Livraria Cultura

1.10.09

Porque ninguém convencerá a FIFA (continuação)

Conforme já disse aqui, tenho um outro blog, que pode ser acessado pelo Portal Copa 2014, e que se chama Arquibancada. O último post, sobre a limitação espacial do Morumbi, contava com fotos comparativas de outros estádios das Copas da Alemanha e da futura Copa na África do Sul - local de onde saem os maiores aprendizados da FIFA, dando-a respaldo para fazer as tais exigências que devemos seguir e que, posteriormente, complementaremos no caderno para as Copas posteriores a 2014.

Por algum problema no blog, algumas fotos não estavam sendo visualizadas, portanto, optei por colocá-las aqui. Imaginei que era uma limitação de imagens por post, mas mesmo num post novo, como o mesmo formato de imagem, elas não podiam ser visualizadas. Continuo então o post...

Disponho novamente, juntas, as concorrentes à abertura do evento:


Mineirão, Belo Horizonte

Mané Garrincha, Brasília

Morumbi, São Paulo

A foto que estava com problema era a do Mineirão, mas agora, dispostas lado a lado, podemos comparar melhor como os dois primeiros estádios tem espaço considerável para uma circulação livre, abrigo de equipamentos televisivos e das mídias do mundo todo, e, até mesmo, uma futura expansão, se necessário. Sabemos que as exigências mudam, devidos às mudanças da sociedade, o que é extremamente normal. Portanto, quando há uma construção grande, deve-se manter uma área livre, controlando a urbanização que, em São Paulo, aconteceu desordenadamente. Essa urbanização desenfreada ocorre nas grandes capitais do mundo. Considerando toda a história inglesa, por exemplo, vemos que o mesmo ocorre. Os estádios ingleses, apesar de serem muito bons, internamente, com muitas tecnologias, ainda sofreriam deste mesmo mal caso quisessem sediar uma Copa. Questão de segurança. Mesmo assim, apresentam estádios um pouco mais livres de construções coladas que o Morumbi.

Além disso, retomo, a Inglaterra tem um sistema e malha metroviária invejável, com uma localização muito melhor situada que o Morumbi. Mesmo com uma estação de metrô, a acessibilidade é limitada, querendo ou não. Ainda mais com uma linha de metrô cumulativa - não ramificada.

Outros estádios que havia separado são:

Amsterdam Arena, Holanda, e Volcano Stadium (Chivas), em Guadalajara, México, respectivamente.


Estádio de Sapporo, Japão - considerando que o país tem uma limitação espacial absurda, onde tudo ocupa o mínimo possível, vejamos onde o estádio é colocado: onde está mais livre possível!


Giuseppe Meazza (San Siro), Milão, Itália - metrópole também...


Beijing, sede das últimas Olimpíadas - já serve de exemplo para o problema de Olimpíadas no Rio (assunto postado no arquibancada)


Estádio de Braga, Portugal - referência em foco no torcedor.

Não vou deixar de colocar aqui os que tem construções mais próximas não porque o intuito não é me colocar como dona da razão ou forjar uma teoria. Mas ainda faço as observações abaixo das fotos:

Acima a esquerda estádio do Manchester City e a direita, do Manchester United (Old Trafford), em Manchester, na Inglaterra. Mesmo sendo na Inglaterra, estão mais livres que o Wembley, em Londres.


Estádio Olímpico, Roma, Itália. Um pouco limitado pela urbanização e pelo relevo. Não é a toa que um dos times já está viabilizando um novo estádio. Relembrando, os estádios italianos e espanhóis já estão superados e passarão por modernização e contarão com construção de novos estádios.


Camp Nou, é um dos mais importantes estádios, mas também tem construções relativamente próximas, mesmo assim, está bem mais "folgado" que o Morumbi, e, caso sediasse uma Copa do Mundo, também teria que se virar com os espaços ao redor... aí ainda tem uma possibilidade de desapropriação e adequação do entorno. Lembrando, Barcelona também teve grande desenvolvimento após as Olimpíadas, e por isso, tem um dos trajetos de circulação de pedestres mais adequados, chamadas de Las Ramblas.


