Livraria Cultura

13.8.09

Green Goal + Green Guide + LEED = Green 2014

Em busca de uma Copa verde, sustentável, que seja adequada às necessidades mundiais em construção civil e hábitos cotidianos da sociedade, orientações como o Green Goal (FIFA), o "Green Guide" (elaborado pelo DCMS - Department for Culture, media and sports) e o selo "LEED" (Leadership in Energy and Environmental Design), colaboram para o desenvolvimento de estádios de forma mais saudável, que darão nova visibilidade ao país e bom andamento da Copa do Mundo FIFA 2014, no Brasil.

Green Goal:
Inserido no Football Stadiums - Technical Recommendations and Requirements, elaborado pela FIFA e publicado em 2007, este item ainda sofrerá mudanças (possíveis contribuições vindas da Copa de 2010, na África do Sul, e novas metas para o Brasil, pois tem esse ponto como foco e lema da Copa de 2014).
O programa Green Goal, da FIFA, orienta os seguintes itens, para a construção de estádios:
- Armazenamento de água de chuva para irrigação - uso racional da água potável;
- Diminuição de desperdícios gerados no estádio e separação desses materiais;
- Energia: uso de energia proveniente de placas fotovoltáicas se possível e procedimentos que reduzam o uso de ar-condicionado;
- Transporte: estímulo do transporte público e mecanismos mais saudáveis (combustíveis, por exemplo).

"Green Guide", "Guide to Safety Sports Grounds":
Sugere formas de calcular a capacidade segura para os equipamentos esportivos, exemplifica distâncias e espaçamentos ideais para circulação, acessos, acomodação do espectador, barreiras, e orienta para o bom planejamento dos espaços em prol da segurança. Além disso, desenvolve orientações para o serviços de mídia (comunicação, elétrica), para segurança contra incêndios, atendimento médico e discorre sobre o assunto de usos alternativos em espaços esportivos.

No caso do Brasil, além disso, podemos contar com a Norma Brasileira de Acessibilidade (NBR 9050), que normaliza tudo relacionado a segurança em construção civil.

LEED, "
Leadership in Energy and Environmental Design":
Selo que certifica a construção como uma construção "sustentável". O Brasil ainda está desenvolvendo material para propor ao U.S. Green Building Council (Conselho da Construção Verde dos Estados Unidos), para regulamentações específicas para o país, e pretende finalizá-lo até o fim do ano.

"Temos como meta, já acordada com o USGBC, a conclusão deste trabalho até o final deste ano, garantindo desta forma que a nova versão do LEED, já possa trabalhar com os itens regionalizados para aplicação no Brasil."

O LEED conta com inúmeros profissionais, de diversas áreas, que se complementam para definir os padrões de adequação do projeto (Certificado, Silver, Platinum e Gold).

Além dessas orientações, acho que o país teria que desenvolver algo inovador no setor da construção civil e de todos os outros setores envolvidos na Copa. A imagem verde deve estar presente em cada pequeno setor em que o evento influencia, seja na culinária, seja na produção de materiais de divulgação, de brindes, conceitos, transporte, algo que surpreenda, que mostre que estamos com essa sustentabilidade integrada no nosso cotidiano e que estamos a frente nesse setor. Ainda não estamos, então uma campanha tem que ser feita para mudar o olhar da sociedade e para que quem tenha idéias, tenha espaço para desenvolvê-las e aplicá-las da melhor forma possível, com o maior apoio possível para que aí sim possamos ser considerados referência.

Sites que sugiro que tem a sustentabilidade como foco, independente de setor específico e que tentam fazer uma revolução do setor e que noticiam tudo o que tem de referência acontecendo pelo país ou fora dele:
Planeta Sustentável
Planeta Orgânico
Projeto Copa Verde
The Green Guide (National Geographic), em inglês
Inhabitat, em inglês

26 comentários:

  1. Claro que os estadios, ou qq outra construcao, deveriam provocar o menor impacto possivel no ambiente. Mas, ja estamos atrasados; a FIFA esta "com a pulga atras da orelha", algumas cidades mudaram inteiramente o projeto e agora chegaram a conclusao que muitos projetos nao sao viaveis.
    Portanto, tenho la minhas duvidas se os projetos que serao apresentados obedecerao a todos estes itens.

