Livraria Cultura

21.6.09

Cidades-sede: Porto Alegre



Uma das cidades com melhor qualidade de vida do país, é também a mais preparada atualmente para sediar uma Copa do Mundo. Com um projeto de reforma do estádio Beira-Rio bem desenvolvido, pelo Hype Studio, Porto Alegre também se demonstra adiantada no cronograma de reformas e investimentos.

Por ser extremamente organizada, ter muito suporte e apoio em investimentos, Porto Alegre teria dois estádios disponíveis para a Copa do Mundo de 2014. No entanto, pelas normas da FIFA, somente 1 estádio por cidade pode se candidatar. No caso, seria o Beira-Rio, do Inter, mas há uma proposta do Grêmio.
Embora o projeto do Grêmio seja muito bom.... é muito improvável que desbanque o projeto arquitetônico E urbanístico apresentado.




O projeto do escritório Hype Studio, trabalha muito bem, não só a reforma do estádio em si, como também o entorno, incluindo uma boa parte da orla do Rio Guaíba. Esse projeto sim, promove um espaço para a cidade. Não é um falso discurso como outros estados têm feito.

Em relação ao estádio, será feita a cobertura em PTFE para toda a arquibancada, feita aos poucos, em módulos de estrutura metálica, arquibancada inferior para adequação aos padrões das exigências da FIFA, camarotes e centro de mídia. No entorno, a partir de investimentos privados de outras empresas, ainda a serem fechados, haverá vários equipamentos como um centro clínico especializado em medicina esportiva, hotéis e até mesmo uma marina.




Pode ser notada, também, a disposição de Campos de treinamento nas laterais do estádio (foto abaixo)



É bem essa questão que eu penso quando digo sobre a característica da região para sustentar o estádio. Nenhum estádio pode sobreviver de ingressos, muito mesmo porque a população brasileira não tem dinheiro para pagar altos custos. Além disso, se sobe o valor, elitiza-se o esporte que é um dos únicos que permite a todos independente de credo, cor, classe, enfim...

Neste caso, as características particulares da região foram analisadas e promovidos então, equipamentos condizentes, que não são clichês (restaurantes, shoppings, museus, lojas) e que acrescentam algo para a cidade e para a realização da Copa. Sem dúvida, também trará retorno com turismo pela arquitetura do estádio.
Pode ser vista uma grande preocupação aos acabamentos e detalhes finais de projeto (abaixo a esquerda). Tudo parece estar muito bem definido e bastante trabalhado.


A única crítica que talvez possa fazer ao Beira-Rio é que a arquibancada poderia ser mais próxima ainda do campo, rebaixando o campo como outros fizeram. No entanto, por estar às margens do rio, pode ser a questão que impediu esse serviço. Também vale mencionar que alguma semelhança com o estádio Nelson Mandela Bay, em Elizabeth Port, (acima a direita) já foi sentida por algumas pessoas, embora eu ache a proposta brasileira mais simpática do ponto de vista de design e disposição das "baias" para as redes televisivas. Bom, o escritório Hype Studio fez uma visita aos estádios da África do sul e à estádios europeus e, do meu ponto de vista, chegaram a um design legal.
Sem dúvida, em Porto Alegre, o projeto deixará um legado muito positivo. Principalmente se o Grêmio também der continuidade ao projeto, pois desenvolverá outra região da cidade e também promoverá a qualidade do futebol. É muito ruim quando um ou outro time somente tem uma infra-estrutura exemplar e outros treinam com muito menos infra-estrutura.

O principal desafio da cidade no momento é a construção da extensão do metrô para facilitar o acesso, arrumar as parcerias (que aparecerão facilmente, creio eu), e verificar mais algumas melhorias em acesso, como facilidades em ciclovias pela orla, e melhorias na principal via de acesso.

Por enquanto, Porto Alegre é a cidade-sede que respira mais sossegada e que mais dá segurança a uma boa representação do país na Copa. A população no Sul, em geral, tem uma educação muito boa, são bastante prestativos, garantindo a receptividade, e, portanto, em termos de turismo, pode ter melhorias na ampliação da rede hoteleira característica da região e não tão grande preocupação com a instrução de mão-de-obra como outras regiões exigem.

