Livraria Cultura

16.5.12

Cavaleiro Fiel, o novo nome da estátua do Corinthians

Há algumas semanas coloquei aqui a notícia que havia saído sobre a futura estátua de São Jorge, em frente ao estádio do Corinthians, em Itaquera. Pouco tempo já fervilhava a polêmica religiosa, já que quando se mexe com religião, há muita falta de aceitação de quem não compartilha da mesma fé. 

Fato é que São Jorge está envolvido com o clube há muito tempo. Há discordâncias dos motivos e datas, mas está ligado de diversas formas: construção da capela, nome do parque onde o Corinthians construiu seu clube permanecendo somente o nome, ligação à origem inglesa do clube, e também às referências de São jorge, um padre guerreiro, militar e que buscava com afinco seus objetivos, ao time, que também tem em suas veias este espírito de garra. Leia mais aqui em texto sobre as referências.

No entanto, nenhum corinthiano até então reprimia o time pela crença no santo (símbolo no catolicismo e também relacionado às religiões afro-africanas e umbanda), por tê-lo como padroeiro, nem mesmo pelo nome do clube ser Parque São Jorge. Onde é que foi cutucada a ferida? Na criação de uma estátua, que va contra a crença dos evangélicos (em grande número e crescimento no país), não acreditam em imagem. 

Acredito ainda na estratégia do clube, como mencionei em texto sobre o assunto (links no fim deste texto), mas também acredito que poderiam ter escolhido com mais cautela, de repente, escolhendo o mosqueteiro, ou o gavião. No entanto, é direito do clube escolher o que desejar, principalmente pois o padroeiro está ligado de diversas formas.

Acredito que seja questão de aceitação da fé alheia, independente de qualquer outra coisa. Se alguém for se incomodar com a imagem e possíveis peregrinações ao santo, podemos dizer então que os outros que não são evangélicos possam se incomodar com a arquitetura infeliz da maior parte das igrejas evangélicas. É justo? Não!

São diferenças que temos que aceitar ou continuaremos sempre a colocar a fé acima de direitos humanos, liberdade de expressão ou qualquer coisa do gênero.

Entendo quem está contra, faz jus a sua crença, mas faz um bom tempo que o time tem este padroeiro, imagino que a grande maioria tenha escolhido o time quando ele já estava vinculado ao S. Jorge. Eu mesma, não sou católica, embora tenha sido criada e instruída para ser, no entanto, não me incomodo. Se alguém realmente quiser ir até a estátua, rezar para são jorge, acender velas ou qualquer outro ato religioso, que assim o faça. Eu simplesmente não o farei. Posso conviver muito bem com a religião alheia e mesmo se ela for relacionada ao meu time, para mim, Corinthians é futebol, pode ter quantas relações com qualquer religião, que, para mim, o único interesse será o esporte. A única coisa com a qual me preocupo é com a boa manutenção da estátua, se isso de acender vela realmente acontecer, o que duvido um pouco pois não é tão assim venerado no catolicismo como mencionam.

A mudança de nome foi ridícula, uma forma em que Rosenberg achou para minimizar a polêmica, mas uma vez feito, não vai conseguir voltar atrás, é tentar ludibriar o povo. Mas enfim, ele mesmo afirma que não há nada com S. Jorge, que se alguém peregrinar será uma peregrinação ao tal 'cavaleiro fiel'. 

Veja abaixo um vídeo da estátua, convenhamos que tirando os 'torcedores' ao redor, é o São Jorge no cavalo.

Somente um esclarecimento para mais fácil aceitação. Entendo a não aceitação de imagens, no entanto, como fui criada como católica, tenho uma boa noção do que as imagens representam. Em nenhum momento uma imagem é para formar uma imagem física de um santo como traços, cor de pele, tipo de cabelo, etc, mas um ser humano genérico, com itens/objetos que façam com que os fiéis lembrem de seus fatos, que não caiam no esquecimento. Imagino que seja como a quipá dos judeus, que tem função de lembrar que sempre tem alguém acima de nós. É como um lembrete e estímulo para que oremos a quem acreditamos, para quem somos devotos. É somente um valor agregado à religião, não há nada de errado com isso, só pode trazer maiores valores morais ao fiel.

Não deve ser uma questão religiosa, mas uma aceitação à história do clube, a sua relação com o catolicismo e não é porque cresce uma nova religião no país que isso deve mudar. Não é porque tem novos torcedores do time, que o clube deve se desligar completamente do que ele cultuou por um certo tempo. Além do mais, o Brasil é um dos maiores países católicos no mundo.

Pode até ser positiva a construção da estátua para tentar mostrar que não há nada demais em conviver com mais de uma religião sem conflitos, sem um ficar enojado com o outro, e até mesmo aceitar quem não tem religião. Pode ser um avanço para o país, um avanço para a sociedade.

Estádios trabalham com e para o marketing
Itaquerão terá estátua de São jorge

*Espero não ter ofendido ninguém com qualquer comentário, não foi minha intenção em nenhum momento. Somente acredito que pode ser bom financeiramente para o clube, valorizando sua história.

5 comentários:

  1. cara lilian,sera que evangelicos nao sobem o corcovado? ou que tal destruirmos todas as imagens relacionadas a santos, mudarmos os nomes de todos o lugares que tenham santos ou santas.ora bolas se ha religioes que nao cultuam imagens, o por que se incomodam tanto com as mesmas, basta ignora-las.

    ResponderExcluir
  2. E QUE NOSSA SENHORA APARECIDA TENHA PENA DESSAS PESSOAS QUE REPUDIAM IMAGENS VOLTADAS PARA O PRÓPRIO BEM DO BRASIL,E DA HUMANIDADE!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A intenção pode ser pro bem amado , mas o que vale e a palavra de Deus , Jesus que morreu por mim e por vc pra que tivéssemos oportunidades para nos arrependermos dos pecados e assim sermos perdoados , Tua senhora nao fez nada por mim e por vc . Apesar de q Maria q nao e um estatua de gesso ter sido uma mulher vem aventurada em Deus. Mas n com patamar De mediadora em entre Deus e homem

      Excluir
  3. Legal sua publicação , sou evangélico e santista acho q n tem nada ver e só se a pessoa evangélica q acredita somente em cristo como mediador entre Deus e o homem e q nao se deve adorar outras imagens como esta escrito na bíblia adorar ao sao Jorge , do resto cada um tem sua crença e devemos respeitar como as pessoas tbm devem respeitar se um evangélico n quiser reverenciar uma estatua .

    ResponderExcluir
  4. é exatamente isso, Jessy. Ninguém está obrigando nenhum evangélico a reverenciar a estátua. É só a construção do símbolo do clube, da história dele, funcionará mais como um marco turistico, visita quem quer. é questão de respeito de ambas as partes deixar a estátua lá quieta, a decisão é do clube.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...