    Uma coisa que sempre esquecem de falar qdo o assunto e SUSTENTABILIDADE e no fator mao-de-obra. Em geral, as condicoes na construcao civil nao sao la grandes coisas.
    E comum, o PEDRAO ser convocado pra usar aquela maquina que trepida "pra burro" sem qq tipo de protecao. E problema nos nervos futuramente. E tem maquina que faz isto hoje em dia.

    A manutencao entao e outro item que deveria ser levado em conta. Qdo entope alguma pia no Brasil, la vem o pessoal com "araminho". Nos EUA nao tem nada disto. Eles veem com uma especie de aspirador de po so que pra desentupir a pia.

    A limpeza entao .... Nunca vi ninguem usando luvas.

    Entao ja que o assunto e a modernidade, que tal o pais se propor a sair do "jurassico" em termos de condicoes de trabalho dos trabalhadores bracais e "pular" pro mundo mais moderno?

    Sobre a sustentabilidade em si nada tenho a dizer, exceto que aquele capim em cima do estadio ficou HORROROSO. Que se plante umas florzinhas entao ....

    Ah, eu quase esqueci. Copa verde nao combina com diesel com teor de enxofre 50-200 vezes mais alto que no resto do mundo. De jeito nenhum!!!!!

    Pedro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A copa não será sustentável, essa é a grande verdade. O teor de enxofre é alarmante e existe resistência por parte da ANP em vender o combustível S-50

      Excluir
  2. O tema SUSTENTABILIDADE e importantissimo claro. MAS, o tema FAIR PLAY e as normas ISO 14000 de respeito a comunidade, a legislacao e aos trabalhadores nao podem ser deixadas de lado.

    E, claro, corrupcao nas obras nao deveria ser tolerada. Projetos sem licitacao (como o de Cuiaba) tb nao deveria ser permitido.

    Pedro

    ResponderExcluir
  3. Lilian,
    O Football Stadiums - Technical Recommendations and Requirements, é um documento interessante.
    Nas suas, 252 páginas, a Fifa aborda quase tudo em relação aos Estádios.

    Porém, dispensa somente 04 páginas relativas aos campos de grama natural.
    Isso, na minha ótica de técnico da área, mostra que a entidade não parace dar grande importância aos palcos do espetáculo . . .

    Artur Melo
    artur.melo@gramadosesportivos.eng.br
    82 9926-6666

    ResponderExcluir
  4. Pedro,

    sem dúvida acho q a condição de trabalho tem q melhorar, mas infelizmente, acredito que ninguém se atentará tanto para isso enquanto temos muitos outros problemas "mais importantes". Não acho que seja pouco caso, mas acho que as pessoas dão valores errados para as coisas.

    Artur, é verdade, é pouca coisa escreita sobre o gramado, geralmente coisas bem superficiais, imagino que abra isso seja para abrir opções para cada país desenvolver o melhor para cada situação climática, não? No entanto, se for isso mesmo, poderiam discorrer mais sobre as várias opções aceitáves.

    Obrigada
    Que capim em cima do estádio você se refere? Do texto anterior?
    Está corretíssimo sobre o sistema de licitação! É absurdo. O problema na copa é a politicagem... sempre tem as trocas de favores, em troca de interesses. Isso é complicado demais.

    ResponderExcluir
  5. Lilian,

    O capim em cima do estadio e no post sobre o estadio sustentavel de Cuiaba. Claro que nao e capim, mas que parece parece.