O arquiteto do Hype Studio também deu uma entrevista para o Portal da Copa onde esclarece algumas questões do projeto e ainda no site do escritório pode ser vista uma infinidade de imagens do projeto que deixam bastante claras as intervenções. Não me resta nada a dizer além de parabéns pela organização de Porto Alegre.

Quem tiver opiniões contrárias, por favor deixem comentários, pois ainda não vi grandes críticas à cidade.
Todas as fotos foram retiradas do site da Hype Studio e do Portal da Copa - exceto a do Nelson Mandela Bay, achada do Google mesmo.

31 comentários:

  1. Bem, eu tenho algumas duvidas.
    1- Marna. Sera um porto so pra barcos privados ou vai ter aqueles barcos pras pessoas comuns fazerem um cruzeiro de 1-2 horas pelo rio?

    2- Transporte publico. Vai ter linha de metro? A grande vantagem e tirar o publico adversario em pouco tempo: uns 3 minutos.

    3- Falta uma torre bem alta. Seria muito legal. Em Chicago tem uma de 100 andares (uns 30 tava bom pra Porto Alegre). Um bar com vista pra cidade seria um gol de placa.

    4- E uma "praia" as margens do rio com espaco pra "futebol de praia" e um voleizinho basico.

    5- Me parece que nao ha espaco pra estacionamento.

    Seu post sobre Porto Alege foi excepcional. Meus parabens. Pedro

    ResponderExcluir
  2. Esqueci de falar do projeto do Gremio. Muito legal. Me lembra um pouco o Estadio do Atletico Paranaense pela possibilidade de usar uma parte da area como academia ou centro de convencoes.

    Estadio bonito mesmo sera o futuro FIELZAO, pena que nao estara pronto pra copa. Azar da Copa.

    ResponderExcluir
  3. Tentando responder suas dúvidas, Pedro:
    1 - marina: Não faço idéia. Poderia permitir os dois tipos, certo? Um Porto para transportes de carga em alguns trechos, aliviando de leve o tráfego rodoviário (mas isso depende do calado, profundidade do rio) e para trajeto mais turísticos. Acho que seria atraente com uma orla bem tratado.

    2 - Uma linha de metrô vai chegar sim até o estádio (tem um link no texto para um artigo que vi)

    3 - Acho que essa idéia de restaurante com vista pra cidade é legal. Mas uma torre seria muito plágio.

    4 - Essa idéia sua de praia até seria interessante, mas depende de muita coisa, principalmente da qualidade do solo em torno do rio. Não conheço o suficiente para falar sobre a contaminação do solo ou das água. Dependendo do caso, o tratamento da água leva um certo tempo, do solo acho que é inestimável e o custo seria meio absurdo. De repente poderia ter outro tratamento da orla como acontece em algumas cidades européias. Mas depende de muitos estudos.

    5 – Parece, né? Mas tem sim... isso que é legal à primeira vista. No site do inter tem a divulgação do projeto também e tem esse texto explicativo: “para comodidade do torcedor que vai nos jogos, nos shows no Gigantinho, no Centro de Eventos, ou apenas usufruir das lojas e restaurantes do complexo. Um edifício com altura inferior à das copas das árvores existentes, causando o menor impacto possível na paisagem do parque. No outro lado do complexo haverá outro estacionamento embaixo de uma esplanada. Ambos terão entradas e saídas pelas avenidas Padre Cacique e Beira-Rio.”

    Sobre o projeto do Grêmio, esse já tem mais coisas clichês, menos plasticidade que o Beira-Rio, mas parece também um bom projeto. Não vi muito material além dessa imagem postada... talvez mais umas 2 ou3 imagens. Como também não sei muito sobre o local de inserção, preferi não comentar nada antes de conseguir estudar mais sobre esse caso.

    Sobre o Fielzão, aí é que eu já cansei! Já vi umas 7 propostas para estádio para o Corinthians, ou até mais. Nem sei qual é a pedido do próprio Corinthians, quais são especulações. Tenho até uma proposta minha.... fruto do meu trabalho final da faculdade. Quem sabe um dia eu publico aqui.

