Livraria Cultura

20.8.09

Cidades-sede: Fortaleza

Última cidade a ser estudada para completar esse meu estudo pessoal, Fortaleza terá como palco da Copa de 2014, o Castelão, estádio esse que passará por reformas.

Iniciando pelo projeto do estádio, já saliento a existência de duas torres de energia eólica, o que já mencionei em outros posts ser um potencial para o país, principalmente no litoral nordestino. A simples existência dessas torres, já coloca este projeto a frente de outros no quesito sustentabilidade. Não se trata de uma inovação, mas uma preocupação maior do que o simples cumprimento das exigências mínimas, como a captação de água de chuva. Além disso, é algo estudado cuidadosamente dando relevância aos potenciais da região. De nada adianta importar tecnologia que deu certo na Europa se aqui não temos mesmas condições climáticas ou mesmo financeiras.
* Essas torres eólicas aparecem só em algumas imagens, considerarei que contam com essa tecnologia

Sobre o projeto em si, tenho algumas coisas a salientar:



A cobertura - Como a própria imagem acima mostra, os detalhes da cobertura geram uma sombra um tanto elaborada e incrementada no campo. Esse ponto poderia ser suavizado com uma cobertura mais livre de detalhes. Apesar de ser uma cobbertura legal, pode ter este, como um ponto contra. Quanto mais lisa, mais simples (em relação a quantidade de materiais, e desenhos e cores), menos sombra pode gerar no campo. No entanto, ainda considerando essa cobertura, temos um ponto positivo: por ela ter a parte mais próxima ao campo com material transparente, evitamos aqueles "cantos" do campo sem insolação suficiente para a manutenção do gramado (assim como no Mineirão e Maracanã, por exemplo). No entanto, o sol é forte em Fortaleza, essa transucidez pode incomodar um pouco! O ideal seria manter a translucidez no setor noroeste-oeste da cobertura e, no restante, algum material mais opaco, podendo até ter certa transparência, que crie algo interessante, mas ainda protegendo o público não só da chuva. Já que a própria apresentação do estádio justificava o clima como agradável e sem possibilidades de chuva (durante a copa, pelo menos), essa cobertura está lá mais para a suavização do sol.



Implantação: Sobre a área de circulação livre do estádio, podemos dizer que é uma área relativamente boa. Sobre o trabalho de piso, acho que poderia acrescentar mais. Ainda está muito cru, mas é algo fácil de se melhorar. Acho que as áreas de suporte e estacionamentos foram relativamente bem organizadas e dispostas. Ainda nessa área de circulação em volta do estádio, foram dispostas árvores ritmadas - falta um trabalho de paisagismo ali, com algo mais elaborado, com plantas nativas da região.



Identidade: Falta algo que poucos estádios apresentaram: algo que identifique o projeto com o local. Algo que você olhe e saiba que ele está inserido em Fortaleza. Por mais que seja simbologia, acho que isso faz parte da linguagem arquitetônica que uma construção deve passar ao usuário. Isso pode transparecer na escolha dos materiais de fechamento lateral ou cobertura, o trabalho desses materiais, o desenho, inovações, referências aos hábitos ou cultura da região, enfim, é isso que acrescenta valor e dá à construção uma identidade e fácil identificação com o local onde ele se insere.

Acesso interno: Nota-se duas rampas de acesso ao interior do estádio. Rampas, sem dúvida, são a melhor forma, mas elas não interagem muito com o projeto. Não é uma questão ruim, mas que pode ser melhorada em termos de estética (questão de opinião). Aceitável se não mudar, ponto de vista , puro.

O papel e investimentos de Fortaleza: Todas as cidades tem seus problemas e desafios. Alguns em comum outros bens específicos. Fortaleza, tem como desafio comum, a capacitação profissional e capaticação de cidadãos em ter contato com idiomas. Para isso, Fortaleza está oferecendo cursos, assim como o amazonas já demonstrou estar desenvolvendo também. Esses cursos visam a capacitação para recepção de turistas além da própria oportunidade que dá à população. (Clique aqui, para ver a matéria do Portal da Copa e info sobre esses cursos).
Além dos cursos, Fortaleza já tenta envolver a comunidade, principalmente as crianças e mostrar a função e benefícios da Copa através de uma visita ao Castelão. Depois da visita, as crianças são colocadas para fazer uma redação sob o tema "A importância de se preservar o Castelão" e a melhor é premiada. Leia mais sobre o "Projeto Escola, Viva o Castelão". Claro que a visita monitorada deve ser feita por pessoas competentes, com experiência e didática para lidar com as crianças, mas o simples fato de envolver e ainda ligar com a redação, educação, valores de cidadania já é um exemplo que poderia ser seguido por outros estados.

