Livraria Cultura

10.10.09

Golf e Rugby em 2016

Voltam para as modalidades olímpicas o Rugby e o Golf, a partir de 2016.

Apesar do Brasil não ter lá muito prestígio, reconhecimento ou destaque nesses esportes, podemos considerar um sucesso. Podemos trabalhá-los a partir de agora, investindo em equipamentos e nos poucos atletas que se viram em quaisquer campos pelas cidades ao desenvolvimento profissional.

Golf: trata-se de um esporte totalmente elitista, que pode ser relativamente popularizado no país conforme maior visibilidade e apoio da mídia para maior afinidade do povo brasileiro com o esporte. O outro, o rugby, poderia ser muito popular assim como o volley, basquete, futebol, natação ou atletismo.

Na África do Sul o futebol perde audiência para o rugby, esporte cujo público acompanha frequentemente. Poderíamos, talvez, aproveitar que a Copa que nos antecede acontece lá, e desenvolvermos matérias a respeito deste esporte e despertar mais interesse na população e ganharmos mais força em apoio a este esporte.

Temos alguns anos para investirmos no desenvolvimento, fomento e quem sabe mostrar algum resultado nesse evento grandioso do esporte.

Enfim, notícia dada, assim como as opiniões.

13 comentários:

  1. Olá Lillian, ainda sobre o assunto copa, no post anterior sobre o entorno dos estádios e a possibilidade de desapropriações de terrenos próximos para melhorar a dispersão dos torcedores, verifiquei pelo google earth sobre essa possibilidade no entorno do morumbi, alí ao contrário do muita gente pensa não é um lugar valorizado para residências, tanto que ao redor do estádio tem mais terrenos vazios que casas construídas e essas casas são de porte médio e simples comparado ao restante do bairro, nenhuma mansão, pois quem tem dinheiro não quer ter um estádio como vizinho. Para vc ter uma idéia do que falo, no entorno do estádio há apenas 10 casas em espaços que poderiam interessar ao clube, abaixo colocou o link de imagens do google para vc verificar. Com relação ao preço desses imovéis, fazendo uma cotação de preços em imobiliárias pela internet de terrenos e casas no morumbi e mais precisamente próximo ao estádio, o m² do terreno sai por R$1000, já apartamento de alto padrão saem por R$2500m² construído e casas medianas por 1500m², todo o espaço que poderia ser adquirido pelo clube seria de 15.000m², sendo 10.000m² de terrenos vazios e 5.000m² terrenos com residências. Fazendo um conta simples, de terrenos vazios o custo ficaria em 10 milhões reais e de casas outros 10 milhões reais, a prefeitura entraria como parceira no desvio das avenidas que passam junto ao estádio. Vc como arquiteta, acha que seria suficiente para o estádio esse espaço para melhorar a dispersão e chegada do público e o custo dessa aquisição, valeria a pena, abs !!!
    http://i635.photobucket.com/albums/uu72/ricadoni/entornodomorumbi.jpg
    http://i635.photobucket.com/albums/uu72/ricadoni/entornodomorumbi632.jpg
    http://i635.photobucket.com/albums/uu72/ricadoni/entornodomorumbi4444.jpg

    RICADONI

    ResponderExcluir
  2. LILIAN,
    Há muito que o Golf merecia estar nas Olimpíadas. Além de movimentações finenceiras incríveis, o Golf é sinônonimo de turismos, geração de renda e riqueza. Além de ter um número de praticantes no mundo, que supera vários esportes olímpicos. Assim é justo que faça parte das Olimpíadas.
    Artur Melo

    ResponderExcluir
  3. Este Artur Mello e O CARA. Falou tudo. Golfe nao e elitista coisa nenhuma. E so construirem campos publicos nas cidades e darem aula pro povo. E um esporte muito bom pra se conhecer pessoas e fazer amigos. Certemante, poderia ganhar muito com a TV paga.

    O rugbi e muito popular na Europa, na Australia e na Africa do Sul. Poderia ser uma opcao ao futebol pra uso nos estadios pos-copa. E um esporte muito interessante, embora eu goste mais do futebol americano.

    Qto ao Morumbi. De que adiantaria comprar as casas se os acessos sao complicados? As ruas parecem um labirinto. Copia dos Jardins, bolado pelos ingleses, gente que sabe das coisas. Este tipo de urbanismo inviabiliza predios comerciais. Portanto, se alguem deveria se mudar e o estadio. E lugar com bons acessos em Sao Paulo pra se construir algo novo e moderno nao falta. O melhor de todos eles eu ja cansei de falar qual e.