    Obrigada pelo cumprimento e pelos comentários

    ResponderExcluir
  4. Complemento do item 3 que sumiu...

    tem outra cidade que já foi bastante criticada por ter um projeto bastante semelhante a esse de Chicago. Desculpe-me mas não me lembro onde.
    De repente pode usar a cobertura de um desses hotéis, onde pode ter visitação livre como mirante, onde se pode escutar a história da cidade, mostrando-a, através de fones lá em cima.
    E um restaurante com algum conceito novo, ou característica peculiar. Isso depende da arquitetura desses prédios e do conceito. antes de exemplificar saliento: Não estou comparando custos mas idéias. Em Dubai existem restaurantes externos, quadras de tênis ao ar livre no topo de prédios, com helipontos. Enfim... no caso de Dubai é tudo puro luxo, mas a idéia é acrescentar valor a essas construções... e isso o inter tá fazendo... principalmente porq tem uma equipe de marketing inovadora, cheia de idéias. Bom.. é isso que tinnha sumido na resposta acima.

    ResponderExcluir
  5. Lilian,

    Eu nao conheco Porto Alegre mas, pelo projeto do Gremio, me parece que se situa na area mais central dai os predios no entorno. Se forem predios comerciais e o projeto contemplar uma especie de shopping com servicos como academia, restaurantes, bares e etc ta perfeito. O problema sera atrair os executivos colorados :-))

    No caso do Inter, tem uns predios atras do estadio. Poderiam fazer um restaurante com vista panoramica la.
    Restaurante aberto eu nao recomendo. Os fortes ventos vao esfriar a comida e acabar com o penteado do pessoal.
    Pior, vai que algum louco resolver pular la de cima.

    Ao entorno do estadio do Inter poderia fazer, que certamente sera um lugar turistico, poderiam fazer um (ou alguns) museu e claro um shopping. Uma rua comercial pra produtos mais artesanais e turisticos seria uma boa pedida.

    ResponderExcluir
  6. Não!!! Num falei de ser um restaurante a céu aberto, não! Só dei referências de coisas diferentes que podem ser feitas. Não necessariamente um restaurante nem a céu aberto hahaha. Esqueci de mencionar qual é um dos prédios que tava pensando... é o burj al arab.

    Sobre os shoppings acho que até atraem público, mas não vejo como algo valoroso. Até a arquitetura de shoppings é limitada e até atrapalha no urbanismo, por isso que acho que de repente vale mais focar em outro tipo de atividades.

    ResponderExcluir
  7. Lilian,

    Em geral, arquitetos e urbanistas nao gostam muito de grandes predios comerciais (especialmente os "cortina de vidro") ou de shoppings centers. Como urbanista, que problemas vc ve neste tipo de construcao?
    Particularmente, acho que tem uns predios lindissimos. Um que eu gosto muito fica em Pinheiros, em frente ao El Dorado. Parece um vidro de perfume ...

    No projeto do Inter poderiam colocar lojinhas ao longo do rio. Infelizmente, a violencia no pais acabou com o habito de fazer compras ao logo de ruas comerciais. Foi-se o tempo em que se faziam compras na rua Augusta.

    Seria muito legal caminhar ao longo da orla cheia de lojinhas. Daria um ar "sofisticado" ao local.

    ResponderExcluir
  8. Então eu acho que a idéia de shopping center é mais uma influência americana, baseada no puro e consumismo. Uma visão diferente dessa é a das Ramblas em Barcelona, ruas para pedestres, a céu aberto onde acontece de tudo e tem vida 24h. Esse uso durante 24h melhora a segurança, pela simples vivência das pessoas. O shopping exige aquele estacionamento, não há um shopping que não seja um bloqueio no meio da cidade, principalmente para pedestres. Sobre as peles de vidro... isso não é para Brasil. Nem tudo que vem de fora não pode ser simplesmente usada aqui. Claro que não é proibido, mas o jeito que se usa não é o correto. Pelo clima do país, o uso de peles de vidro exige consumo excessivo de ar condicionado e iluminação artificial. Ale´md isso, já teve até uma região em SP, acho que era no Brooklin, perto da Berrini 500 mais ou menos, onde os vidros espelhados forram proibidos pois refletiam as árvores e os raros passarinhos iam direto e morriam batendo no vidro.
    A arquitetura de shoppings tem porte grande e não complemente nada a cidade pois é totalmente voltado para dentro, nisso viram caixotes imensos, no meio da cidade, sendo barreiras visuais e de fluxo.

