Livraria Cultura

22.5.09

Palpites das cidades-sede

Bom, antes da FIFA anunciar as cidades eu quero fazer um teste pra ver o que eu acerto. Ao mesmo tempo vou dar umas explicações do porque das minhas escolhas:

As que penso que serão escolhidas são, dividido pelas regiões:
Norte: Manaus (Vivaldão)
Nordeste: Fortaleza (Castelão), Natal (Estádio das Dunas), Salvador (Fonte Nova)
Centro-oeste: Estádio Verdão (Cuiabá) e Brasília (Mané Garrincha), Goiânia (Serra Dourada)
Sudeste: Belo Horizonte (Mineirão), São Paulo (Morumbi) e Rio de Janeiro (Maracanã)
Sul: Porto Alegre (Beira-Rio) e Curitiba (arena da Baixada)

As que ficariam fora:
Recife (Arena Coral), Rio Branco (Arena da Floresta) , Campo Grande (Morenão), Belém (Mangueirão) e Florianópolis (Orlando Scarpeli)

Tenho algumas dúvidas, mas acabei escolhendo as que pra mim seriam mais viáveis relacionando o projeto de estádio com o pisicionamento no país para fomentar o turismod e forma eficaz e mais algumas informações que venho lendo por aí.

Acredito que a abertura será em Brasília e o encerramento no Rio de Janeiro.

Embora o Portal da Copa 2014 (http://www.copa2014.org.br/) tenha postado um "furo de reportagem" na qual divulgaram quais seriam as cidades-sede já escolhidas até ontem, faltando somente a decisão entre manaus e belém), ainda assim eu coloco os meus palpites (diferentes do que foi anunciado). Após um tempo o portal cortou a notícia pela metade, como se tivesse sido censurado.

As minhas justificativas por escolher manaus e não rio branco ou belém é simplesmente pela qualidade do projeto apresentado, a mesma possibilidade de representar a Amazônia e pela possibilidade de alavancar investimentos na região. Entre Cuiabá e Campo Grande, o mesmo motivo, qualidade de projeto e qualidade de representar o pantanal. Recife no caso, pode ser q seja escolhido pois é potencial no turismo, no entanto, não deixará de ser visitado pela proximidades com outras cidades que podem ser sedes e que apresentaram projetos muito mais interessante como o fonte nova. Sobre o Mangueirão e o Orlando Scarpeli ambos não souberam vender o peixe. Também pode ocorrer do Serra Dourada não ser sede, apesar da qualidade, pela proximidade ao Máné Garrincha. Todos esses comentários foram baseados no que vi de material sobre os estádios concorrentes (eles estão no portal da Copa 2014). Alguns tem mais de um projeto lá, talvez um antes e depois, não sei. Considerei sempre a melhor das opções.

Tenho quase certeza de que Morumbi (apesar de achar q ter outro estádio traria mais benefícios à sociedade), Maracanã, Mineirão, Beira-rio, Arena da Baixada, Mané Garrincha e Fonte nova não vão ficar de fora.

Vamos ver se acerto boa parte. Ao menos espero. Independente de acertar ou não, vou tentar fazer uma análise dos pontos positivos que justificaram a escolha de cada uma das cidades depois do dia 31 e os pontos negativos, falando o que eu acho q teria que ser melhorado em cada um dos casos.

2 comentários:

  1. Dúvida: imagino que os estados existentes que vão receber os jogos vão passar por algum tipo de reforma. Já existe algum projeto de melhoria?

    ResponderExcluir
  2. já.. todos os estados quandos se candidatam apresentam vários projetos com as idéias principais.. como um ante-projeto, mas que ainda tem q ser muito desenvolvidas. Sp por exemplo, tem todo o plano de acesso/transporte, planos de instrução de taxistas etc. tem muita coisa envolvida então asssim q se candidatam tem uma idéia de tudo q precisam e com o tempo eles desenvolvem. Se vc perguntou de estadIos sim.. vários tem os projetos e alguns já estão em andamento, como o morumbi e o beira-rio. Alguns estão prestes a começar como o maracanã.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...