Livraria Cultura

17.11.11

Queremos uma Copa 'verde' em um Brasil cinza? O caso Belo Monte

Muito foi discutido e especulado sobre como tornar a Copa 2014 em um evento verde. Não só pelo evento em si, mas para o Brasil aproveitar a Copa para melhorar a imagem e emplacar de vez como país referência em sustentabilidade perante o mundo. 

Aos poucos, todo esse entusiasmo e dedicação parece estar diminuindo. Pouco se fala nas novas idéias e projetos saindo do papel para que esse evento realmente seja visto dessa forma e para que possamos melhorar nossa imagem, melhorando o turismo e os negócios. No entanto, queremos montar uma imagem ou queremos realmente mudar? 

Por mais que se discuta o tema, o governo continua tomando decisões estúpidas e contra o investimento sustentável, o planejamento ambiental e na reversão dos nossos problemas. Quais as melhorias de saneamento básico que vemos? O que significam as mudanças no código ambiental? E os gastos inexplicáveis e extraordinários com a tal divisão do Pará onde só o Pará vota e onde todos os brasileiros pagam? 

Mais grave ainda é a construção da usina de Belo Monte, que, desde ontem, ganhou imenso espaço na mídia social e internet graças ao vídeo e petição elaborada não só por globais, como muitos vêem, mas por cidadãos brasileiros. Faltou a Gisele Bündchen que tanto defende o projeto "Y ikatu xingu" que tem o intuito de proteger as nascentes e matas ribeirinhas do Rio do Xingu. Foi até nomeada embaixadora pela ONU, por esse motivo.

Ontem, às 21:00 foi lançado o livro e o movimento "A gota D'água" e o site para a assinatura da petição a ser enviada para a presidenta. Não acredito na idéia de que não adianta fazer nada pois não vai mudar. Se muita gente se manifestar, é praticamente uma revolução. Não custa nada, é rápido, é digno. É a sua moral e sua humanidade em cheque.


Visite o site do movimento e ou consulte o twitter ou facebook. E, se você acreditar, assine a petição aqui. (infelizmente, o site está meio congestionado basta atualizar algumas vezes que uma hora funciona e dá pra assinar)

Já vi gente reclamando que os globais poderiam fazer uma campanha contra a corrupção, como se fosse uma causa maior. Ambos são graves, não sei qual é pior, mas os danos à natureza são muito mais difíceis de reverter. Além disso, não deixa de ser um tapa na cara dos corruptos, afinal, em um dos vídeos disponíveis no site do movimento, há a acusação ao presidente do IBAMA, que assina a autorização a esse projeto sem escrúpulos. 

"O que faz de um homem, um homem, se não faz do mundo um lugar melhor" 
autor desconhecido, mas mostra entalhado em uma madeira no filme " A cruzada". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...