    ResponderExcluir
  9. Lilian,

    Nada a ver com o Estadio do Inter, mas em Sao Paulo estao ampliando as faixas de rolagem das marginais em mais 6 pistas. Nao e um contrasenso? Isto nao vai contra tudo o que as outras grandes cidades do mundo estao fazendo?

    Parece que esqueceram de vez o transporte publico. Onibus, TRAM e metro ficam em segundo plano.

    Como a FIFA, que prega a preocupacao com o impacto ambiental na construcao do estadios, veria esta opcao pelo viario em detrimento do transporte publico? Eles poderiam usar este fato pra punir Sao Paulo nao realizando na cidade a abertura da copa ou isto nao tem a menor importancia pra FIFA?

    Parabens pelo blog que esta otimo,

    Pedro

    ResponderExcluir
  10. Alias, complementando minha pergunta anterior deixa eu te perguntar outra coisa: resolve alguma coisa aumentar o numero de faixas na marginal e nao fazer nada no resto da cidade.

    O "planejmento" nao deveriar pensar no fluxo de veiculos ao longo da cidade e nao somente neste ou naquele lugar isolado?

    Como leigo acho que a obra vai atrair mais veiculos pras marginais que ficarao presos novamente no transito quando sairem de la pra qq outra avenida da cidade.

    ResponderExcluir
  11. Pedro, comentei sobre essa questão das marginais logo abaixo do seu comentário no post de curitiba. Acho um absurdo, um retrocesso, além de uma tremenda ignorância.

    O Planejamento que mencionou, deve sim, ser do deslocamento feito ao longo de toda a cidade, sim. O metrô mesmo realiza estudo de fluxo de pessoas e a SPtrans também o faz em relação a cargas. É aí que esses estudos deveriam ser utilizados, com o fluxo... não somente a ocasião de Copa do Mundo, nem mesmo todas as pessoas devem circular pela marginal. Devem disperssar fluxos e mesclar meios de transportes. Um só desenvolvido não resolve, muito mesmo se ele for o rodoviarismo.

    Acredito no mesmo que você disse, atrairá mais gente bateremos novos recordes de congestionamentos. Aliás, parece ser um orgulho do paulista... típico ver gente chegando no trabalho e quase que se vangloriando de ter pego o maior congestionamento da vida.. de ter perdido um tanto de horas recorde no trânsito. Todos reclamam, mas ao mesmo tempo parece ser um orgulho. Pura bobagem

    ResponderExcluir
  12. Sobre o que uma pessoa disse, que não conhece Porto Alegre, mas que o futuro estádio do grêmio é mais perto do centro??? Fica bem mais longe do centro, no bairro Humaitá, onde hoje não tem nada além de um aterro de lixo sanitário, os prédio que aparecem em volta são projetados...

    ResponderExcluir
  13. Oi "anônimo" hehehe, acho que independente de ser perto do centro ou não, ambos os casos tem seus prós e contras. Próximo ao centro provavelmente sofre com problemas de congestionamentos, pois quase nenhuma cidade tem suas vias preparadas para receber um pólo gerador de tráfero (que um estádio sempre é).
    Estar longe perde um pouco pela questão turística direta. Mas mesmo assim, vejo um pouco mais de potencialidade se estiver mais afastado. Não completamente isolado de tudo, mas não tão próximo de centro. Mas isso também vai de cidade para cidade. Análises particulares para cada estádio.

    Obrigada pelo comentário

    ResponderExcluir
  14. Eu ainda prefiro o projeto do Grêmio.

    ResponderExcluir
  15. Oi, Chirrad.