Programa: Assim como outros estádios, acho que ainda peca na programação. Segundo o site do Governo do estado do Ceará, "a nova área terá ainda shopping, cinemas, restaurantes e hotel." Já demonstrei em outros textos o porquê de eu discordar de shoppings: não é o único meio de obter retorno, não acrescenta nada no DESENVOLVIMENTO dos cidadãos, das cidades, é simples consumismo, portanto não é o tão falado legado, presente em todas as apresentações, palestras e textos. Sobre restaurantes, é bom que tenha, mas não é de lá que vem a renda para a manutenção de um equipamento de tamanha grandiosidade. Hotel é uma estrutura a parte, que se sustenta, mas não vejo isso como argumento de viabilidade, para nenhum estádio, a renda serve para sua própria manutenção. "A concepção do Estado é transformar o maior equipamento esportivo do Ceará, o estádio Castelão, em um dos grandes centros olímpicos do País e também um enorme complexo turístico.", complementa o site. Sobre isso, é muito bom, no entanto, tem que se achar formas de se garantir esse uso. Muitos equipamentos são feitos, e ficam ao léu pois os equipamentos são caros, aí não abrem para qualquer um e o ócio toma conta, deixando um senhor equipamento sem gente usando, enquanto temos muitos atletas que procuram esses espaços. Precisam de uma garantia de uso - público de preferência, com partes privadas para ajudar na rentabilidade e manutenção, claro.

Arquibancada: Haverá aproximação do público de 41m para 21m, com a construção do anel inferior, no entanto ainda não vi informações da distância mais longe de um torcedor. Imagino e espero que não seja 190m, máximo que a FIFA exige (muito menos 191m), mas algo mais próximo ainda. (Mais informações no site da Globo - Verdes Mares).

Uma das coisas com as quais me preocupo, é a interferência no bairro, mais exatamente nas construções vizinhas, que podem receber menos insolação pela construção um tanto alta desse complexo. No período da manhã, as construções podem sofrer bastante.

Outra coisa que poderia ser trabalhado, é o entorno, com paisagismo, e trabalho das áreas verdes públicas, proporcionando espaços de lazer para a sociedade.

Quem tiver interesse, no skyscraper tem um monte de informações e histórico.

O aeroporto receberá investimentos para ampliação e espaços para manutenção de aviões e o transporte público receberá investimentos para beneficiar os municípios ao redor de Fortaleza (espero que sejam baseados em transportes mais saudáveis e não a construção de meras rodovias).

Grandes problemas que a cidade deve combater logo são, em geral, problemas sociais de desigualdade e prostituição (principalmente infantil). Acho que a prostituição é algo que realmente devemos tentar resolver para a Copa. A mulher brasileira tem uma péssima imagem lá fora. Claro que muita coisa se deve aos valores que algumas mulheres se dão, merecendo títulos, mas há muito desrespeito e isso deve ser corrigido.

Bom, resumindo, acho que Fortaleza tem um projeto bom, está no meio termo (nem nos melhores, nem nos piores), mas tem algo mais fundamentado em relação à sustentabilidade e tem realizado programas legais com a sociedade. Acho que o jeito é continuar com esses projetos, e buscar algumas melhorias, tentar agregar valor ao projeto, e solucionar alguns problemas sociais.

9 comentários:

  1. Lilian,

    Parece que tem um outro estadio nas proximidades do Castelao, qual a funcao dele?

    O problema dos shoppings nos estadios chama-se LOCALIZACAO. Se o estadio estiver muito pra la do Rio Pinheiros (eu sou implicante com o Morumbi, nao tem jeito) ninguem vai fazer compra. Ja nao faz muito sentido ver alguem indo ao estadio comprar livros ou cosmeticos. Ainda mais se o estadio for "fora de mao".

    O hotel e uma boa, desde que o estadio receba eventos outros que nao so o futebol.

    Uma coisa que a cidade precis cuidar e da orla. Nao sei se a de Fortaleza tem problemas, mas com o Caribe em cri$e e ja um tanto "batido", o nordeste brasileiro pode ser uma otima opcao pro turista americano e europeu. Cuidar da qualidade das praias e essencial.

    Precisa de um bom porto, uma boa marina e um bom aeroporto. Sugiro servicos de ferry entre as cidades litoraneas da regiao e entre estas e a ilha de Fernando de Noronha.

    Pedro

    ResponderExcluir
  2. A parte de turismo é até bem resolvida em Fortaleza e já tem um monte de turistas europeus e americanos (potencial hoje).

    A qualidade das praias acho que é uma questão geral do brasil. Qualidade de águas, rios ou mar, é indiferente, pecamos em todos esses setores, e algo deve ser melhorado. Não acho que deva ser só a orla, de nada adianta maquiar para o turista, ele não fica EXCLUSIVAMENTE na orla (claro que mais), mas verão a maquiagem, temos que melhorar TUDO.

    Essa imagem que o país quer passar não é brincadeira, nem será confirmada com maquiagens ou só partes corrigidas.