Acima, o mais complicado de todos, Santiago Bernabeu, em Madrid, Espanha. Este tem o caso muito próximo ao do Morumbi, construções extremamente próximo e com chances de expansão e desapropriação, mínimas. Sem dúvida, a FIFA jamais autorizaria ali uma abertura ou encerramento da Copa.

Completando o post com mais dois exemplos, coloco o estádio olímpico das Olimpíadas de Barcelona, com um espaço totalmente adequado - mais um exemplo sobre o caso Rio 2016 e, logo abaixo, o caso do Maracanã, como encerramento.





Apesar de o Maracanã sofrer um pouco com a localização, hoje, conta com um metrô, e, até a Copa, contará com um sistema integrado de transporte. Além disso, em volta, tem um espaço livre relativamente suficiente. Nota-se isso pelas construções vizinhas bem mais distantes e pelos vazios que não foram ocupados em massa pela urbanização caótica, como no caso da capital paulista. O encerramento da Copa 2014 provavelmente será no Maracanã por ser o único concorrente, por toda história do estádio e pelo porte do mesmo. Além disso, seria extremamente difícil bater a visibilidade que o Rio de Janeiro tem.

Atendendo a pedido, adiciono a imagem do estádio da Luz, em Lisboa, Portugal:



Só para ressaltar o que eu penso sobre as desapropriações: qualquuer desapropriação é complicada - leva-se em conta valor histórico, número de propriedades, local para a "transferência" desse uso. As vezes não vale a pena. Agora olhando o estádio acima, podemos ver que, por mais que estejam próximas, ainda vejo grande diferença com o morumbi, há um espaço livre para ampliação, e são poucas as edificações vizinhas. As vias são transtornos, sim. Mas cada caso tem sua especificidade, há como mudar as vias se extremamente necessário, mas, de preferência, achar outra solução. Quando é estádio do governo, as coisas ficam mais simples, sendo particular, é contra o ideal.

Ainda sobre a importância do espaço livre ao redor do estádio, não é só cumprir uma área necessária. Portanto, é necessário espaço em toda a sua volta, pois as saídas estão em toda a volta.. precisa de espaço para que pessoas saiam com segurança em casos de emergência, para que corredores de pânico não sejam criados entre as saídas dão praticamente de frente para residências, ou quaisquer barreiras físicas. Precisa de um sistema em raios, para evacuação, e até mesmo para a organização da entrada.

14 comentários:

  1. A impressao que da olhando estas fotos aereas e que as cidades do Brasil sao menos organizadas que as da Europa. Deve ser mesmo, por aqui nao tem planejamento urbano nenhum. Tem gente falando em plano urbano de 5 anos. Vergonha.

    Vergonha mesmo e esta insistencia com o Morumbi. Sampa tem 3 excelentes areas pra construir um novo estadio: o Joquei, o Ceasa e o Campo de Marte.

    A melhor opcao, claro, e o Joquei. Com tres avenidas, uma via expressa, duas estacoes da CPTM, uma do metro e um corredor de onibus, so nao chega quem nao quer. Tem e que fazer um estadio junto a um centro empresarial focado em Inovacao e Venture Capital devido as adjacencias privilegiadas.
    O estadio em si e o de menos, mas eu sugeriria algo grandioso tipo o do Dallas Cowboy pra combinar com o empreendimento principal: o centro empresarial.

    Mas como nao temos peito pra desapropriar nenhuma daquelas areas vamos ficar assistindo Gabao x Coreia do Norte.
    Enqto isto, o Rio sediou o Pan e vai hospedar a FIFA, o Centro de Imprensa, a final da copa e as olimpiadas de 2016. So falta pegarem a abertura.