    Prefere por preferir o time ou pelo projeto mesmo? hahaha ou as duas coisas?
    Não vi muito sobre o projeto, assim que conseguir mais material, analiso ele aqui. Acho difícil bater o beir-rio, mas veremos né?
    Espero que seja melhor... quanto mais tivermos estádios bons, melhor para nosso futebol.

    Além disso, comentei sobre o beira-rio pois é ele quem tem mais chances para a copa. (até agora... acho quase impossível não ser ele)

    ResponderExcluir
  16. Lilian! Vc fez varias criticas a sede São Paulo, e eu não vi os mesmos critérios nesta análise da sede Porto Alegre. O metrô por exemplo, o de São Paulo vc disse que ele não iria suporta a vazão do público ao fim do evento, e essa estação que vão construir vai? Outro ponto, quantas vagas de estacionamento haverá? E por último nos fale sobre o bairro, é nobre? humilde? e os benefícios que terão após a copa, que foi outro ponto bem criticado por vc sobre a sede São Paulo.

    Abrass!
    Continue com esse excelente blog!

    ResponderExcluir
  17. Oi, Fernando.

    É verdade. Não comentei sempre sobre os mesmos tópicos, pois vou escrevendo o que vou analisando e, às vezes, uma ou outra coisa falta.

    Sobre o metrô, tem praticamente o mesmo problema. Uma única estação é complicado... não ajuda, ajudariam duas se fossem linhas distintas como acontece no pacaembu, em SP (linha vermelha e linha verde), assim não acumula público de uma estação à outra. No entanto, comparando São Paulo e Porto Alegre, a capital gaúcha leva a vantagem das ruas serem menos apertadas, menos congestionadas e ainda ter um plano de alargamento da av. beira rio - o espaço em volta, margeando o rio, permite isso. Ainda não acho o ideal trabalhar o acesso de carros somente. Mas no caso de porto alegre, muitas sistemas podem se complementar(carros, ciclovias, algo no rio - mesmo q turistico, metrô, ônibus). Em São Paulo, pelo bairro do morumbi, duvido que muita gente se anime a ir de bicicleta por exemplo, pelo jeito que o paulista dirige (ainda não há respeito, infelixmente) e pelo próprio relevo do bairro. Em porto Alegre e em algumas outras cidades, como BH, Brasília, as cidades praianas, em geral, por ser um percurso plano, pode incentivar a idéia de bicicletas.

    As vagas de estacionamento previstas são 8.000 ... ainda falta um pouco segundo as especificações da FIFA... deve estar dentro das pequenas correções pedidas pela FIFA e que devem ser apresentadas em breve. Mas o espaço permite. Não é nada preocupante. Tem informações aqui: http://www.revistaviverbrasil.com.br/materia_01.php?edicao_sessao_id=150

    Sobre o bairro, é relativamente nobre. No entanto, o projeto prevê uma melhoria bastante significativa em relação a orla do rio. Ganha muitos pontos no meu critério por o rio ser sempre esquecido pelas cidades brasileiras. Não é uma área tão pequena a ser remodelada, não é somente o estádio, e se essa melhoria der certo, o projeto for bem aceito, ele pode se estender para o resto da orla.

    Bom, os benefícios foram respondidos junto com a resposta do bairro. Há uma significativa melhora da orla, um espaço verde, UM VERDE REAL e não mascarado com estacionamentos subterrâneos, permeável, com atividades para a sociedade, uma marina. Complementa o lazer na cidade, que tem alguns problemas.

    Espero ter respondido... qualquer coisa é só perguntar. Obrigada pelo comentário... tendo mais, pode falar, eu sabendo responder, pode deixar que escrevo :)

    Abraço!

