Bom, tanto nos estádios quanto no país, a circulação, acessibilidade e bom entendimento dos fluxos são necessários, tanto para a realização dos jogos, quanto para o dia a dia de uma cidade.
O Brasil já teve os ônibus rápidos de Curitiba como referência, no entanto, em outras regiões do país os problemas de transporte em massa são evidentes e são responsáveis por grande parte da população. Até mesmo o transporte em Curitiba, apesar de ser bastante inteligente, já começa a ser pressionado pelo crescimento da cidade e novas exigências.
Inspirado nesse transporte, Bogotá criou o sistema que mais transporta passageiros por dia. Entitulado pelo Planet Green, da Discovery Channel, como "um híbrido entre metrô e ônibus" o sistema está sendo adotado por vários países na américa latina, e se mostra bem mais saudável ao meio ambiente que qualquer outro meio. A solução para nossas cidades não está em corredores de ônibus, ampliações de marginais, construções de pontes e também não é extremamente necessário meios de transportes caríssimos, com tecnologia importada, mas no simples entendimento de nossos fluxos adotando as tecnologias mais convenientes.
Leia a matéria original no site do Planet Green.
Me perdoe a ignorancia, mas o sistema de Bogota e apenas um corredor de onibus com espaco pra ultrapassagem. Ok, vc paga a passagem antes de entrar no sistema, mas e dai?
ResponderExcluirBogota e menor que Rio ou Sao Paulo. E corredores de onibus com espaco pra ultrapassagem exigem avenidas largas. Se fizerem isto na Reboucas acabou a avenida.
No parking, no business.
Eu nao sei qual o problema da maioria das cidades. Mas, em Sao Paulo, um sistema de monotrilho ligando os terminais de onibus da periferia aos do centro (Varginha-Bandeira, por ex.) com paradas apenas em UMA ou DUAS estacoes do metro ou da CPTM ja aduria muito.
No caso do metro, linha azul, e notorio que algumas estacoes tem pouquissimo movimento e outras tem muita gente. Como esqueceram de fazer uma linha expressa o pessoal fica muito tempo dentro do trem como "sardinha". Poderia ser muito mais rapido e eficiente se houvesse uma linha expressa.
Corredor de onibus numa cidade media OK. Numa cidade de mais de 2 milhoes acho que tem que ser apenas um complemento ao metro. Se bem que eu prefiro os TRAMs da Alston aos "sanfornas" e "martoes".
Pedro
Não concordo com isso de "no parking, no bussiness"... temos até demais. Também não concordo muito com isso de poucas paradas. Funcina para trem bala, mas não para ônibus, é desperdício de percurso. É interessante ter linhas expressas, mas não todos, é essencial ter, além do metrô, que é deficiente ainda (e assim permanecerá por um bom tempo, pois nenhum plano se mostra eficiente), outros tipos de transporte que acessem vários pontos.
ResponderExcluirAinda sou fã de bondes e trams