    Pedro

    ResponderExcluir
  4. Oi, Ricadoni... concordo que essas casas seriam boas para amenizar esse "aperto" mas acho que a area ideal seria maior. Coloco aqui o link da área que acho que seria ideal... poderia até manter o clube, já que é uma grande fonte de renda para o SPFC. Acho que não seria um grande projuízo se desfazer dele. http://www.twitpic.com/l9ifs

    Já sobre este post, Artur e Pedro. Concordo que o Golf é muito importante. Acho muito bom voltar para as olimpíadas e acho muito legal o incentivo ao esporte. Mas é elitista sim!!! Os equipamentos são caros, a manutenção de um campo e de profissionais para "dar aula ao povo" seria caro. O Rugby é muito mais próximo à realidade brasileira.

    Mas realmente seria muito legal disponibilizar para o povo. Vejo o tênis já sendo complicado... isso porque é muito mais barato que o golf, tanto das quadras, comparando ao campo, quando de equipamentos. Mas sem dúvida, quanto mais modalidades tivermos nas olimpíadas, melhor. Abrem-se mais portas, mais equipamentos, mais educação. Mas é elitista!

    ResponderExcluir
  5. Complementando o que estava falando ao Ricadoni... esqueci de falar uma coisa. Se o estádio fosse municipal o governo se mobilizaria para as desapropriações pois o retorno seria para ele. Sendo para um clube privado, não vejo tanto potencial para a prefeitura se mobilizar tanto.

    Além disso, olhando para essas casas, concordo com o que você disse sobre as melhores casas, mais valorizadas estarem mais distantes. É realmente ruim morar "colado" ao estádio. Outro exemplo disso, é ao lado do Pacaembu. No entanto, pode não ser classe AAA, mas é sim um padrão alto. Não dá pra discutir isso.

    ResponderExcluir
  6. Olá Lillian, é uma pena que o golf seja um esporte com poucos praticantes no Brasil; é um esporte muito interessante e com grandes personalidades esportivas com Tiger Woods.

    Com relação ao espaço que seria o ideal a um estádio ter em seu entorno, concordo com sua avaliação mostrada no mapa, perto de 100 mil m², mas hoje seria inviável adquirir todo esse entorno, muito pelo valor das residências mais afastadas do estádio, essas de alto padrão e que seriam afetadas com essa desapropriação. Aquele espaço que demarquei no mapa (15 mil²), somente ao redor do estádio seria uma ótima oportunidade, são 16 terrenos vazios e apenas 10 casas, seria mais para dispersão dos torcedores, pois o entorno do estádio está ruím daquela forma que é hoje, com vias muito próximas. O outro problema que tem que ser resolvido seria o estaciomento, na engenharia e na arquitetura, vc sabe disso, é comum ter que achar espaços e soluções aonde praticamente não existem, como é inviável desapropriar um espaço tão grande com um custo tão alto, o estacionamento teria que ser projeto em um terreno menor e construir um edifíco garagem de 5 a 6 andares, há um terreno na avenida Jules Rimet de 15 mil² pertecente ao hospital Albert Einstein, já usado como estacionamento, fica na esquina em frente a rampa do estádio, a localização aparece no seu mapa. Com 5 andares esse espaço aumenta para 75 mil² e com capacidade para até 7 mil automóveis junto ao estádio. O google earth é uma ferramenta ótima para verificar essas coisas, não sabia que havia tantos terrenos ao lado estádio, vazios, isso no meu ver facilita e muito melhorar o entorno do estádio.

    Vc não acha que essa rampas de estádios como morumbi e maracanã atrapalham a dipersão do público, pois elas direcionam uma massa de torcedores 40 á 50 metros longe do estádio e num mesmo local, quase sempre junto a avenidas. No maracanã, por exemplo, onde há um bom entorno, mas praticamente o torcedor não tem acesso a esse espaço, pois na saída é direcionado a 50 metros do estádio junto as vias públicas, um exemplo contrário é o Mineirão, sem grandes rampas, esse sim usa de forma mais inteligente seu entorno possibilitando uma melhor dspersão dos torcedores. Abs !!!

    RICADONI

    ResponderExcluir
  7. Oi, Ricadoni

    então, realmente, esse trecho que eu assinalei seria o q imagino como ideal, mas é extremamente utópico considerar essa possibilidade pelos motivos que você já falou. A desapropriação que você marcou acho que ajuda, mas mesmo assim acho que continua estreita demais para um caso de pânico/emergência. Muito próximo ainda.

    Sobre os estacionamentos, esse é outro ponto. Não sei muito bem sobre o edifício garagem q vc me falou que é do Albert Einstein, mas se esse hospital usa esse espeço, não há cabimento considerar utilizá-lo. Da mesma forma que o estádio precisa de um estacionamento, o hospital também, é exigência por lei para ter o alvará de funcionamento.

    Sobre as rampas tem o ponto positivo da acessibilidade. Ela beneficia um acesso igualitário a deficientes, idosos e reduz riscos de queda nesses casos de emergência. No entanto, tem esse problema de unir as massas que já poderiam estar dispersando. Há a possibilidade de fazer mais rampas, circulares, geralmente são colocadas 4, um em cada ponta + escadas. É uma opção que, na minha opinião, facilita.