    ResponderExcluir
  18. Consegui alguns dados sobre o patrimonio do inter nesse local onde vai ser realizado o projeto
    Eu tive a curiosidade em saber o tamanho exato do patrimonio do inter hoje e consegui esses dados:
    Terreno onde esta o estadio Beira rio - 150.361,63m2

    Terreno Parque Gigante - 81.553,40m²

    * Terreno do Beira rio e terreno do Parque Gigante são coisas diferentes

    * Nesses dados não esta sendo contado o terreno do estacinado da eptc que foi doado ao inter pois não achei as dimensões

    Estádio Beira-Rio - 24.714,00m²

    Ginásio Gigantiho - 6.360,00m²

    Capela Colorada - 415,26m²

    Galpão Crioulo - 629,00m²

    Vestiários das Piscinas - 676,00m²

    Outros Vestiários - 246,00m²

    Almoxarifados - 420,00m²

    Cancha de Bocha coberta - 369,00m²

    Restaurante - 1.500,00m²

    Piscina térmica - 2.120m²

    Piscinas externas - 8.100m²

    Centro de Eventos - 2.650m²

    *Todas as dimensões que eu coloquei ai são de construções fora do estadio Beira Rio.
    Não consegui todos os dados dos patrimonios do inter. Ainda existem muitas arenas do inter como por exemplo o Estadio dos Eucaliptos, estacionamento que era da eptc e etc... Fica meio complicado fazer uma analise completa pois esta faltando o tamanho do terreno que foi doado pela prefeita ao inter. Mas te pergunto aqui o que vc achou das dimensões do local onde vai ser realizado o projeto? Alexandre

    ResponderExcluir
  19. As dimensões não acho q sejam tão relavantes. A partir do momento em que se garante um espaço mínimo para a aglomeração que se forma quando acaba o jogo, o que tiver a mais é lucro.

    Realmente os terrenos são diferentes. O do Parque Gigante SE NÃO ME ENGANO, é um parque privado, um clube para sócios. Se não me engano!

    Obrigada pelo comentário. Onde conseguiu os dados? Com o inter mesmo?

    ResponderExcluir
  20. Retirei esses dados de um edital da prefeitura de poa feito em 2004. De lá até agora nada diminui de tamanho e tudo continua no mesmo lugar hahahahah. Algumas coisas novas foram feitas e esses dados não estão atualizados tbm pq falta contar com o terreno doado pela prefeitura que eu não achei as dimensões. Tem que ficar claro para as pessoas que o terreno do beira rio e o terreno do parque gigante são vizinhos. Acredito que deve se pensar ações conjuntas. O parque gigante é sim um parque privado para sócios e tem que resalar que ele pertence ao inter e que é o inter que o adiministra Desculpe meus erros de portugues é que eu me criei nos Estados Unidos e por isso não tive portugus na minha formação. Segue o link do edital da perfeita de poa que me referi http://lproweb.procempa.com.br/pmpa/prefpoa/dopa/usu_doc/28dezembro04.pdf É bastante grande esta pagina da internet e o conteudo que falei do patrimonio do inter esta na pagina 4(indo para baixo vc acha). Alexandre

    ResponderExcluir
  21. Obrigada Alexandre. Acho que já vi esses dados antes. Tá ok seu português, não se preocupe. Mas acho isso mesmo... ações conjuntas!

    ResponderExcluir
  22. Tive dando uma volta de elicoptero pela cidade e tentei tirar uma foto do que é hoje a area onde vai ser feito o projeto. http://www.orkut.com.br/Main#AlbumZoom?uid=14470012080620723957&pid=1270845917135&aid=1$pid=1270845917135
    No orkut a foto pequena se for do interese de alguem eu posso enviar a foto que fica maior e da pra aproximar.

    ResponderExcluir
  23. Andei tirando umas fotos de algumas coisas que estão sendo feitas no beira rio.
    Instalação fundações dos pilares
    http://img200.imageshack.us/img200/7084/0032ov.jpg
    http://img200.imageshack.us/img200/5271/0033kd.jpg
    http://img200.imageshack.us/img200/246/0034awn.jpg
    http://img200.imageshack.us/img200/9948/0035j.jpg
    http://img200.imageshack.us/img200/5869/0036p.jpg

    Instalação da fachada
    http://img156.imageshack.us/i/dsc008431.jpg/
    http://img535.imageshack.us/i/dsc008401y.jpg/
    http://img651.imageshack.us/i/dsc008461.jpg/
    http://img208.imageshack.us/i/dsc008451.jpg/
    http://img408.imageshack.us/i/dsc008441.jpg/
    http://img688.imageshack.us/i/dsc008411.jpg/

    ResponderExcluir
  24. Legal ter enviado fotos Alexandre. Sempre q tiver coisas novas daí, é só postar aqui.

