Livraria Cultura

24.8.09

Dubai...único!

Mais um post sobre referências...

Há algumas semanas, me peguei pensando em Dubai... como seria um estádio lá? Tudo lá é meio absurdo, inédito, um tanto exagerado (ok, bastante exagerado). Aí resolvi dar uma pesquisada, já que não sou uma das pessoas que acompanham o extremamente rápido avanço da cidade. Cidade esta, que passou de um local vazio, para um dos maiores destinos "luxuosos" e desejados de muitos turistas milionários.

Nada ali pode ser convencional, pelo próprio conceito da cidade que visa trazer turistas para ver as coisas mais inusitadas, astronômicas, únicas e "glamourosas" possíveis, algo que você não vê em nenhum outro lugar.

Dubai cria o Dubai Sports City - Projeto pioneiro de um centro esportivo capaz de se adequar aos eventos esportivos de maior prestígio, firmando, assim, Dubai como destino do turismo esportivo.

Encontrei, então, três propostas.
A primeira, como esperava (exagerada - mas bem legal - adequada ao que se propõe e chama a atenção):



O projeto acima, encontrei como sendo da GMP architekten. Trata-se de um complexo com mais de um estádio, um deles com capacidade de 60.000 torcedores, outro de 10.000, mostrando novamente a tendência de não termos novos maracanãs pela inviabilidade e segurança. Se nem em Dubai passa de 60.000... acho que é bom acreditarmos.
Esse estádio de 60.000 atenderiam todas as exigências para esportes como futebol, futebol americano, rugby e alguns eventos de atletismo (não me perguntem sobre a pista de atletismo! vai ver tem arquibancada retrátil). Já o estádio de 10.000 torcedores abrigaria outros eventos como hockey no gelo, tênis, basquete e volley. O complexo também seria capaz de abrigar outros tipos de aglomerações. (Mais informações - Fonte)
No complexo também teria mais um estádio com capacidade de 30.000 espectadores para cricket e mais um de 10.000 para hockey além de um campo de golf -18 buracos- (fotos abaixo) desenhado por Ernie Els, uma escola de futebol do Manchester United, e a Academia de Tênis David Lloyd. (Mais Info)

Fotos do campo de golf, em 09 de Abril de 2009.


A idéia seria dividir com o mundo os melhores projetos de design para um espaço esportivo - cidade que já conta com o SkiDubai (foto abaixo), da arquiteta Zaha Hadid - considere o clima da região e a idéia de se fazer uma pista de ski ali.


Foto retirada do site que mostra a evolução de Dubai em poucos anos e seus projetos mais irreverentes.

2º Proposta: Achei pouca informação, mas aí está ela



Esse projeto, Hunters, propõe um condomínio abaixo das arquibancadas... isso mesmo. Permitindo que os moradores tenham mais acesso às facilidades esportivas dessa infra-estrutura. O projeto parece uma caricatura... algo onde as características são evidenciadas... chegando a ser meio distorcido.

Finalmente, a 3º proposta - que é a final, a que está sendo construída (imagino que usando o programa da primeira proposta).

As imagens já bastam para mostrar o tamanho do empreendimento. E porque dará certo? Porque é algo único! E adequado às exigências.

Acima a esquerda, o estádio de Cricket e ao lado, obras do futuro estádio de futebol.


Acima, a maquete geral da implantação e uma perspectiva do projeto.

Abaixo, imagens da construção do campo de golf e vista panorâmica geral do Dubai Sports City - somente uma pequena parte do DubaiLand - espaço destinado ao lazer (primeira foto - topo)





Mais fotos aéreas em Dubai Based Chopper Shoot

Fotos do site Oficial do Dubai Sports City:


Acima: Estádio com campo de hockey e, à direita, e estádio coberto de múltiplo uso.

Acima: Cricket Stadium
Abaixo (em ordem): Perspectivas, Cricket Stadium e Estádio aberto de múltiplo uso






Aqui não parecem ter uma estrutura tão absurda, embora todos juntos, um ao lado do outro o tornem um complexo gigante.

