironizando a disposição das cadeiras do estádio do Sporting, José Alvalade XXI. http://beirario2014.blogspot.com/2007/08/estdio-lotado.html

    O Inter ainda avalia utilizar um mosaico como o do Nelson Mandela Bay, em tons diferentes de vermelho.

    Parabéns pelo texto.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. num sei se é tão fundamental a marca nas arquibancadas. Acho mais interessante como naming rights, como allianz arena, por exemplo. e não interfere na arquitetura. fazer isso com o estádio, para mim, é o mesmo q fazem com o uniforme, fica poluido, perde a graça.

      Não vi o corredor do bernabéu, mas agora fiquei curiosa por tanto preconceito. O q incomoda é o laranja ou o estado, a forma de aplicação? ahhaha

      Não tinha visto ainda essa provocação da arquibancadas, mas discordo, inicialmente, sem pensar ainda muito sobre o assunto. Mas acredito que um bom estádio é feito ser lotado, mas também para ficar vazio.

      Excluir
  2. "o Estádio Mbombela, também sede da Copa 2010 que fazia referência às zebras e girafas, fauna sul-africana - embora eu só enxergue a zebra."

    As girafas, na verdade, são estruturas que seguram a cobertura do lado de fora. É só ver qualquer imagem externa, da fachada que elas estão lá, é muito legal!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahah que bom, desde que eu estava na áfrica, todos falavam isso e eu nunca entendi ... não me lembro da parte externa, vou ver. Obrigada

      Excluir
  3. Acho que o primeiro a utilizar essa ideia foi o José Alvalade em Lisboa: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/3/32/AlvaladeXXI4.jpg

    Foi reformado para a Euro 2004

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tenho essa noção de quem começou com isso, mas legal reparar em mais um.

      Obrigada.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...