    ResponderExcluir
  25. Mais umas fotinhos de umas coisas que achei interesante

    Construção da fachada
    http://images.orkut.com/orkut/photos/OQAAALecE22Tq4W7XT1SAaIu5nZPppIrOrkhEKqkZG_nUHdAT7ib0FnYZA-4B84Xqe8Y0y7JglDLcL8v_dWBWjH26DoAm1T1UF2RQpq7IcIcWYTPubtAKkqOPvuA.jpg
    http://images.orkut.com/orkut/photos/OAAAAAq9WaGNrD_BC6ybncHQz19HbhilyW1h6-7cmnyaFybtYjU1EAD_ZUQD2uu0SYOhtYL8gtjGZOCR9A3RzwrZdksAm1T1UFsoJE5YdswZKzkwdIlpTDiTD8eo.jpg
    http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAJXsZA595ybN8NySW1wXdUpFG44aa76UC0GKAjssbseNiNZbOLa8nA6oe_E0Qfl50ULV3SGCnI7DFDwj-Gej_oAAm1T1UPnaNIHTLNmBrtmcSD6QceEfsg78.jpg
    http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAH_xN8sENiAJffIBYU2-Qmcb_hkqtaHUWAKDJoLjNkbSgMyhrUSbHUMeVUQR_LzTbai7_bFr_T_DH5MPblvDuQMAm1T1UOB2dsCw7dCnU3-31vuX6BozqdSZ.jpg
    http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAACGzmEPjb6UrFmmJ1TFp49JL7ZgyIN1h8VHpVWThAE93dZF79x9ksYEYqZSnsZ0UombO-hEk8G1fGnruuMkAZ9AAm1T1UD-dJzU3jVLdd2tbB5PY96TdycMD.jpg

    Inter envia cartilha de 71 paginas para Fifa
    Capa
    http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAPKdH-OeiOzXRu_i1WEjUcz59tAp74WTmg9qAdFE4UQZ-_Y_iTDblC4u8LMOEqPv4Ppx5EXoAC0B3RUK3AoUfaoAm1T1UOQSB1YruDyAVQZqZFgv4-ctnGT5.jpg

    Viabilidade financeira
    http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAL6bSjsB2ZWGCa5ReGup2uLLqLFycWWShpLa9ukU4odNkejlRkPEp7AoDjSP5Kwpiev_nEx7dq7BsVWxes39hGcAm1T1UJtbpwLdSvtLSkn-yuA6oM1WoZ5w.jpg

    Cronograma das obras
    http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAFqsYDBQQxv1qjmGr2ab_LJ6-J1fo2zKkeiTkx0oMNmGRPF2r2_bsMfL4HmOO-ZRzjqSsrTHo-brzkIAJ4Y7MIEAm1T1UIBHRacNPw4AZd6AR2EEAiTVWB4c.jpg

    http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAAD9wzVutJMHZSy5mDKGb-3IRo0-XzE8WKtUv6vCAwzg_YwF6kE2mit3wHbDYeHRn-mm5CuyX1b5HPsYMN6M40sAm1T1UB4257OmSwRj4h-RJGzC9rpJPL1h.jpg

