Livraria Cultura

9.8.09

Um estádio inflável, móvel e reciclado



Projetado pelo Various Architects, da Noruega, o estádio, apesar de pequeno porte, capaz de abrigar até 3.500 pessoas, pode servir como referência para o Brasil do ponto de vista sustentável.

O estádio atende às necessidades do cliente em relação às funções de projeção e instalação do sistema de som e, ao mesmo tempo, atende às outras exigências feitas aos arquitetos: uma estrutura única e que fosse um ícone.


Como é um estádio itinerante, para tentar neutralizar os gastos de carbono com transporte, toda sua estrutura deveria ter seu volume e peso reduzidos o máximo possível. Para isso, sua estrutura é em alumínio (material reciclável e de baixo peso) e sua envoltória, fechamento lateral, é feito de um PVC resistente à abrasão, inflável, que é, também, 100% reciclável. Resultado disso, é uma estrutura que pode ser montada em 2 semanas, desmontada em 1 semana, e que cabe em cerca de 30 containers tamanho padrão na hora do transporte (bem pouco considerando o tamanho do estádio).



Além disso, o design colabora bastante para uma estética muito mais atraente da população, chamando a atenção para o equipamento. Diferente de alguns estádios que temos para a Copa.

Uma questão que não foi mencionada em nenhum texto que li, é a iluminação. Pelo tipo de estrutura e por ser branca, muita coisa pode ser trabalhada na luminotécnica, interagindo com a cidade.

Bom, como já disse, porte diferente, funções diferentes, mas tecnologias que podem ser consideradas para uma imagem mais verde na inserida em nossa sociedade até 2014, não necessariamente nos estádios, mas podendo ser utilizada em qualquer tipo de infra-estrutura que venha ser construída, seja no transporte, em hospitais, hotéis, entre outras.

3 comentários:

  1. Este ai tava perfeito pra cidade onde eu nasci. 3500 pessoas e quase 20% da populacao da cidade. Em termos percentuais, tem mais gente la do que no Maracana lotado, onde cabem pouco mais de 1% da populacao fluminense.

    Pedro

    ResponderExcluir
  2. Legal seu blog, interessante esses estádios infláveis. Poderiam adotar para a Copa 2014 pelo menos não gastariam uma fortuna nas construções de novos (rs). Em tempo - ....vou a Atibaia, bairro Maracanã e como a administração não tem planejamento. Passa um riachinho por lá e já estão construindo quase dentro do regato. Uma pena! (Av. Onze- Maracanã). Apesar de não ser da área e tão pouco ter estudado arquitetura, gosto muito do assunto, principalmente de antigas construções. Abraços.

    ResponderExcluir
  3. É legal. As vezes há soluções mais viáveis, mais saudáveis e não se tira mérito por isso. Contanto que a manutenção seja boa, não há porque desconsiderar esse tipo de alternativa.

    Aqui em atibaia, principalmente em bairros periféricos, temos mesmo muitos problemas de saneamento, limpeza e iluminação... sem contar na falta de infra-estrutura... acaba mostrando o que temos em geral nas nossas cidades...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...