    Pedro

    ResponderExcluir
  6. Estádio sustentável em cuiabá? hahaha existe? ahaha
    pensei que você falava em cobertura verde... depois vou postar uma foto de um lugar com cobertura verde que ficou legal. Tenho antes que fazer a última análise de cidade-sede... com o castelão. Só complementando, acho que esse verde no estádio de cuiabá é um falso discurso de ligá-lo ao verde, ao permeável, sendo que nada disso o é.

    ResponderExcluir
  7. Confudi as cidades. O estadio com "capim" em cima e de Curitiba, o Jacinto M...., capacidade pra 6000 pessoas.
    Nao ficou nada legal a cobertura vegetal la. Tem que saber fazer, senao ....

    Pedro

    ResponderExcluir
  8. Não ficou muito claro no meu texto... vou até colocar uma legenda para as fotos..
    aquele com o verde em cima é o estádi de kent..
    o janguito malucelli não tem cobertura... dá pra ver nas fotos de baixo..
    pode não ter ficado muito simpatico, mas tem função boa. Enfim, depois vou postar aquele outro projeto q te falei.. é do herzog & de Meuron (autores do allianz e do ninho do passaro)... ficou bem legal a cobertura verde.

    ResponderExcluir
  9. Lilian,

    É impossível para mim, como Eng Agrônomo atuante na área de Gramados Esportivos, não traçar um paralelo entre os esportes e suas instituições, do Golf e do Futebol.

    A USGA (United States Golf Assossiation) tem especificada toda a norma construtiva de um campo de Golf (Padrão USGA), independente do local do globo em que se vá construir o campo.

    A FIFA não tem! Infelizmente!

    Para mim, é tão simples como isso!

    Se não tem a norma, não há um "campo padrão FIFA".

    Artur Melo
    artur.melo@gramadosesportivos.eng.br
    82 9926-666

    ResponderExcluir
  10. Artur,

    Me desculpe a ignorancia mas o que exatamente significa "normas construtivas" em gramados de futebol? Eu, como leigo, tendo a achar que gramado de futebol e como gramado de casa de veraneio. Aplaina o terreno, "desenrola" a grama e o resto e com a natureza. Provavelmente, nao e so isto. Seria muito interessante uma explicacao mais detalhada do processo de construcao dos gramados.

    Abracos,

    Pedro

    ResponderExcluir
  11. Lilian,
    Um bom gramado esportivo, além da grama que vc vê, tem por baixo desta, topsoil, quilômetros de drenos, tubulações de irrigação, fiação de automatização, corretivos de solo, colchão drenante, etc . . .

    Enfim, toda uma norma construtiva é seguida, ou não o é, e por isso temos bons e péssimos gramados de futebol.

    Claro que usamos uma boa parte de tecnologia dos Greens de Golf nos gramados de futebol.

    Na semana que vem deve ser publicado no site Copa2014, matéria sobre o tema.

    Artur Melo
    artur.melo@gramadosesportivos.eng.br

    ResponderExcluir
  12. Desculpe,
    a resposta acima é para o PEDRO.
    Artur

    ResponderExcluir
  13. Não só nos gramados naturais... até nos gramados de grama sintética tem esses dreno e camadas de diversos materiais.

    Não é tão simples. Além de tudo, tem a manutenção, adubação correta, realizada em épocas corretas, períodos dos dia correto, sob metodologia correta, distribuição adequada. Enfim... é um trabalho bem amplo e contínuo. Vamos ver no Portal da Copa então o material do Artur.