    By alexandre

    ResponderExcluir
  26. Mais umas fotinhos de umas coisas que achei interesante 2



    http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAJF2rInqqIgMmEiuKinUrOr6DnYXSk5M4XK3T1FF36E5F1ZqKHZv1eDG8YzDj8LDZ2ZoLhDqVdBflsQkkh5ZRU0Am1T1UJh4WcfOv5CKrczSqYlZloNoab0s.jpg
    ,
    http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAH7oDL3nLAVO--xOHUyZkBffcwTSWEbU_kb-0gJ-p0Y8FT5YRKpFohIN5wfyPfrub6LwRUtrlStWSM2g5Bh8_SgAm1T1UKsAD-Fe48CXNLA1T_40W1iUCJtF.jpg
    ,
    http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAA3LAwRfEmGfaPAI-DrCcr-NdyoIGfLcyoa5x_Z0ItniVre5MSx57Zmc72QjcslQuaIw1D4waOBmnYrPZhv91B8Am1T1UGRzMXUiPfBx1vyd1i_k__2ELN7h.jpg
    ,
    http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAMKRVRVXi7uQG5VtQnjCUsdpu9pG4nIeAsdxWNkEfuZwjBunMd8KgxYRB4HpmxLF0P8oF2WY3zJRnOAUW5htN34Am1T1UK5Dq25sGJ2nXkX2H1PNzCk5to5J.jpg
    ,
    http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAABhQRgr0aIOvkOkLLyTM5KnuGVCOkL8DTHjBCE0Nrbuagaa3HvR21bA35Ymmv6a3B3DnVssPxI6Ynbn0fpWJj3UAm1T1UF1_Snoq-NWHS6rvvL0vXCwIg6NW.jpg
    ,
    http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAPELtAJiaBB3UVTVQMdtDGMLLzCEngOL7HfJ6mmfSq8XyY0UglTf1ZomSzuzVoRzsm9vr6FP2ANIueJaMcBcSsYAm1T1UO1AjRixqmvFeO6Zdkrv0NUy-pm0.jpg

    By alexandre

    ResponderExcluir
  27. Legal... sempre q tiver fotos sobre as novidades, sinta-se a vontade pra mostrar aqui! Abraços e obrigada.

    ResponderExcluir
  28. No jogo contra o prudente foi testado como ficara a visao do torcedor na nova arquibacada (http://www.internacional.com.br/pagina.php?modulo=2&setor=18&codigo=122250). Estive no local e tirei as seguintes fotos:
    http://www.internacional.com.br/pagina.php?modulo=2&setor=18&codigo=12225
    .
    Visão arquibancada ultima filheira sentado
    http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAEmVDxGzHAZw6jljp9kujJJ-wwUFkwo4gtMQhRawKY1Z9l2YtZxKW2aAN_TmGMqCkqiYUoQrJ566EkYkQZyaeOIAm1T1UH5v0irt9iDtLOu6GTbo72tT84Kq.jpg

    ResponderExcluir
  29. Visão arquibancada primeira fileira sentado
    http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAH3g2awDGq-w1M1s8XB_L3TM8i8w5blxW7H8tPp0wAZ-rn6UstKB-nV6stwrH7KBGaOHu0PTyCOE_VL2fx2vhAcAm1T1ULVFjqF6D3kz1rVPdCk7VZaLJxYP.jpg

    ResponderExcluir
  30. Nem ideia o que sao essas fotos:
    http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAHTaYJxyNJ1t0zDCzxEv8wkbiYLeIUgzesNSLF-fNwXcJfV6_zrOzAPasuR_C0uoNeUjyz8wFGK4afSc0wFeM_EAm1T1UKKI-BkRgKm9wqydpqgXHyFcbg1d.jpg
    .
    http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAGe4iuL512pknIke3MhDrGzzelabqDbTKeOU1I5YPn8WktFaPeAE8xc74SbyMegn4nYqXiqZj-AxJ4AWwMctSZQAm1T1UPO0DlrEoB7Ol068bBZ0NkzIhiX-.jpg
    .
    http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAI_dafo-VSaConPUgt5BEaGELgS8Ce8HS1XJK0_bOPV48nstDq3w62TpflGhNDtWqhnCjNfjHYwxq__K_FTUCWkAm1T1UEf9LBozLgrFSb65Pgs_-6sL4rW7.jpg
    .
    http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAAwg_uFoJ26dieHs-nl6A9WNDKKH1fPFIDavfm2OOFpR724yJouugox2rYmhyRFL6fAMNGonm6Fba2XMV2knSwYAm1T1UInoT5ovesAUnYwxVZnzOg6aWfT4.jpg
    .
    http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAFN9H35NLnf8dLClTQZjBC8388Bo2OG_9NHA_QOBcXRcNWG-KGHkRfPNshYrNO5g52dROXYQz4OGwE-p0MGlx8MAm1T1UALIBbk2vkQrPN5QdA1SRqEbH3TU.jpg

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...