    Alias, do jeito que a coisa ta indo, ja ja vao transferir a F-1 pro Rio. Mesmo pq todo mundo (os pilotos) reclama das ondulacoes da pista de Interlagos. Se fizerem isto, sugiro que coloquemos a seguinte placa na frente da prefeitura municipal: MUDAMOS PRO RIO DE JANEIRO.

    Pedro, cidadao revoltado.

    ResponderExcluir
  2. tá certo ficar revoltado... mas São paulo vai acabar sediando algo das olimpíadas - se é que isso é um ponto positivo! Não apoiava rio 2016... mas como foi escolhida.. façamos nosso melhor... fazer o que... só acho que a Copa vai acabar pagando um pouco por conta das olimpíadas...

    Sobre a organização das cidades... se vc olhar londres é outra que é uma bagunça... algumas italianas também... como roma... cidades antigas e que passaram pelo medievalismo e periodo intenso da rev industrial geralmente tem essa característica... já no brasil é falta de fiscalização (habitações irregulares aos montes) e mudança de governo onde um não continua o projeto do outro (projeto anterior), começa um novo... gera descontinuidade e falta de conversa entre as idéias.

    ResponderExcluir
  3. Lillian, o estádio Camp Nou é cercado por ruas muito próximas, já o Santiago Bernabeu além das ruas, no entorno existem muitos prédios; com relação ao Morumbi vc "sempre" se "esquece" que há um clube social de 80 mil metros quadrados anexo ao estádio pertencente ao próprio clube, esse epaço pra vc não conta, nos outros estádios vc enxerga espaços, no morumbi eles não existem e mesmo desapropriações que vc considera nesses outros lugares vc não leva em conta aqui, estranho essa sua posição.

    ResponderExcluir
  4. Anonimo. Pra usar os 80 mil m2 a area social tem que ser destruida. E os 500 caminhoes de transmissao mais as 10 mil vagas de estacionamento?

    Ah, mas tem um monte de estacionamento ha APENAS 1,5Km do estadio. E um metro ali do lado (1,2Km). E tera um monotrilho mais um corredor de onibus. Bem vamos por partes.

    Nem saira o monotrilho muito menos o corredor de onibus pq isto desvaloriza o bairro. A avenida ligando o estadio a Santo Amaro idem, ainda mais passando por dentro de Heliopolis. Pode esquecer.

    Metro a 1,2Km significam 40 mil pessoas andando na rua. Se vc tivesse um comercio e visse este povo chegando vc manteria as portas abertas?

    E bom lembrar que na copa estarao aqui algumas das pessoas mais ricas do mundo. E mandar o cara estacionar la na casa do chapeu nao ta certo. Rico gosta de mimo. Nao gosta de ficar andando pra la e pra ca nem de ficar brincando de tatu, ja que no projeto do SPFC tinha standards DEBAIXO DO SOLO. QUE HORROR!!!

    Os xeiques arabes vao odiar.

    Pedro

    ResponderExcluir
  5. O engraçado que nesses outros casos se fala em desapropriações, mas se esquece que as ruas ao redor, junto ao estádio, é um obstáculo as desapropriações, só se desapropriar as próprias ruas, no caso do morumbi nem isso é preciso, pois o espaço existe é do próprio clube, se ele achar que precisa pode transferir o clube social de lugar e usar aquele espaço, para se ter uma idéia o novo estádio da Luz e todo seu entorno foram construídos em um terreno de 120 mil metros quadrados, só essa área do clube social tem 85 mil metros quadrados, quero ver esses outros estádios citados nesse post da Lillian conseguirem esse mesmo espaço em desapropriações. O metrô a 1,180km da porta do estádio pra alguns é longe, mas aonde que vão consegui na cidade de São Paulo algum lugar do tamanho necessário com metrô mais perto que isso, pois fazer um metrô apenas para o estádio é inviável em qualqyer lugar do mundo, o custo de uma obra dessas é de bilhões. Com relação ao monotrilho a obra já entrará em licitação no próximo mese, saiu um a notícia sobre isso ontem, já perimetral sul já é uma obra licitada, mais detalhes logo abaixo :

    Avenida perimetral sul

    A principal obra viária nas proximidades do estádio do Morumbi será a construção da avenida perimetral sul. A via correrá paralela à avenida Giovanni Gronchi e vai ligar o estádio à ponte João Dias (na marginal Pinheiros), cruzando a favela de Paraisópolis.

