Livraria Cultura

26.8.09

Morumbi com cobertura feita pela GMP

Conforme o Portal da Copa e o Blog do jornalista Victor Birner, o Morumbi, após longo tempo de acordo, fecha parceria do escritório alemão com Ruy Ohtake para elaborar a cobertura do Morumbi.

O Morumbi é um dos maiores alvos de discussões por vários problemas que ainda possui, por ser um clube privado e por sua localização. Recebeu ainda várias críticas da FIFA na última reunião que a federação fez no Rio de Janeiro.

Como é uma das cidades que tenta ser a sede da abertura do evento, o São Paulo Futebol Clube junto ao comitê de São Paulo, vai, sem dúvida, tentar jogar todas as cartas para surpreender, ou conseguir outras qualidades para o estádio. Sem dúvida a cobertura é uma boa estratégia. Audaciosa e muito bem vinda!

Eu, particularmente, confio muito no que pode vir por aí, pela própria experiência que a GMP tem.

Ponto para o Morumbi!
Só falta resolver os outros problemas...que não podem ser esquecidos!

8 comentários:

  1. Bem, eu particularmente acho que a FIFA quer um que seja construido um outro estadio em Sao Paulo. Como eu sou meio desconfiado, suspeito que seja pra favorecer o$ empreiteiro$ amigo$.

    Estes alemaes sabem das coisas. O projeto inicial do Ruy Othake nao tava com nada. Coisa horrivel.

    A cobertura e uma necessidade pra abertura do evento, vai que chove forte ... Em Londres, o prefeito ja cobrou o comite organizador pra que a cobertura do estadio pegue TODA a arquibancada, pelo menos. O ideal, segundo ele, e uma cobertura retratil pra todo o estadio. Certo ele. Aqui o Kassab nao fala nada.

    O SPFC tem ate setembro pra mostrar todo o detalhemento do projeto. Torco pr'um novo estadio na cidade, no Jockey. Ja tenho ate UM aliado, o Jorge Hori que gostou da ideia. Mas e de UM em UM que a galinha enche o papo. Vou escrever pra FIFA, vai que o Volcker gosta da ideia.

    Uma duvida: o pessoal da Aedas nao participa de nenhum projeto pra copa? Aquele projeto do estadio de futebol americano em Los Angeles e muito "massa".

    Outro escritorio que nao vi na relacao foi daquele ingles (Norman Foster, se nao me engano) que construiu aquela ponte lindissima na Franca na qual se inspiraram pra fazer a ponte estaiada da marginal.

    Uma sugestao: se forem construir um novo estadio em sao paulo, sugiro que ele seja circular e tenha dois estacionamentos circulares so que com raio bem menor atras e um terceiro em forma de C na frente com a abertura voltada pro estadio, alem de passarelas ligando os estacionamentos ao estadio. O simbolo resultante e muito lindo. :-)))))

    Pedro

    ResponderExcluir
  2. A GMP teve que SALVAR os projetos (Brasilia e São Paulo) dos dois "grandes arquitetos". Vocês veem como marketing dizendo que é bom nisso e aquilo funciona, mas na hora de mostrarem que são bons pedem ARREGO!!

    ResponderExcluir
  3. Não concordo com isso da FIFA, ela só quer um bom exemplo e garantir a imagem de que fazer uma Copa é bom para o país. Primeiramente, se fosse construir um novo estádio, não necessariamente precisamos de "amigos" da FIFA. É aberto a qualquer projeto decente, independente do autor.
    Os motivos da FIFA, são todos esses que são discutidos por aí.

    Sobre os arquitetos.. eles só participam se são chamados. Mesmo quem tem experiência... ninguém se convida para fazer um projeto. O cliente que vai atrás, a não ser que se abra um concurso público (como é costume no resto do mundo menos aqui).

    Rodolfo... é verdade... concordo. Mas em parte... pelo Morumbi. O de Brasília não era uma pedra no sapato! Nada difícil de engolir.. pelo contrário... ainda estava simpático mesmo sem a cobertura da GMP.

    ResponderExcluir
  4. Acho muito difícil a construção de um estádio novo em São Paulo, não só pelos valores envolvidos, mas também porque a prefeitura quer se livrar do Pacaembu há tempos, tentado empurrá-lo ao Corinthians de qualquer jeito.

    ResponderExcluir
  5. Também acho difícil apesar de ver pontos positivos... querem empurrar pro corinthians porque o pacaembu é tb é limitado, acaba sendo um problema... mas se ele tivesse em outro lugar, acho que não teria mtos problemas não.

    ResponderExcluir
  6. Lilian, afinal o morumbi estará ou não na copa???

    ResponderExcluir
  7. Bartholomeo Sampaio18 de maio de 2010 às 16:34

    E o tal do Rui Otake? Carambolas !!! !!! !!!

    ResponderExcluir
  8. sem duvida morumbi está na copa... o que não deve estar é na abertura, a nao ser que a escolha seja exclusivamente política, o que não acredito.

    Sobre o ruy ohtake, ele continua sendo o autor do projeto. A gmp é escritório conjunto, especializado nesse tipo de coberturas.
    "carambolas" coube mto bem nesse caso, já que o ruy é especialista em projetar carambolas pela cidade.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...