    ResponderExcluir
  14. Não sou de Ciuabá, mas noto uma perseguição a essa cidade-sede e seu novo projeto de estádio só porque eles tiveram coragem de tirar o projeto do arquiteto marketeiro.
    - Primeiro quanto a licitação... Não haveria tempo habil de fazer o processo de licitação, não daria tempo de ter o projeto basico no tempo que a FIFA pede e como consequencia a perda do direito de ser sede da copa. Isso esta melhor explicado na entrevista no link abaixo
    http://www.copa2014.org.br/noticias/858/YURI+BASTOS+O+HOMEM+DA+COPA+EM+MT.html
    - Quanto a questão de sustentabilidade, eu não conheço com detalhes o projeto, mas a GCP, que esta projetando o estádio, tem um corriculo de obras sustentaveis, com certeza eles estão pensando nas questões de re-uso da água da chuva, materiais etc. Porque pelo que me parece, eles estão focando nessa questão de sustentabilidade e legado pós-copa, bem diferente do projeto anterior (que era tosco! O TFG do meu amigo era melhor hehe).
    No link desse site http://www.copa2014.org.br/noticias/859/O+TEXTO+DIVULGADO+HOJE+EM+CUIABA.html
    (que é do SINAENCO, quem diria!!!) fala melhor o porque da troca de projeto e um pouco do que estão pensando para o estádio novo. A meu ver é um estádio simples e de bom gosto. A ideia de tirar as arquibancadas norte e sul e transforma-las em edificio um institucional e o outro uma academia é fantastica!!!
    Como falei antes, não sou de Cuiabá, mas os invejo muito!

    ResponderExcluir
  15. Nao sou arquiteto, nem engenheiro mas gosto desta ideia de aproveitar a parte inferior da arquibancada pra espacos institucionais como academias, centros de educacao continuada, espaco de servico publico.

    E muuuuito comum a gente ler que o pessoal do escritorio tal quer aproveitar o estadio e fazer um mini-shopping. Vou ser muito sincero: e ideia de jerico. Por que? Ora, vc iria no estadio fazer compras? Ou vc prefere andar por ruas estreitas vendo pequenas lojas com o sol e vento ao rosto? Ou ainda, num shopping de verdade com praca de alimentacao, cinema e boliche? Alem da minha preferida Saraiva, claro.

    Ah, mais a loja da Reebook que mais vende no Brasil e a do estadio do Morumbi. Ora, isto significa que a Reebook vende pouco, muito pouco, no Brasil. As pessoas que vc conhece comprariam Reebook ao inves de Nike ou Adidas?

    Entao, se o pessoal de Cuiaba vai construir uma academia la, otimo. Academia, centro de educacao continuada, escola de idiomas, servicos e o uso do espaco externo com rede wi-fi pra tomar um cafezinho e consultar os e-mails no laptop ou no black berry sao coisas que combinam. Falta um pouco de senso de complementariedade nas propostas.

    Parabens, ao pessoal de Cuiaba pela boa ideia. Mas eu ainda prefiro projeto com licitacao. Senao, e um prato cheio pra maracutaia.

    Pedro

    ResponderExcluir
  16. Marisa, Se o arquiteto é tão marqueteiro, porque os chamaram para fazer o projeto? Sem dúvida, teve um custo. Segundo, não é perseguição que faço. Não tenho nenhuma relação com qualquer escritório que fez qualquer proposta para estádios da Copa, nem mesmo tenho motivo e intenção de fazer "campanha" contra qualquer cidade.

    Além de tudo, como arquiteta, defendo projetos, não estou envolvida nessas politicagens da Copa... coisa que vários comitês andam fazendo por aí. A única e exclusiva intenção que tenho cmo esse blog, é falar e ouvir a opinião de cada pessoa que tem algum comentário sobre o projeto.
    É um estudo, que, se puder ajudar a desenvolver projetos e cidades mais saudáveis para nosso país, melhor!

    Acho que toda discussão é bem vinda, no entanto, acho que aqui no blog não é espaço para você dizer que faço perseguição a Cuiabá.

    Sobre os seus comentários e da Mariana anteriormente, entrei em contato com o comitê de Cuiabá e com o escritório, fazendo perguntas sobre o projeto, abrindo espaço para qualquer tipo de esclarecimento e fazendo perguntas do projeto e nada sobre a troca, assim como fiz com o escritório Castro Mello. Para ambos os escritórios, fiz as perguntas a partir do momento em que questões foram levantadas nos comentários dos meus textos.No entanto, não obtive resposta de nem do comitê de cuiabá nem do escritório GCP.