    A Prefeitura de São Paulo deve investir cerca de 50 milhões de reais na obra. O projeto já está pronto e inclui a reurbanização de favelas, a remoção de famílias em áreas de risco e a canalização de córregos. "A prefeitura deve aproveitar para resolver o problema de enchentes no bairro", diz o presidente do Sindicato da Arquitetura e da Engenharia (Sinaenco), José Roberto Bernasconi.

    O início das obras ainda depende do avanço da atual fase de desapropriações. A expectativa é de que a avenida esteja pronta em 2013 - portanto, antes da Copa das Confederações. Em sua lista de recomendações para a Copa, a Fifa lembra que todo o público vai chegar e sair dos estádios praticamente ao mesmo tempo nos dias de jogos. A avenida perimetral sul é a grande aposta para que as quase 70 000 pessoas que assistirão aos jogos não fiquem estancadas em congestionamentos.

    RICADONI - torcedor menos estressado e feliz em torcer pelo Maior clube do Brasil

    ResponderExcluir
  6. Ao anônimo que não se identificou. Sobre ter o clube ou não, não é justificativa, já que há construções muito próximas "de luxo". Não há a possibilidade de desapropriação. Se fossem prédios não significativos, abandonados, enfim... é a diferença. Sobre a comparação, ela foi feita justamente por estudo... querendo ou não é bem diferente. Sobre os estádios espanhóis, caso não tenha prestado atenção, menciono novamente... eles são limitados... assim como os italianos!!!! Sobre os 80 mil... coloque isso no papel e veja se cabe os estacionamentos necessários? Só se fizerem um edifício enorme, que provavelmente esbarra no gabarito máximod e altura e mesmo assim ainda falta espaço. Outra coisa.. esse é SÓ UM dos muitos problemas que São Paulo como cidade tem... ainda mais no bairro do morumbi... onde a acessibilidade é complicadíssima.

    Ao Ricadoni: sobre o estádio da Luz, estou adicionando a imagem.. e mesmo assim eles tem espaço para circulação muito maior que do Morumbi e não estão tentando a abertura da Copa. Além disso, exemplo... metrô itaquera tem um terreno bem mais perto já que você falou que não existe! No entanto, não acho que é isso que justifique o estádio lá. A distância do metrô pode até ser estratégica... o problema é a falta de mais de uma estação com linhas não cumulativas. O ideal é um estádio onde linhas diferentes e ramificadas abranjam a área... exemplo do pacaembu (linha vermelha e verde).

    ResponderExcluir
  7. Lílian,

    Eu vou findar me tornando um chato com esse tipo de comentário (lembra o do Tietê?), mas novamente é necessário dar uma polida no português: o título do seu post teria de ser "Por que" (por qual razão) e não "porque" (pois, porquanto) ninguém convencerá a FIFA. Vá lá e conserte, é melhor. Saudações esportistas e arquitetônicas.

    ResponderExcluir
  8. Lillian, com relação ao anônimo, todos que estão postando aqui estão com dificuldades para se identificar, pois simplesmente não conseguem.
    Qual é o tamanho da área que vc acha necessária para construir um estádio para um torneio de apenas 1 mês, como é a Copa; o complexo do Morumbi tem 154 mil quadrados ao todo, o Maracanã tem 195 mil metros quadrados, é bom realçar que nesse caso há outros edificaçôes de grande porte como o maracanãzinho nessa área, coisa que não acontece no Morumbi. Vc usa o exemplo do pacaembu onde existe linhas de metrô diferentes e ramificadas, mas esse é um exemplo que pode ser achado em outro lugar para se fazer um estádio pra copa em São Paulo ?

