Livraria Cultura

6.8.09

Workshop durante a 8º Bienal de Arquitetura elaborará propostas para a Copa 2014


Durante a 8º Bienal de Arquitetura, que acontece sempre no Parque do Ibirapuera(São Paulo), haverá um workshop que elaborará propostas urbanas para as cidades-sede escolhidas para a realização da Copa de 2014. Cada cidade-sede contará com uma equipe e produzirá mais de uma proposta, podendo ou não serem utilizadas pelas cidades em questão. Cada cidade contará também com um coordenador, com experiência em práticas urbanas.

Para quem se interessar, o Site do IAB (Instituto dos Arquitetos do Brasil) apresenta mais informações do workshop e da forma de inscrição. O preço é um pouco salgado, mas creio que o resultado é bastante interessante. Práticas de workshop são muito mais comuns fora do Brasil e trazem um enorme desenvolvimento urbano. Estudantes, profissionais de arquitetura ou não podem participar, mas as vagas são poucas e a escolha das cidade-sede são por ordem de pagamento. Acredito que misturando forma de desenvolvimento de projetos, seja de brasileiros com estranhgeiros, profissionais de arquitetura ou de outras áreas e de estudantes, podemos criar projetos muito mais interessantes para nossa cidade, desde que se tenha um bom intuito de proporcionar desenvolvimento das nossas cidades.

A iniciativa do IAB, também visa dar maior entrosamento do arquiteto e urbanista com esse tipo de evento que o Brasil acolherá.

Abaixo, alguns trechos do site do IAB que salientam um pouco o foco do evento que tem como título ECOS URBANOS.

"O tema proposto,...foca a qualificação de áreas degradadas em centros urbanos a partir de megaeventos e usa a Copa de 2014 como pano de fundo." "A 8ª BIA acontecerá de 31 de outubro a 6 de dezembro de 2009 no Pavilhão da Bienal, no Parque Ibirapuera. A temática, ECOS URBANOS, é uma alusão direta à proposta desta edição sobre o potencial para grandes transformações dos centros urbanos e metropolitanos que sediam eventos de porte internacional." "Bons exemplos não faltam. Outras cidades, como Barcelona, Lisboa e Milão, reúnem um conjunto rico de experiências arquitetônicas e urbanísticas a partir do instante em que receberam ou recebem grandes eventos internacionais. A escolha do Brasil como sede da Copa de 2014 suscita um debate muito mais amplo que o esportivo: a reboque, chegam ao cidadão outras importantes benfeitorias, do planejamento urbano até a arquitetura de novos edifícios, iluminação, mobiliário urbano, interiores e paisagismo de espaços públicos e semi-públicos, construção de uma nova infraestrutura urbana e metropolitana e soluções, enfim, que se baseiem nas inovações espaciais, na conectividade e na originalidade, com o objetivo de propor um futuro sustentável para a população local."

Para sócios do IAB e estudantes há descontos. Já inscrições depois de 31 de agosto, há um acréscimo no valor da inscrição.

Quem se interessar... visitem o site... o resultado de um trabalho de um workshop é geralmente muito interessante. Experiência própria.

6 comentários:

  1. Lilian,

    Me perdoe a ignorancia mas que evento foi sediado em Lisboa ou Milao? Lisboa eu nao conheco, Milao sim. E uma m..... Nao tem graca nenhuma. Aquela galeria Vitorio Emmanuelle e muito bonita mas la dentro o Iguatemi e muito mais show de bola. O Scala tb nao e la isto tudo que falam. A catedral e muito bonita. Mas nao tanto qto a de Sao Pedro, na minha preferida Roma.

    Sobre a recuperacao de areas degradadas, estava assistindo uma entrevista no Urban View com o engenheiro Bernd Higher onde ele conta como se viabiliza um projeto de reforma urbana na Europa. Muito legal. Se vc quiser assistir o link e http://www.urbansystems.com.br/urbanview/video/alltv_20090701.php?.

    Pedro

    ResponderExcluir
  2. Milão imagino que seja por conta da salão do móvel de Milão - pelo projeto do massimiliano fuksas e estudo urbanístico.
    Lisboa, imagino que seja em relação ao parque das nações, onde tem um entorno bem legal. Se me mandar seu email novamente, te envio um powerpoint que acho que ainda tenho aqui... tem imagens bem legais de lá.

    ResponderExcluir
  3. Oi
    Desculpe a intromissão,mas é que estou pesquisandu sobre a 8 bienal,e quero diser
    que gostei muito de conhecer o grande trabalho de todo o pessoal ai.
    Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Fer

    a 8º Bienal é elaborada pelo IAB - mais especificamente o de SP. A Bienal tem sido questionada um pouco quanto sua qualidade ao longo dos últimos anos. É essencial termos, mas a qualidade tem q ser superada a cada ano. Imagino que o IAB tem tentado isso.

    Abraços

    ResponderExcluir
  5. É absolutamente lamentável e vergonhosa a situação em que se encontra hoje o IAB SP. Instituição que já foi respeitada, atualmente mal representada e achincalhada!

    O que se viu refletido na gestão da mais fraca de todas a BIENAIS DE ARQUITETURA já realizadas. Sustentada por crises, ingestão e, certamente, muito descaso.

    Como isso pode ter acontecido? Ou a pergunta seria ‘porque’ aconteceu?

    Como, uma Instituição tão representativa e relevante às questões as quais se dedica - a qualquer custo e por interesses pessoais e políticos - arrisca-se a chegar ao topo, negligenciando a “fundação de seus alicerces”, absolutamente devedora, não tendo ainda resolvido seus compromissos financeiros, não pagando fornecedores do Evento?

    Que bandeira realmente foi levantada?

    Falar de sustentabilidade, que chegou a ser o tema central do evento, mas não realizá-la é uma incoerência. Sustentabilidade não é a relação de equilíbrio entre: o econômico, o social e o meio ambiente?

    Já sabemos do fracasso do evento. Podemos concluir que além de o IAB SP não ter um projeto de BIENAL, não tinha dinheiro para realizá-lo. Como resultado não só a vergonha de um evento que deu errado ( uma pena que os associados e a população não tenham sabido o que realmente aconteceu), também a vergonha para o IAB SP, e aos que representa, de ganhar títulos e não pagar as contas!

    Mariela

    ResponderExcluir
  6. Acho que o pior de tudo, Mariela, é a questão da separação de todos os IABs... a Bienal não deveria ser responsabilidade somente da sede de SP, mas de todas. Sequer se comunicam! Um IAB não divulga a notícia do outro - os workshops mesmo contaram com poucas pessoas, que souberam "acidentalmente" por conhecidos de SP, nunca pelo IAB do próprio estado (aos menos os que conheci). Estados não mandavam representantes.

    Como pode uma Bienal do país toda, ser desenvolvida e custeada por um só estado?

    Além disso, houve mta desorganização por abandono de cargos, pessoas voltando atrás. Enfim, uma confusão... de qualquer forma, acho que os arquitetos deveriam participar e, porque não, falar tudo o que achou de certo e de errado!

    Obrigada pelo comentário e assino embaixo de tudo o que escreveu!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...