Livraria Cultura

11.8.09

Facilidades no transporte

Bom, tanto nos estádios quanto no país, a circulação, acessibilidade e bom entendimento dos fluxos são necessários, tanto para a realização dos jogos, quanto para o dia a dia de uma cidade.

O Brasil já teve os ônibus rápidos de Curitiba como referência, no entanto, em outras regiões do país os problemas de transporte em massa são evidentes e são responsáveis por grande parte da população. Até mesmo o transporte em Curitiba, apesar de ser bastante inteligente, já começa a ser pressionado pelo crescimento da cidade e novas exigências.

Inspirado nesse transporte, Bogotá criou o sistema que mais transporta passageiros por dia. Entitulado pelo Planet Green, da Discovery Channel, como "um híbrido entre metrô e ônibus" o sistema está sendo adotado por vários países na américa latina, e se mostra bem mais saudável ao meio ambiente que qualquer outro meio. A solução para nossas cidades não está em corredores de ônibus, ampliações de marginais, construções de pontes e também não é extremamente necessário meios de transportes caríssimos, com tecnologia importada, mas no simples entendimento de nossos fluxos adotando as tecnologias mais convenientes.

Leia a matéria original no site do Planet Green.

2 comentários:

  1. Me perdoe a ignorancia, mas o sistema de Bogota e apenas um corredor de onibus com espaco pra ultrapassagem. Ok, vc paga a passagem antes de entrar no sistema, mas e dai?

    Bogota e menor que Rio ou Sao Paulo. E corredores de onibus com espaco pra ultrapassagem exigem avenidas largas. Se fizerem isto na Reboucas acabou a avenida.
    No parking, no business.

    Eu nao sei qual o problema da maioria das cidades. Mas, em Sao Paulo, um sistema de monotrilho ligando os terminais de onibus da periferia aos do centro (Varginha-Bandeira, por ex.) com paradas apenas em UMA ou DUAS estacoes do metro ou da CPTM ja aduria muito.

    No caso do metro, linha azul, e notorio que algumas estacoes tem pouquissimo movimento e outras tem muita gente. Como esqueceram de fazer uma linha expressa o pessoal fica muito tempo dentro do trem como "sardinha". Poderia ser muito mais rapido e eficiente se houvesse uma linha expressa.

    Corredor de onibus numa cidade media OK. Numa cidade de mais de 2 milhoes acho que tem que ser apenas um complemento ao metro. Se bem que eu prefiro os TRAMs da Alston aos "sanfornas" e "martoes".

    Pedro

    ResponderExcluir
  2. Não concordo com isso de "no parking, no bussiness"... temos até demais. Também não concordo muito com isso de poucas paradas. Funcina para trem bala, mas não para ônibus, é desperdício de percurso. É interessante ter linhas expressas, mas não todos, é essencial ter, além do metrô, que é deficiente ainda (e assim permanecerá por um bom tempo, pois nenhum plano se mostra eficiente), outros tipos de transporte que acessem vários pontos.
    Ainda sou fã de bondes e trams

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...