Livraria Cultura

25.11.11

Arq Futuro: Masterclass Lelé e Herzog (resumo) + Allianz Arena

Felizmente, pude ver um enorme público universitário na Masterclass realizada pelo Arq futuro, o que indica grande interesse em arquitetura de qualidade. O evento foi realizado no belíssimo auditório do Ibirapuera. No entanto, infelizmente, por esse motivo, as palestras foram mais direcionadas a estes estudantes, o que é bom. No entanto, o mediador do evento selecionou somente perguntas de estudantes, e, por incrível que pareça, mal leu as perguntas disponíveis e selecionou aleatoriamente perguntas que não tinham nada a ver com as palestras, muito menos mostravam conhecimento sobre as obras dos arquitetos em questão. 

Teve até mesmo pergunta-pérola e direcionada a Lelé: "Porque você não usa telhados verdes para refrescar os ambientes?". Para quem não conhece a arquitetura de Lelé (e, principalmente, para quem não prestou atenção em sua apresentação no dia), ela se resume (desculpem-me por resumir uma arquitetura tão complexa) em uma arquitetura que privilegia coberturas que maximizem a ventilação natural, através dos fluxos de ventos, diminuindo a necessidade de ar-condicionado. Isso diminui a contaminação hospitalar (no qual Lelé se destacou muito), e reduz consumos. Além disso com seus telhados, executados e elaborados com primor, a iluminação natural é aproveitada. Também dá destaque à mobilidade e acessibilidade à todos os ambientes. Portanto, qualquer pessoa com um mínimo de conhecimento, sabe que a sua arquitetura é muito melhor que meros telhados verdes, que somente refrescam o ambiente e é nítido, imagino que seja nítdo, que com sheds (abaixo) seja impossível usar os telhados verdes ao mesmo tempo, ou estúpido trocá-los por telhados verdes. Acho que todas as dúvidas devem ser esclarecidas, mas desde que a pergunta tenha sido feita com o mínimo de atenção. A pergunta desmereceu o trabalho do arquiteto e a apresentação também.



Como o tempo era o futuro e a arquitetura, e a menção da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos tinha sido feita no site oficial e nas chamadas para o evento através dos vídeos, imaginei que o assunto  fosse tocado durante a palestra, principalmente porque Jaques Herzog já fez estádios para ambos os eventos: Allianz Arena para a Copa de 2006, na Alemenha, e o Ninho do Pássaro, em Beijing, na China para as Olimpíadas de 2008. No entanto, isso não aconteceu.

A palestra foi mais sobre como se tornar profissional, em estudar e se preparar constantemente, mesmo depois de formado. A grande ênfase que Lelé deu foi sobre a universidade incentivar, de fato, o profissionalismo do arquiteto, que deve ser generalista, sem se especificar e que deve conhecer muito a produção industrial. Foram palestras muito boas, mas completamente fora do que eu esperava.

Faltou mais espaço para Herzog, quase todas as perguntas escolhidas foram feitas para Lelé, perdendo uma grande oportunidade, já que o Lelé conhecemos melhor, poderiam ser feitas perguntas para ambos e não somente ao Lelé.

A frase do dia, no entanto, foi de Herzog - na minha opinião:

"A arqutietura tem que criar surpresas, momentos únicos."

Isso se traduz até mesmo na arquitetura de Herzog e De Meuron, como eu já mostrei. aqui pelo blog Seus estádios tem espaços únicos, que tornam os restaurantes, as coberturas, etc, em espaços que o público querem visitar, criam essa identidade do projeto, que se reverte em marcos arquitetônicos que fomentam o turismo. Abaixo algumas fotos do bar-lounge-cafe do allianz arena onde o teto é memorável e onde a fachada participa muito do ambiente interno:

 Acima, foto do site oficial do Allianz Arena
 Acima e abaixo, fotos do flickr de N/K/

  Acima, foto do flickr de daveybot - mostrando o teto* do ambiente
 Acima, foto do flickr de N/K/

Esse assunto já foi tocado no seguinte post deste blog:

Para o próximo Arq Futuro, programado para o primeiro semestre de 2012, espero somente que escolham um mediador das perguntas mais preparado e com mais bom senso.

*O background deste blog é o acabamento do teto deste restaurante do Allianz Arena

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...