    Bom... já esclareço aqui o porquê de não postar nada sobre o assunto. Se, por acaso, vier receber algo, posto aqui, com certeza!

    Sobre as questões de coleta de água de chuva, TODOS tem... nenhum pode ficar sem, pelo regulamento da FIFA, portanto nem o do castro mello, nem do gcp tem uma "vantagem" sobre os outros. Além disso, só isso, ou só alguns itens, não garatem a sustentabilidade, pois é um sistema muito completo. Essas notícias eu já acompanhei, e saliento que, assim como cuiabá, acho que BH está indo pelo mesmo caminho com a corta de verba.

    Sobre o sinaenco... o conteúdo não é da sinaenco, provavelmente deve ser da Mandarim, parceira da sinaenco na idealização desse portal da copa. Além do mais, o portal conta com colaboradores, só algumas matérias ou entrevistas são por eles produzidas... imagino que seja mais uma captação de materiais bem produzidos ou relevantes.

    Só queria falar novamente. Não sou contra cuiabá... apoio a cidade como cidade-sede desde o início. Acho que colaborará bastante com o país. No entanto, vejo problemas no projeto e no caminho que está sendo traçado. Só isso. Além disso... não é só em cuiabá que vejo problemas... em várias outras... inclusive na minha! Ainda há tempo para ajustar e planejar, apertado. Só tento colaborar. Sou contra qualquer um que fale que qualquer uma das cidades não seja merecedora da copa, ou que deveria ser cortada ou até mesmo contra aqueles que são anti-copa no brasil. Vejo benefícios imensos para o país.

    ResponderExcluir
  17. Oi pedro, quando escrevi o comentário acima ainda não havia visto o seu.

    Também acho que é muito bom ter equipamentos sob as arquibancadas. No entanto, antes, o estádio novo alegava que o espaço seria aberto a feiras, por isso, com coberturas removíveis, mas que não haveriam usos sob as arquibancadas. Não cheguei a ver a informação que a marisa achou de um ser uma academia e o outro lado um edifício institucional. Sobre essa questão apoio ser institucional e não um shopping mas não pelos motivos que você disse, pois podem ser razoavelmente corrigidos com arquitetura (posterior a copa, ou seja, mais gastos), mas pela idéia de levar algo que acrescente algo a sociedade. A academia pode ser mais funcional, mas não é algo que desenvolva algum setor específico. Acredito mais numa programação que possa trazer desenvolvimento científico, distribuição e acesso da cultura, etc. Não puro uso diário de consumo somente.

    Não acho que a Reebok venda pouco, claro que comparado à Nike ou Adidas é inferior. Não acho ruim ter lojas específicas como a reebok no estádio, mas esse não deva ser o uso principal... somente um complemento a algo que gere mais renda para o estádio e sua manutenção e algo único, que atraia o cidadão e turista.

    Sobre licitação... nem quero falar muito. É ridículo não ter... simplesmente isso. Principalmente por uma cidade que já se encontra a meio de polêmica pela questão da mudança de projetos. Todos deveriam ter licitação, usar dinheiro de empresas privadas e claro, oferecer a estas, propostas que sejam interessantes, se não tem programação decente (falo de quase todos os projetos), não se garante o retorno e o capital privado verá muitos riscos no investimento!

    ResponderExcluir
  18. Oi Lilian,

    O problema do uso do estadio como shopping e a localizacao. Eu acho muito estranha a ideia de alguem ir no estadio e sair de la com um monte de sacolas. Msm pq shopping = loja + praca de alimentacao + cinema + boliche (talvez). Sem um cineminha so atrai o pessoal das redondezas.

    Como espaco institucional sim. So que estes espacos tem que ser complementares. Se vao fazer um espaco pra feira agropecuaria entao tem que ter um espaco pra leilao de gado. E pra churrascaria idem. Uma academia ai vai bem. Ganha calorias de um lado, queima do outro.
    :-)))))))

    Eu ainda acho que a combinacao escola de idiomas + cursos de educacao continuada + academia + servicos complementares + cafe internet e uma opcao mais adequada a maioria das cidades.