5 comentários:

  1. Nao gostei. O primeiro projeto sim era muito legal, parecia aquele estadio do filme "Guerra nas Estrelas" onde tinha umas corridas muito loucas.
    O Allianz Arena e muito mais bonito.

    Alias, me parece que muitas vezes o desenho da maquete mostra algo lindissimo e "ao vivo e a cores", o projeto nao e taaaaooo bonito assim. Que coisa.

    Pedro

    ResponderExcluir
  2. também não gostei mto... principalmente desse domo estranho, da pista com uma arquibancada nula em volta.

    sobre o allianz.. pra mim ele é imbatível hahah até agora não conheço muitos projetos que consigam atender tanta coisa tão bem, ao mesmo tempo.

    Sobre as maquetes... as vezes é o contrário.. as vezes a maquete é mais genérica... sem tantos detalhes de material.. somente forma... Acho que o estádio de cuiabá (o primeiro) pode ter sido esse caso.. ela era mais chapadona... sem tantos detalhes de 3d como o do beira-rio, por exemplo. Com texturas e os devidos cuidados da maquete, poderia ter mostrado melhor o q ele era. Geralmente fazemos um 3d mais bem feito, quando já está mais no fim do projeto, pois é um trabalho bastante caro para fazer e depois ficar refazendo com as mudanças q surgem.

    ResponderExcluir
  3. Lilian, estes arquitetos ai deram uma "mancada" grande. La em Dubai, tudo e ou grandioso ou esquisito pros nossos padroes. Tem ate um hotel submarino. Fora aquela maluquice de um predio de mais de 800 metros.

    Entao, algo que poderia tornar o novo estadio de Dubai unico seria uma estrutura ou suspensa ou no mar com parte da estrutura do estadio submersa. Acho que o problema ai sao 3: acumulo de sedimentos, desgaste da estrutura pela maresia e a firmeza do terreno abaixo do estadio. Mas que ia ser legal iria.

    Ja imaginou, aquele jogo chato, todo mundo chutando bola pra cima e vc la na ultima fileira sem saber o que fazer e qdo vc olha pra tras tem um tubarao (dos GRANDES) querendo entrar. Ia ser muito louco.

    Se tem estadio em cima de vulcao (imagino que inativo, senao ...) pq nao um dentro do mar ou melhor ainda, submerso?

    Pedro

    ResponderExcluir
  4. Eles tem dinheiro o suficiente para resolver grande parte desses problemas, aidna mais que já tem alguns problemas que apareceram naquelas ilhas insanas (do mapa-mundi e das palmeiras) problemas das águas que não circulam.

    Eu acho que a grandiosidade do projeto é mais pelo porte... os estádios mesmo parecem até normais... (vamos ver se eles não serão revestidos de ouro haaah).


    O estádio do vulcão, não é um vulcão... é como se fosse um vulcão... mas fica numa região de vulcões.

    ResponderExcluir
  5. olá estou vendo qui vc é muuito bom em pesquisas na net a alguns dias atrás eu estava pesquisando sobre predios e cassas modernas com diferentes aspectos ,tamanhos e formas dubai tem varios predios em forma de água,fogo,vela de barco,predios rotativos pontes anormes mega parkes tematicos os maiores pradio do planeta e etc... só que um me chamou muuito a atenção é o DUBAI GATEWAYHERITAGE CROSSING
    ñ sei esatament oq o desenho do predio significa mais sei qui é bem estranho ñ consegui muitas enformção sobre ele e ele é muito estranho o predio atravessa um lago como uma ponte e é fixo como uma casa e luxuoso como um hotel 7 estrelas , se puder pesquisar e me falar depois oq vc achow eu iria ficar agradecido!! obrigado abraços !! (pufavor responde pelo seu proprio site !!! anote o meu msn ----> matheusarhur_11@hotmail.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...