    RICADONI - De bem com a vida !!!

    ResponderExcluir
  9. Não critiquei estarem anônimos... sei que as vezes não dá pra se identificar pelo sistema do blog, mas dá pra assinar... como você fez, ricadoni. Era só para especificar a quem eu respondia.

    Ao que me corrigiu, novamente, obrigada. Meu português anda bem atrapalhado ahaiuhaihaiuh...

    Sobre o Pacaembu, são linhas diferentes, mas não ramificadas - somente corrigindo. Linhas ramificadas são como o metrô de Boston, por exemplo - que seria o ideal. No entanto isso não temos em local algum. De qualquer forma, acho que a região do morumbi é bem problemática em relação ao acesso. Não acho que tenham muitos terrenos desse porte, bem servidos pelo metrô. A questão é que acho que a região é mal servida (ainda, infelizmente - mesmo com a linha amarela) praticamente será só o metrô. Ônibus são poucos, ruas são apertadas, simplesmente porque não foram construídas se pensando num polo gerador de tráfego que um estádio é.

    O Maracanã também tem seus problemas. Já fui em saída de evento e é um caos. De qualquer forma, ainda melhor que no Morumbi. A diferença, é que o maracanã tem um sistema de saídas diferentes, marcados por duas grandes rampas, e um bom espaço livre para evacuação. Apesar de avenidas próximas, não é como no Morumbi, ou Pacaembu, ou até mesmo no Palestra, onde vc sai e, ao atravessar a rua, encontra um shopping, casa, enfim. O maracanazinho é pequeniníssimo obstáculo.

    Sobre a área, já disse, ela tem que ser bem aproveitada. Não adianta ser uma área comprida por exemplo. O espaço tem que proporcionar espaço tranquilo para toda a circulação próxima a todas as saídas, deixando "circuitos" de escape limpos. Não acho que o Morumbi não deva representar são Paulo na Copa. Mas acho que não tem condições de sediar a abertura. Mesmo assim, vejo pontos positivos para o desenvolvimento da cidade, na construção de um novo estádio (que quem sabe poderia se adequar TAMBÉM à abertura da Copa). A obrigatoriedade de ter boa infra-estrutura nas proximidades de um estádio para a Copa, ainda mais se for abertura, poderia obrigar nossos governos que nos enrolam o tempo todo, a construir e desenvolver regiões ainda não tão favorecidas. Não digo levar a Copa para um local tão distante que fica inviável. Mas levar a uma região que se beneficie mais com investimentos do governo e de iniciativa privada num bairro que lucre mais que o nosso nobre Morumbi. Enfim, me prolonguei, mas acho que respondi. Qualquer coisa, de uma lida nos posts desse blog aqui sobre o Morumbi e São Paulo. Pode ter certeza que definitivamente não faço uma campanha contra SPFC ou Morumbi, ou mesmo São Paulo. Só tento ver os pontos positivos que uma Copa pode trazer pra nossa capital. Abraços e obrigada pelos comentários.

    ResponderExcluir
  10. A Avenida Perimetral Sul mais o monotrilho vai facilitar sim a vida dos ladroes. Chegam de monotrilho, roubam o pessoal e usam a perimetral sua pra fugir. Duvido que o pessoal da area nao va se rebelar contra as obras, principalmente contra o monotrilho que vai desvalorizar o bairro. O certo ali era um metro.

    Agora sejamos sinceros pra que tanta obra pra receber Gabao e Coreia do Norte? Sejamos sinceros. Na abertura da copa do mundo estarao presentes o Obama (ou o Jeb Bush) os primeiros-ministros europeus, reis e rainhas, os Azis (familia real saudita) entre outros. Todos acostumados com estadios lindissimos. Ai a gente pega este pessoal e coloca num estadio com cobertura de Eternit????? Tem do. Nos vamos e ganhar fama de favelados.

    Que Sao Paulo recupere a grandeza e faca um estadio como o do Dallas Cowboy. Aquilo e que estadio.