    Ainda vejo a implantação como maior facilitador dessa acessibilidade. O estádio San Nicola é um exemplo bom. Cada trecho de arquibancada superior(modular) tem sua escada. E o nível onde se acessa, já é o topo da arquibancada inferior. Nisso, tira-se barreiras para essas pessoas que tem alguma dificuldade com escadas.

    Obrigada pelo comentário mais uma vez

    ResponderExcluir
  8. Lilian,
    TODO esporte é meio restrito (elitista) quando não é difundido para grande massa.

    O futebol, quando foi trazido para o Brasil, era restrito a poucos praticantes.

    O Tênis, até o ídolo GUGA, não despertava atenção das massas. Era MUIIITO elitista. Hoje, há quadras de tênis (saibro) na praia (aqui em Maceió, na praia, por exemplo -PÙBLICAS). No Rio, no Aterro do Flamengo. Quadras públicas!

    O Golf, nos USA, "qualquer um" joga.

    Nós estamos no início.
    Temos 110 campos de Golf, sendo menos de 5% públicos. Só na Flórida (01 estado americano) há 1500 campos, e 40% deles, são públicos.

    É um esporte que gera renda, impostos e preserva ou cria áreas verdes.

    Há 01 campo de Golf no centro de Chicago, por exemplo. Um "pulmão" no centrão da cidade!

    Em áreas degradadas, pode-se fazer campos de golf. Mesmo para quem não joga, vira um gd parque, aprazível e um "pulmão".

    ARTUR MELO

    ResponderExcluir
  9. Concordo Artur... mas o tênis, mesmo com o Guga é super elitista. Eu mesma sofro horrores pra manter a minha aula. E por isso, sacrifico quase todo o tipo de lazer extra. Praticamente só faço o tênis. E só consegui começar porque conheço uma pessoa q tinha uma loja de equipamentos e me fez uma promoção muito boa para comprar um raquete... e mesmo assim não foi barata.

    É sim elitista, assim como o golf. que é muito mais. Claro que abrir campos públicos facilita, sem dúvida, mas não é só isso. Temos que criar atrativos. Por exemplo, o tênis, se for saibro você tem que comprar a raquete, o tênis com sola tipo colméia, os grip, trocar as cordas dependendo da frequencia... é a diferença pro futebol, pro volley, handball, casquete, atletismo. Tendo um tenis e uma bola... vai que vai e as quadras em colégios, tudo tem todas as marcações. É um contato muito maior desde criança.

    Ficaria muito feliz em ver camposd e golf públicos... mas acho um pouco utópico já que não vemos nem coisas mais baratas. Em todo caso, a esperança está sempre aí... firme e forte.

    ResponderExcluir
  10. Lillian, como vc avalia, hoje, a arquitetura das arenas esportivas européias com suas arenas esportivas menos ousadas, clássicas e padronizadas, são muito parecidas, já as arenas americanas ousam mais na arquitetura, não é uma coisa padronizada como na europa, as arenas americanas tem uma arquitetura mais ousada, algumas de muito mau gosto até por ousarem demais, há muitos lances de arquibancadas diferentes no mesmo estádio e grande preocupação em aproveitar todo o potencial comercial do espaço, dá para perceber claramente duas escolas de arenas esportivas, qual vc prefere ?

    RICADONI

    ResponderExcluir
  11. Então.. tem muita coisa boa e muita coisa ruim por aí. E ambos os tipos tem seus pontos positivos que negativos. O europeu em si já tem vários modelos... o britânico que tem a cobertura bem próxima ao campo (sofre a grama, ganha o torcedor), o alemão onde um ou outro tem mais design que os britânicos). O italiano que passará, no geral, por remodelação, contando mais com design e programas variados, o espanhol q tb tem um pouco de design agora q estão modificando um pouco as coisas por lá.
    Na França é bem simples. Ou seja, lá mesmo é bem variado e gosto de uma ou outra coisa.
    Acho que não dá pra ser tão "regrado" pois os climas mudam, as características das cidades mudam, as leis mudam e o público varia muito. Depende da intenção que se tem com o estádio.

    Não conheço muitos estádios americanos, e os poucos que conheço não gosto muito. Tem coisas mto boas, mas no geral acho que pecam por excesso. O correto é acrescentar design SIM, mas com moderação para que o futebol, gramado, televisão, programas, sofram com isso. É ponderar. Abraços!

    ResponderExcluir
  12. sou professor de golfe e stou querendo implantar o golfe aqui no estado. Tanto o golfe como o mini golfe e tenho como construir os dois e sem muitos gastos para começar algo simples.
    Meu nome e Heleno
    82-87020213

    ResponderExcluir
  13. Heleno,

    não entendi. Está precisando de projeto para construir? Favor entrar em contato pelo email arq.lilianoliveira@gmail.com

    Em que estado você está?

    Abraços,
    Lilian de Oliveira

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...