Livraria Cultura

26.12.13

Wanangkura Stadium - Austrália

Com um nome que significa turbilhão, furacão, no idioma nativo, este estádio está localizado em Port Hedland, ao oeste da Austrália.

















Peter Bennetts

Peter Bennetts

Além de menções sobre as olimpíadas de Sidney, esta é a primeira vez que venho com um projeto de estádio na Oceania, feito pela ARM Architecture Peter Bennetts. Embora chamado de estádio, é um complexo esportivo com ginásio poli esportivo com capacidade de 400 torcedores, somado a duas quadras de squash, uma academia, vestiários e espaços para eventos. No lado externo, o complexo conta com quadras de basketball e o já existente equipamento ovald e cricket.

A importância deste estádio é a identidade. Sua forma, que parece um tetris, é inconfundível e nenhum outro estádio faz nem mesmo lembrar este daqui. Muito já falei, e a força que a identidade de um estádio tem, reflete em sua receita e no turismo local. Hoje, um estádio tem que ter algo único, tem que proporcionar sensações e um retorno emocional ao usuário, ainda mais com as mídias sociais tão presentes fazendo o serviço de divulgação. Nada mais nulo que postar fotos que não mostrem claramente onde é que você está.




Peter Bennetts

A intenção do projeto era criar um centro de recreação, com design que marcasse a paisagem, mas com um orçamento que coubesse no bolso. Para isso foram usados estes painéis que são facilmente trocados e produzidos sem ser sob medida.

Peter Bennetts

Veja mais imagens da obra. Clique nelas para vê-las ampliadas.

ARM Architecture
Peter Bennetts

Peter Bennetts

Peter Bennetts
ARM Architecture

ARM Architecture

Peter Bennetts

Simbologia

O local  tem condições climáticas específicas e é alvo de ciclones em alguns períodos e temperaturas extremas no verão. O projeto é eficiente em relação a estas questões climáticas. A região também é marcada pela mineração e pelo público flutuante. 

Vejo como essas referências locais um reflexo no design do estádio. As entradas parecendo uma cratera e o nome. 

Peter Bennetts

Peter Bennetts

Como homenagem ao time local, cujas cores são preta e branca, listras gigantes foram feitas no teto do estádio multi esportivo, já que o acesso ao local é exclusivamente aéreo.

Peter Bennetts

Acima, vista aérea com as listras nas cores do time e a planta de cobertura. ARM Architecture

Encerro o ano com este estádio como referência. Ano que vem tem copa do mundo e pretendo mostrar muito mais dos nossos equipamentos que hoje são dos melhores. Conto com a participação de todos e agradeço por este ano.



Peter Bennetts

Fonte:
Arch2o

4 comentários:

  1. muito legal esse ginásio! é interessante a forma dele, principalmente porque a Austrália não é muito conhecida por formas arrojadas em estádios, e esse se mostra bem jovial, realmente lembrando um videogame daqueles bem antigos. E percebo que atrás dele já tem um campo de futebol australiano, pelo visto vai ter alguma espécie de expansão da estrutura, provavelmente... Adorei o exemplo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sim.. é um complexo esportivo, somado ao que já existe.
      O legal foi realmente essa intenção deles de fazer uma arquitetura chamativa, com pouco dinheiro, em um lugar que não tem nada mto chamativo.

      Excluir
  2. Made by ARM Architecture, photo's by Peter Bennetts

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thank you for these information, Tanya!! I'm editing the post now to put the credits. Thanks and sorry if you are related to them.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...