    Pedro, cansado de tanto rir da cobertura de Eternit.

    ResponderExcluir
  11. A realidade é dura para muitos que lutam contra ela, as obras viárias (metrô linha 4, Perimetral Sul, Monotrilo) estão em construção, outras já licitadas e daqui um mês sai o edital de licitação da última, esses são os fatos e que saiba os moradores da área só serão beneficiados com isso.
    O Morumbi, pelos padrões que a FIFA deseja para estádios sediarem jogos de copa, possivelmente não vai cumprir todos os requisitos, como 99% dos estádios do mundo não se encaixam nesse padrão, que servem apenas para 1 mês de torneio, quero ver estádios tombados e praticamente vetados para grandes reformas, como mineirão e maracanã, esse último ainda não apresentou projeto, se enquadrarem nessas padrões.
    A abertura da copa, para desespero dos alienados de plantão, será em São Paulo e no Morumbi, com Obama e toda a trupe bem confortáveis nas suas poltronas e elogiando o belo estádio, com sua imponente cobertura, agora, sempre que as autoridades visitam ao Brasil eles pedem para ir em alguns lugares carentes, daí sim podemos levá-los a uma favela do Tatuapé conhecido como fazendinha.

    RICADONI - MORRENDO DE RIR !!!!

    ResponderExcluir
  12. Morrendo de rir estou eu com a ignorancia da Ricardoni. Estao todos em obras.... hahahahaha!!!

    O metro da linha 4 acredito que saia, afinal estao construindo ha uns 12 anos pelo menos. O monotrilho, bem, se esta dificil fazer o fura fila imagine o monotrilho. Mas legal mesmo vai ser pegar a perimetral sul. Imagine so o pessoal la de Paraisopolis assaltando os xeiques arabes. Justo eles que falaram que Dubai e um luxo e sao paulo ta um lixo. Alias a prefeitura precisa limpar a cidade, ta uma vergonha.

    Mas legal mesmo vai ser o pessoal descobrir que o estadio foi fruto de uma "caridade" do governo do estado. E que a reforma nao sai sem dinheiro publico. Afinal, os pe rapado da vila sonia tem pose, nao dinheiro. E investidor nenhum vai por grana no privadao. Ainda mais tendo um presidente que nao se contenta com apenas um copo de uisque.

    Sobre a caridade, pode ter certeza que os chefes de estado vao fazer sim, pro SPFC. Vao dar um din din pro PINK LABEL 24 anos e falar assim: na proxima constroi algo que preste!!!

    Sonha Ricarda, sonha. Abertura sera em Brasilia. No privadao da vila sonia so vao receber a gentalha da independente.

    PEDRO MORRENDO DE RIR DA IGNORANCIA DOS BAMBIS!!!

    ResponderExcluir
  13. Fico com pena de pessoas complexadas com sua sexualidade como a Pedrita que projetam nos outros seus próprios problemas, essa fixação com o São Paulo só Freud explica, já tá pegando mal, vai se tratar ou solte a franga que existe de dentro de vc. Convido vc a estar na abertura da copa no nosso templo sagrado,o Morumbi, abs !!!

    RICADONI, com dó das frangas !!!!

    ResponderExcluir
  14. Como se ve, na falta de argumentos apelam. Eu falo pro pessoal maneirar no PINK LABEL 24 anos mas nao tem jeito.

    Vou assistir no Morumbi a abertura da copa SIM. Copa do Mundo de peteca, de pingue pongue, corrida de saco, cabo de guerra, pipa, que mais? Queimada e uma boa pedida.

    A copa do mundo de futebol de 2014 eu vou assistir no Planalto Central, no belissimo estadio nacional de Brasilia. Sera um grande espetaculo. Porque no Morumbi a FIFA nao vai fazer. Imagina se vao colocar os ricacos do mundo debaixo de telha eternit.

    PEDRO SE DIVERTE COM OS ESCULACHOS QUE A FIFA DA NO MORUMBI. HUMILHA ELES BLATER!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...