    Eu lembro de ter lido sobre esse estádio, mas não me lembro bem o que era. Não me lembro a fonte nem o nome desse estádio, mas SE NÃO ME ENGANO, ele pode virar um CT. Se eu achar a fonte, te mando o link. Vou tentar confirmar!

    ResponderExcluir
  3. Sabe uma coisa que me irrita pra caramba em relacao a copa? Ninguem fala em Museus. Tem o Museu do Futebol la no Pacaembu e acabou.

    Esta area ai do lado, por exemplo, poderia ter um Museu de Arte com area de exposicoes, um Museu de Ciencia, um Aquario GIGANTE, uma Opera-House e um Ginasio poliesportivo que poderia receber inumeras modalidades, alem de shows, congressos, festivais politicos e religiosos entre outros.

    Por que ninguem quer construir Museus de Ciencia ou grandes teatros capazes de receber operas, bales, concertos e megaproducoes teatrais no Brasil? Nao estamos tao bem assim de bens culturais, estamos?

    Pra um pais que quer se tornar desenvolvido, o descaso com os Museus de Ciencia e um mal sinal.

    Pedro

    ResponderExcluir
  4. Então, sobre museus, o rio tá fazendo um... tem até um post q comentei sobre o assunto.

    Sobre museus eu acho bem legal a idéia, mas temos que levar em conta alguns outros fatores: o brasileiro ainda não tem o hábito de visitar museus.. isso é fato, um ou outro sim, mas a grande e imensa maioria ainda não. Segundo, o custo de um museu de qualidade (feito adequadamente) é caríssimo, na construção e manutenção.. nossos museus hoje já sofrem com isso. Há pouco tempo entrei em contato com o museu do ipiranga, pois visitei e vi grandes problemas (de um percurso confuso, com iluminação focando lugar errado, itens que são indicados e não estavam presentes, textos impossíveis de ler porque bate luz muito forte, etc). O retorno que tive foi educadíssimo e justamente argumentando o custo.
    Então, para propor museus, temos que levar em conta que ele também gera custos portanto, não necessariamente ajudará na manutenção do estádio! E acho que só sendo museu do futebol é falta de criatividade. Não acho que toda cidade-sede deva ter um museu do futebol, mas ter essa variedade que vc falou.

    Acho que esses "Museus" para terem mais rendimentos, poderiam ter atividades ligadas com o seu tema, como vc disse: congressos, workshops, cursos (gratuitos e pagos), exposições, centro de pesquisa, biblioteca (também não é costume do brasileiro), e claro, algo dinâmico, como o museu do futebol do pacaembu e o museu da língua brasileira. Independente do tema, acho que o museu tem que atrair a atenção, se modificar para que o visitante retorne mais vezes.

    ResponderExcluir
  5. Pedro! Em relação ao Morumbi, realmente não faz sentido pra quem não mora na região, e isso inclui a mim, fazer compras lá. Mas faz sentido ter lojas sim, porque é uma região predominantemente residencial, e com moradores com um bom poder de compras, vide a loja da Reebok que é a campeã de vendas no Brasil da marca.
    E Lilian, sei que vc vai discordar, mas eu acho que um shopping é a melhor maneira de tornar um estádio viável economicamente.

    ResponderExcluir
  6. Eu vejo o shopping arrecadando dinheiro, mas não vejo acréscimo para a sociedade. Independente da região... é só consumismo. Acho que fornecer uma instituição à sociedade pode ser tão lucrativo quanto e ainda complementar em algo. No institucional tem o acesso à cultura, educação, desenvolvimento da cidadania e ainda pode ter o consumismo desde que saibam explorar.

    ResponderExcluir
  7. A cidade de Fortaleza tem dois estádios públicos, o Castelão, administrado pelo governo estadual, e o PV (Presidente Vargas), administrado pela prefeitura.
    O primeiro, palco da Copa 2014, está localizado na região sul, hoje já pode ser observado uma grande expeculação imobiliária no entorno, até mesmo pelo fato do crescimento da capital se dá para a região sul/suldeste.
    O segundo, está localizado na região central, atualmente se encontra em reforma para atender as necessidades futebolísticas locais quando o Castelão for definitivamente interditado. Segue dois links:

    http://www.fortaleza.ce.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=8135&Itemid=82

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Est%C3%A1dio_Presidente_Vargas_(Fortaleza)

    Com relação a interferência no bairro, acho que proporcionará uma revitalização e uma valorização muito grande, já que hoje é habitado por uma população de renda média e média baixa, com pouca infrainstrutura.

    Tiago Moreira

    ResponderExcluir
  8. Lilian, você avaliou o projeto errado, o projeto atual modificou diversos pontos, inclusive a fachada, confira no site da Vigliecca & Associados o novo projeto...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não.. não analisei projeto errado. A única coisa é que analisei na época, em 2009, conforme a data do post. Atualmente tem modificações, sim, como todos os outros. Quase todos os estádios tem sites próprios e quando alguns lançam novidades, tento colocar aqui no blog.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...