Livraria Cultura

23.8.09

Volcano Stadium



Para dar uma quebrada nos assuntos mais polêmicos (na minha opinão) e dar uma mostrada no que temos pelo mundo, coloco aqui algumas fotos do Volcano Stadium, do Chivas Guadalajara, um estádio único, mostrando o que eu acho que realmente é importante, ser único - além, claro, de propor um estádio adequado à sua função principal: o futebol.

Projetado por Jean-Marie Massaud, arquiteto francês, o estádio tem uma implantação única. Externamente, vemos somente a cobertura do estádio sobre um acabamento externo que se assemelha a um vulcão, e as entradas, claro. Guadalajara fica localizada entre vales e vulcões, por isso, essa plasticidade adotada para o estádio, cria uma identidade com o local.

Sobre sua inserção, ainda foi mencionado que o gramado interno também serve para atrair famílias fazendo diversas atividades até mesmo picnici e atletas treinando.
Junto ao programa do estádio ainda há espaço para um parque de skateboard, esporte geralmente deixado de lado em vários locais no mundo.


O "estádio dentro do vulcão" tem promessa de ficar pronto em meados de Dezembro deste ano.


Pelo corte que vemos acima, podemos notar que o acesso direto do nível externo para as arquibancadas, permite uma acessibilidade facilitada a deficientes físicos, ponto positivo do projeto.

Como características do estádio temos, também:
A grama artificial, de origem belga, orgulho do Chivas, por ser a mais nova tecnologia em gramas artificiais. A empresa responsável é a Desso D-Vision, a maior no mercado de gramas artificiais.
Arquibancada: Cadeiras de plástico de alta densidade, com design ergonômico (visando o conforto) e sendo fixas e numeradas. Um modelo superior será utilizado em zonas de mais prestígio.
A Comunicação visual, publicidades, etc. serão projetadas no teto, ao invés de em painéis, assim os ambientes, tem espaço para visualização do campo, garantindo iluminação.

Além do projeto, o Chivas comemora o acúmulo de horas de trabalho sem acidentes, pois realizam as obras com um plano de premiação e incentivos a todos os trabalhados que se dedicam a trabalhar com segurança e higiene. Leia mais. Bem legal se tivessemos, finalmente isso para as nossas construções, não só para a Copa, mas para todos.

2 comentários:

  1. Muito legal este estadio do Chivas. Por aqui ja estao comecando a dizer que tem um monte de itens que nao precisa, que pode cortar rampas, que nao precisa de cobertura, gastos modestos, etc. Eu tenho vontade de sugerir pr'os daqui fazerem estadios de madeira.

    Mudando de assunto, Lilian de onde vc arquitetos "arrumam" estas ideias de estadios em vulcao, estadios de bracos abertos (do outro post, de Taiwan) ou de designs unicos como o Allianz Arena? Trata-se de inspiracao ou vc combinam 2 ou 3 projetos diferentes?
    As pessoas "normais" jamais iriam pensar em construir um estadio num vulcao.

    Tem uns estadios que parecem obra de arte. E por falar em obra de arte, li no site da copa que tem umas telas metalicas que combinadas com LED produzem efeitos especiais muito interessantes. O exemplo do carro no estacionamento do aeroporto e lindissimo. Algum dos projetos pra copa preve o uso destas telas?

    Este arquiteto frances esta de parabens. Lindissimo.

    Pedro

    ResponderExcluir
  2. Oi, Pedro.

    É verdade... eu não esperava essas reduções nos projetos!

    Sobre as "inspirações", acho que não é inspiração... é resultado de um estudo do local (geografia, história, cultura, localização). É simplesmente resultado de estudo! Ele gera a forma, e as melhores opções.

    SObre as telas metálicas. Não tenho conhecimento do uso delas nos projetos daqui. Mas pode aparecer. Imagino que muitos dos projetos ainda não tem todos os acabamentos definidos.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...