Livraria Cultura

20.5.09

Projetos começando a se destacar

10 dias antes da FIFA anunciar as cidades que sediarão a Copa do Mundo 2014, no Brasil, algumas atualizações de projetos são apresentadas e se destacam. Além disso, dizem as más linguas que já vazou a informação e que a FIFA já teria decidido quais seriam as sedes, salientando somente uma dúvida em relação a 2 cidades.

Há poucos meses, pouca coisa se destacava em relação ao que conseguimos ver de novos projetos para os estádios que hospedam a Copa do Mundo. Nesta semana me deparei com novos projetos, atendendo críticas pontuais da FIFA sobre os projetos apresentados anteriormente.
Inicialmente, o projeto do Beira-Rio, pelo Hype Studio, era o que se mostrava mais atrativo, já atendia booooa parte das exigências da FIFA e também propõe melhorias urbanas na orla, além de garantir um retorno financeiro futuro, garantindo o investimento pós-copa através do turismo.

Acho que devemos dar uma certa atenção agora, também aos estádios propostos por Manaus Estádio Vivaldo Lima - Vivaldão) e Goiânia (o famoso Serra Dourada).

O Vivaldão, projetado pelo escritório Gerkan Marg und Partner (GMP), que projetou estádios para a Copa da Alemanha, será um dos que tem mais investimento: 500 milhões. O número parece assustador, mas Manaus salienta que se não houver investimento privado, o estado arcará com tais investimentos. Estão realmente aproveitando a chance de investir que a FIFA e a Copa do Mundo, propiciam ao país sede. O projeto tem bastante simbologia envolvida, fazendo referência às cestas de palha e as escamas dos répteis nativos na amazônia. Os arquitetos buscaram mostrar a Amazônia ao mundo e ficou, ao menos estéticamente interessante. Eles também diminuiram a quantidade de torcedores (já que hoje nem se constroem mais estádios enormes devido à inviabilidade da segurança) e construiram novos acentos VIPs, para isso, afundaram o campo de jogo em 2 metros, melhorando a visibilidade.

Já o Serra Dourada, de Paulo Mendes da Rocha, atendeu as críticas da FIFA e cobriu as arquibancadas em 100%. Além disso, um prédio anexo, atende perfeitamente as exigências da FIFA em relação a parte de suporte ao desenvolvimento da Copa, acesso de jogadores, da própria fifa, mídia, etc. Separando esse setor funcional e facilitando o acesso de ambas as partes.
a única preocupação que eu tenho é com o entorno, embora o Serra Dourada seja servido de boas avenidas e seja próximo do aeroporto (como apresentado no vídeo explicativo da candidatura de goiânia - fico em cima do muro pois não conheço pessoalmente e ainda não tive tempo de estudar) parece ter uma boa área ociosa ao redor que poderia ser bastante explorada! Bom, isso ainda verei e depois posto alguma coisa sobre isso.

Imagino que, de agora em diante, principalmente depois do dia 31, quando a FIFA divulgue as cidades, as propostas comecem a dar uma boa deslanchada e aí sim a gente vai começar a se surpreeender.

Ahhh, conforme esses boatos, Brasília seria a cidade onde será a abertura e o Rio onde será o encerramento. São Paulo, que gostaria de abrir o evento, ficaria de fora. (imagino eu que por conta de não fazer o máximo, mas o mínimo). Vamos esperar o anúncio que será feito em Nassau, Bahamas, dia 31 de maio as 14:00 (horário de brasília.

Quem sabe são paulo não consegue sediar o congresso da FIFA...





Vivaldão, Manaus, Gerkan Marg und Partner



Serra Dourada, Goiânia, Paulo Mendes da Rocha



Beira-Rio, Porto Alegre, Hype Studio

6 comentários:

  1. Ficaram muito legais estes projetos. Espero que depois do dia 31 os projetos deem uma deslanchada, como você disse. Eu acho que São Paulo tem que ficar de fora disso mesmo. O nosso trânsito não comporta nem a gente! Além disso, a cidade não tem nada de exótico ou diferente que possa atrair um turista. Pensa assim: você é um sueco, um alemão, que vive em uma cidade histórica, toda bem cuidada, com arquitetura avançada e alta tecnologia. Você não querer pagar uma grana preta pra vir até o Brasil ver cidades como Blumenau ou São Paulo. Você vai querer ir ao Rio, Minas, Salvador, Brasília... cidades com natureza e características totalmente diferentes do seu país. Sei lá, essa é a minha opinião. E você sabe se a FIFA já divulgou o quanto o governo vai desviar nessa brincadeira? Hahaha... (desculpa, não resisti... hehehe)

    ResponderExcluir
  2. Essa parte, gastando muito ou pouco, uma cota sempre estará reservada né..
    mas se vão desviar de qlq jeito, melhor q façam então os melhores projetos e não os baratos.. porq de qlq forma vai acontecer

    ResponderExcluir
  3. Com certeza, há uma grande área em torno do Serra Dourada, bem como do outro lado da Rodovia, que poderia ser facilmente acessado por passarelas ou tuneis sob a BR-153. Uma grande área de cerrado, onde se encontra o Paço Municipal, fazendo confronto com o Alfaville Flamboyant e Autodromo Internacional.

    ResponderExcluir
  4. É realmente essa a questão, já alguns outros estádios candidatos tem essa limitação, que é o caso do Morumbi!

    ResponderExcluir
  5. Gostei do q você falou.. Infelismente Goiânia não foi escolhida.. fiquei muito triste.. só pelo fato de ficar Perto de Brasilia.. ¬¬
    A vc falou da nova cobertura do Serra Dourada.. mas postou o projeto anterior.. no meu blog tem fotos do novo Projeto..

    http://goianiabr.blogspot.com/2009/05/estadio-serra-dourada-nova-cobertura.html

    parabéns pelo Blog...

    ResponderExcluir
  6. Oi Elvis,

    é verdade. A proposta que tinha aqui era a anterior. Não tinha a imagem salva dessa com a cobertura inteira. Obrigada e quem estiver a fim, aconselho olhar o blog do Elvis. Obrigada pelo link e pelo comentário

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...