    O post ficou otimo.

    Pedro

    ResponderExcluir
  19. Lilian, a CBF vai pedir as cidades que demonstrem a viabilidade de retorno financeiro dos projetos.

    Segundo o Jorge Hori, viaveis mesmo sao apenas 3: os do Rio e Bh pq o estadio recebe jogos de mais de um time e o de Brasilia devido a outros usos que nao o futebol. Os demais seriam, segundo ele, caminham a passos largos pra inviabilidade.

    Vc acha possivel que algumas cidades sejam excluidas ou nao tem jeito, serao 12 cidades mesmo? E bom lembrar que foi a FIFA que pediu uma cidade no Pantanal e outra na Amazonia.

    Entao, tem 2-4 outras pra "dancar". O que vc pensa a respeito? Tiraria alguma destas cidades?

    Pedro

    ResponderExcluir
  20. Pedro,
    Permite-me "colocar a colher nesse pirão", por assim dizer.


    12 Cidades Sede, é algo que penso INVIÁVEL, à priori, para a realização de uma Copa do Mundo, em especial num País das dimensões do Brasil.


    Além disso, há projetos de algumas cidades, que foram escolhidas como sede, ufanistas, e, depois da Copa (e de todo dinheiro gasto na construção do equipamentos) ficariam sub utilizados, até pela pequena expressão do futebol destes locais.


    Seria ótimo que fosse viável, mas, infelizmente acredito que alguns serão cortados, ou, se transformarão em sub-sedes (o que já não deixa de ser um bom negócio)...

    Artur Melo
    artur.melo@gramadosesportivos.eng.br

    ResponderExcluir
  21. Eu não tiraria nenhuma. Desde o início eu apostei nessas cidades, por um plano que engloba o país como um todo. Acho que cada uma tem q se mostrar viável. Mas não acho que só BH e rio são viáveis. Por enquanto, acho que NENHUM mostra uma viabilidade concreta. Rio e BH praticamente se garantem um pouco pela continuidade do que tem. Mas com o alto custo de investimentos, não pode continuar a mesma coisa em nenhum lugar. E onde tem um estádio novo, aí sim tem que mostrar praticamente um calendário de eventos e usos, equilibrados.

    Não acho que nenhuma será eliminada.

    Sobre o que o Artur mencionou, as dimensões farão com que a copa aqui seja diferente, vai ser uma copa praticamente setorizada, principalmente na primeira fase. Os turistas se limitarão às regiões, na minha opinião. Assim, viabiliza o turismo nos estados e cidades que não conseguiram ser sedes. Os turistas que viajarão mais pelo país serão os que realmente estiverem acompanhando as partitas de sua seleção, se ela for ganhando.

    ResponderExcluir
  22. Olá,
    Sou devoto da sustentabilidade e tenho muito interesse em formar alianças, para concretizar um projeto que eu tenho em parceria com uma empresa pioneira na área de green building e sustentabilidade.
    Caso haja interesse, entrar em contato:

    brunopy@oi.com.br

    ResponderExcluir
  23. After looκing intο a few οf the blog artiсles
    on your blog, I ѕeriously aρpreciatе
    youг technique of bloggіng. I boοkmаrked it to mу bookmark
    wеbpage list anԁ will be checking back soon.
    Please ѵisit my webѕite too and tell mе your opinion.


    My pаgе gardening

    ResponderExcluir
  24. Εvеrything is vегy
    οpen with a ѵery сleaг сlarification of thе issueѕ.
    It ωаs reаlly infоrmаtiνе.
    Your site iѕ useful. Thank you for sharing!

    Feel freе tо νіsit my ωeb-site: losing weight after 50 with pilates

    ResponderExcluir
  25. Doeѕ your site have a сontaсt page? I’m havіng problems lοcating іt but, I’d like to shoot you an emаіl.


    My site - gardening

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...